A importância do CRM de vendas

O CRM (customer relationship management ou gestão de relacionamento com o cliente) é um software que fortalece as ações de marketing e torna o processo de vendas mais eficiente. Esse tipo de plataforma reúne todas as informações relacionadas aos prospects (potencial cliente que demonstra interesse em um produto ou serviço) e aos próprios clientes, como seus contatos e todas as interações feitas por eles com a empresa e os conteúdos acessados. Com esses dados fornecidos em tempo real, o CRM ajuda a identificar o momento certo de fazer uma oferta baseada nos comportamentos do usuário e demais ações de marketing.

Vantagens do CRM de vendas

Marketing eficiente

Armazenar os dados em planilhas, analisar e depois iniciar uma ação de marketing gasta tempo e nem sempre alcança o alvo esperado. Com um CRM de vendas é possível acompanhar todos os estágios da jornada do consumidor. Assim, o marketing consegue saber qual é o nível de conhecimento do prospect sobre um determinado produto e direcionar suas campanhas com conteúdo, linguagem e canais assertivos.

Automatização de processos

Automatizar processos de marketing é vantajoso para empresas de todos os tamanhos, mas sobretudo para as pequenas e médias, que possuem quadros de pessoal mais enxutos, os processos automatizados são fundamentais. O CRM de vendas pode ser associado a outras ferramentas que fazem envios de e-mail e postagens programadas nas redes sociais. O monitoramento dos interesses dos prospects feito pelo CRM torna possível, por exemplo, já enviar um e-mail ou exibir um anúncio para estimular o consumidor a avançar mais uma etapa rumo à conversão.

Foco no cliente

Hoje, os clientes buscam algo além de produtos e serviços. Eles procuram experiências inovadoras, qualidade e ofertas que realmente agregam algum valor ao seu dia a dia. O CRM de vendas é uma ferramenta poderosa para traçar esse perfil do cliente e dar uma série de pistas sobre o que ele busca e quais podem ser suas reais necessidades. Quanto mais diversificados forem os canais de comunicação com os clientes, mais informações serão geradas e mais eficientes serão as campanhas de marketing.

Qual CRM escolher?

Há diversos serviços de CRM de vendas disponíveis atualmente que atendem as necessidades de pequenas, médias e grandes empresas. As plataformas mais conhecidas são a Pipedrive, o Hubspot e o Salesforce. O Hubspot oferece o serviço gratuitamente. Já o Pipedrive e o Salesforce fornecem um período de testes de graça. Além destes três sistemas mais conhecidos, existem muitos outros com variadas faixas de valores e de benefícios, como o brasileiro Moskit. O importante é assistir aos vídeos de apresentação, verificar os diferenciais de cada uma delas e utilizar o CRM que mais se enquadra às demandas da sua empresa.

Por todas as vantagens que oferecem, os softwares de CRM são ferramentas fundamentais para desenvolver as estratégias de marketing, de vendas e de relacionamento com os clientes. Não basta apenas ter dados, é preciso que eles trabalhem a favor da empresa.   

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