Aplique mobile marketing em suas estratégias e se destaque no mercado

Não importa a direção, para qualquer canto que olhemos, sempre tem alguém com um celular na mão. É uma das marcas dos tempos que vivemos. Com o desenvolvimento da era digital e das tecnologias, os dispositivos móveis (smartphones, tablets etc.) proliferam-se sem freio. Portanto, nada melhor que criar estratégias voltadas ao universo desses aparelhos móveis – ou seja, mobile marketing!

Neste artigo, veremos:

  • O que é mobile marketing?
  • Quais são as vantagens?
  • Como aplicar essa estratégia?
  • Boas práticas

O que é mobile marketing?

Os dispositivos móveis têm toda uma forma de interação específica, marcada pela praticidade do “tudo na palma da mão”. A empresa que pretende investir nessa direção deve ajustar sua abordagem a esse contexto. Quando isso ocorre, a estratégia é chamada de mobile marketing. Em rápidas palavras, trata-se de uma campanha digital voltada a esses aparelhos.

Quais são as vantagens?

Se levarmos em conta que há um expressivo (e crescente) número de usuários de internet em smartphones, o mobile marketing é uma excelente alternativa. Investir em campanhas assim leva produtos, serviços e conceitos diretamente ao ambiente em que boa parte das atenções está voltada. Só por isso já temos uma ferramenta poderosa de destaque no mercado.

Vale listar alguns aspectos mais:

  • As compras on-line têm crescido bastante, e as projeções são de que continuem assim;
  • É possível segmentar anúncios, de modo a otimizar e qualificar os negócios realizados;
  •  Dispositivos móveis possibilitam contato ágil e direto com o consumidor (seja por mensagens de SMS, por meio de aplicativos ou até e-mail).

Como aplicar essa estratégia?

Há variados recursos com os quais podemos aplicar o mobile marketing:

QR Code

Essa tecnologia está com tudo, atualmente. Uma grande parte de produtos e serviços oferece QR Code. O recurso agiliza, e muito, a vida do usurário e, com isso, permite resultados excelentes às empresas. Uma boa estratégia certamente inclui essa ferramenta, que pode ser inserida tanto em materiais impressos quanto nos digitais (telas de computadores e aparelhos de TV).

SMS

Mensagens de texto por SMS ainda têm um grande efeito. Ajudam a manter o relacionamento com o cliente por meio de informações como vencimentos de fatura, status de pedidos, novidades, etc. Tudo feito com a devida autorização do usuário. A taxa de abertura de SMS continua alta, portanto, não despreze esse canal de comunicação.

Bluetooth

Ações que usam Bluetooth também são conhecidas como marketing de proximidade. Com essa tecnologia, as empresas conseguem estabelecer um contato semelhante ao do SMS, só que mais aprimorado. Por exemplo, é possível enviar lista de produtos ou cardápio para os clientes cadastrados. Os arquivos podem ser imagens, áudio ou vídeo. Além do quê, a estratégia é gratuita. O porém está no fato de nem todos deixarem habilitada a funcionalidade do Bluetooth no celular.

Redes sociais

Quando se pensa em dispositivos móveis é quase instantâneo pensar em redes sociais. Isso não acontece por acaso. A força e a presença das redes sociais têm um peso importante na vida das pessoas. Uma estratégia inteligente engloba esses sites/aplicativos, e o mobile marketing é uma de suas melhores ferramentas.

Páginas responsivas

Por fim, e não menos importante, as empresas devem desenvolver seus sites de maneira responsiva, ou seja, considerando todos os dispositivos existentes. Ou seja, suas páginas precisam ser preparadas para uma visualização correta, também, em smartphones e tablets. Além de agradar ao cliente, você pode favorecer um posicionamento melhor nos resultados de buscadores como o Google.

Boas práticas

Com tantas possibilidades à disposição do mobile marketing, é bom tomar certos cuidados. O tom do discurso e a abordagem devem se adequar ao público, mas jamais perder a medida do bom senso. Em outras palavras, não seja inconveniente, intrusivo e chato. A experiência do cliente deve ser a melhor possível.

Pensando na experiência, evite elaborar sua estratégia de qualquer jeito, na pressa. Estude bem o mercado e o perfil da persona, para assim estruturar ações realmente eficientes – isso também inclui agir com honestidade e oferecendo benefícios. É como num jogo de sedução constante.

Agora que você viu o que é e como funciona o mobile marketing, está na hora de aplicá-lo nas ações de seu negócio. Entre em contato com o time da Monolito, que explicamos como multiplicar suas conversões usando essa estratégia.

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