A nova realidade das empreendedoras digitais

As empreendedoras digitais estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Muitas mulheres, principalmente após se tornarem mães, começam a empreender em um negócio online, o que se torna uma alternativa para elas seguirem trabalhando. Quando o assunto é empoderamento feminino, o mercado de trabalho é um dos espaços de inclusão importante para o crescimento das mulheres. Infelizmente, o gênero ainda é uma barreira para a mulher na disputa por uma vaga, na igualdade de salários e de oportunidades, mas há soluções que podem ser implementadas para quebrar essas barreiras e promover a realização pessoal e profissional.

Vantagens em ser uma empreendedora digital

Uma das principais vantagens em se tornar uma empreendedora digital é a flexibilidade de horário e de local de trabalho. Mulheres que trabalham e cuidam dos filhos podem trabalhar no home office (em casa) nos horários que melhor se adaptem à sua rotina, em vez de cumprir expediente em uma empresa.

Ferramentas para empreendedorismo digital

Jimena Tomás, gerente de marketing do Google Brasil, observa que de três a cada dez negócios de mulheres são a única fonte de renda da família. Para quem não tem condições de investir em um site para venda de produtos ou serviços online, há algumas plataformas gratuitas que oferecem um bom suporte para dar o primeiro passo. O Google Meu Negócio é uma delas. Com ela, é possível cadastrar o nome da empresa, telefone, horário de atendimento e localização. Muitas perguntas e comentários são feitos na própria plataforma, o que garante maior agilidade.

Outra vantagem da plataforma é permitir a criação de um site de forma totalmente gratuita. Hoje, é possível oferecer pela internet uma gama de produtos, como artesanato, comida, decorações, etc, além de serviços em domicílio. Marido de aluguel, reforço escolar, aulas de idiomas, enfim, há diversas opções.

Se a mulher tem uma habilidade em fazer um produto diferenciado, pode também lançar um canal no YouTube, com dicas e orientações. O ganho de audiência pode ser um bom caminho para divulgar seu canal de vendas e conquistar mais clientes. Jimena reforça que o Google disponibiliza diversos recursos para fomentar o empreendedorismo digital.  

Conselho para as empreendedoras digitais

Jimena Tomás sempre orienta as mulheres a vencerem o medo e se arriscarem. Segundo ela, muitas mulheres que sonham em ter o próprio negócio buscam a perfeição antes de se lançarem no mercado. A internet é um campo com diversas possibilidades, portanto, a linguagem e a forma de se fazer uma divulgação devem ser testadas o tempo todo. Se um produto começar a ter mais repercussão, o investimento deve continuar. É possível desenvolvê-lo ainda mais, aprimorar a divulgação e fazer a empresa crescer.

Outra orientação importante é nunca deixar a capacitação de lado. As ferramentas digitais estão em constante atualização e sempre surge um canal novo com potencial de vendas. Palestras e workshops além de promoverem capacitação, são ótimas oportunidades para fazer networking e trocar ideias. Há também diversos cursos online gratuitos e de baixo custo que podem trazer diferenciais tanto para desenvolver produtos e serviços quanto criar estratégias de marketing para vendas.

Comentários

Comentários

Rastreou de seu site.

Deixe um comentário

Você deve ser logado para publicar um comentário.