Backlinks: O que são e como podem ajudar a rankear no Google

Backlinks o que são e como podem ajudar a rankear no Google

Você se lembra há alguns anos em que os sites eram acessados por links diretos de forma primária? Hoje os backlinks ganharam outra importância dentro da otimização de conteúdo nos motores de busca. Backlink não vem do seu artigo apontando à outra página, mas sim um link que é posicionado de forma estratégica para chegar até sua página e vem de fora do seu site, quando alguém o indica.
Agora que você entendeu o que é esta estratégia, vamos explicar o porquê deve aderir aos backlinks.

Por que Montar uma Estratégia de BackLinks?

Como foi dito, os Backlinks são links de referência ao seu site e tem algumas vantagens que poderá ganhar ao fazer parcerias com outros criadores.

  • Você terá aquisição de tráfego de referência, (Referral), em que o leitor chegará ao seu site por meio de outros sites;
  • Haverá um fortalecimento da Marca, (Brand Awareness), em que sua marca ganhará autoridade por estarem em outros sites;
  • Construção de relacionamento e parceria.

Além disso, esta estratégia fará com que seu conteúdo fique melhor ranqueado nos buscadores como o Google. Mas não é só isso. Imagine que o blog que abriga seu site tem milhares de visitas ao mês. As chances de entrarem em seu site por autoridade é maior.

Quais São Os Tipos de Backlinks?

Vamos explicar para você os 2 principais tipos de Backlinks:

  • Follow;
  • Nofollow.

A diferença destes tipos é que os bots dos buscadores poderão seguir ou não o link, por isso follow e nofollow. Ele será seguido quando este link tiver autoridade, mas quando não houver o atributo de follow, os robôs não os seguirão. Mas é importante dizer que ambos são muito necessários.

Como começar uma estratégia de Backlinks?

Agora que já sabe o que são backlinks, os tipos e por que usar esta estratégia, mostraremos como começar a programar suas parcerias.

  • Objetivos: ao criar o seu site, precisa entender o intuito de formar parcerias com backlinks. Talvez queira fortalecer sua marca e domínio, ranquear páginas específicas e/ou trazer tráfego e visibilidade.
  • Identificar diferenciais: Você pode ter um ótimo conteúdo, pesquisas recentes sobre os assuntos que você e seu parceiro tratam, troca de serviços e ferramentas e a autoridade de seu site como uma isca.
  • Parceiros: Precisará de bons parceiros e que tenham a ver com seu nicho.

Quais são as principais ferramentas de backlinks?

Se chegou até aqui, provavelmente precisará de ferramentas para trabalhar com Backlinks. Veja abaixo algumas delas:

  • Ahrefs: esta é uma ferramenta completa de backlinks em que a base de dados é imensa. Além disso, a Ahrefs poderá avaliar seus backlinks, notificar links perdidos e muito mais.
  • SEMrush: esta ferramenta se destaca pela análise de concorrência, melhorias de seu e pesquisas de palavra-chave.

Esperamos que tenha entendido tudo até aqui. Tenha objetivos, entenda seus diferenciais, faça boas parcerias, fortaleça sua marca e use boas ferramentas de backlinks.

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