Chamada para ação (CTA) para feiras e eventos

Chamada para Ação para feiras e eventos

Chamada para ação, cuja sigla CTA vem do inglês (call-to-action), é a aplicação de termos que levam o leitor/visitante a tomar uma ação. Por exemplo, aqueles botões de “assine”, “compre”, “saiba mais”, “baixe nosso e-book” que encontramos em diversos sites.

Ou seja, é a chave de uma estratégia de marketing para gerar a conversão tão desejada. Assim sendo, também faz parte dos planos da empresa que deseja participar de eventos. Afinal de contas, o objetivo é justamente conquistar clientes. É com esse recurso que você efetivará a venda de produtos e serviços ou coletará dados de leads.

O que abordaremos aqui:

• Chamada para ação e pandemia

• Eventos presenciais

• Eventos online

• Pós-evento

• Erros comuns

• Podemos te ajudar

Chamada para ação e pandemia

Desde que a pandemia começou, os negócios pela internet aumentaram consideravelmente. Tornaram-se a saída viável para manter as companhias em atividade. Da mesma maneira, diversos eventos migraram para o formato online. As CTAs, assim, incorporaram novas funções e expandiram sua relevância.

Mas como elaborar uma chamada para ação infalível? Neste artigo você aprenderá os principais pontos para vender bem seu negócio – seja no ambiente presencial, seja online. Continue a leitura.

Eventos presenciais

Ações pré-evento

Crie uma lista de potenciais clientes antes do evento. Os contatos podem ser obtidos por meio de promoções no site, redes sociais. Enfim, ofereça alguma vantagem ao cliente em troca de cadastro.

Na era digital, enviar uma carta pelo correio parece absurdo? Negativo! Saiba que enviar um convite personalizado ao endereço do cliente para uma demonstração ou com a oferta de uma vantagem exclusiva durante o evento pode valer muito a pena.

Assim sendo, é fundamental investir em e-mails, convites ou quaisquer formas de contato pré-evento de modo a persuadir o potencial cliente. As opções variam conforme sua intenção. Ou seja, você pode pedir que ele realize inscrições ou visite seu estande no evento. Seja explícito.

No estande

A CTA deve estar presente em sua estratégia como um todo, e não somente nos meios digitais. Então, inclua-a em materiais impressos, como banners ou publicidade em folders, revistas e jornais. Do mesmo modo, é importante que a equipe de colaboradores do estande seja treinada com a finalidade de realizar a chamada para ação durante o contato com o público.

Eventos online

Apresentações, festivais, congressos, seminários, aulas… Há inúmeras maneiras já consagradas de realizar eventos pela internet. Sobretudo, note as diversas oportunidades de aplicar chamada para ação.

A pandemia e os protocolos de segurança consolidaram novas demandas no mercado. Muitos ainda não compreenderam exatamente como se dar bem nessa fatia. Portanto, vamos te ajudar a entender como tirar o melhor proveito disso tudo.

Noções básicas

Antes de tudo, a estratégia deve estar muito bem definida. Ao mesmo tempo, identifique o estágio do funil e o tipo de visitante (persona) aos quais sua chamada para ação se destinará.

Tenha clareza para determinar os objetivos e não se esqueça de testar até encontrar o jeito que funcione melhor. O importante é que os verbos que utilizar estejam no imperativo, de modo a estimular o cliente a agir.

Costuma-se posicionar as CTAs em artigos ou landing pages. Estas são as ocorrências mais frequentes, apesar de ser viável em qualquer parte do site (desde que faça sentido em sua estratégia).

Formatos

Cada caso exige uma abordagem específica, então, sua chamada para ação ocorrerá conforme o mais adequado. Veja quais são os formatos mais usados:

• Botão

• Link (texto)

• Imagem em post

• Banner na barra lateral (sidebar)

Estude o melhor texto, a arte gráfica mais eficiente e chamativa, o posicionamento em seu site, as postagens em redes sociais. Em seguida, analise se os resultados estão saindo como o esperado. Caso contrário, teste outras chamadas para ação (modificações são parte do jogo).

CTA eficaz

Evento sem público, mesmo que online, é tudo o que não se quer. Por isso, a divulgação tem que ser sedutora. Há recursos excelentes para dar uma força no propósito. Estamos falando dos gatilhos mentais, ou seja, estímulos externos que causam reações nas pessoas. Embora eles também sirvam para a divulgação de eventos presenciais, o meio digital permite um engajamento ainda mais instantâneo.

Listamos cinco gatilhos ótimos para a fase de divulgação e para conquistar inscrições.

Antecipação

Gatilho bastante indicado para promoção, uma vez que desperta interesse. Exemplo: “Vem aí o maior seminário online sobre marketing digital”.

Senso de urgência

Quem nunca se sentiu pressionado ao se deparar com uma possibilidade imperdível que exige agilidade, já que o prazo é curto? Funciona muito bem. Para seu evento, isso seria algo como: “Sua chance de dar um upgrade profissional acaba amanhã” ou “faltam poucas horas para o fim das inscrições”.

Escassez

Já pensou em perder algo por bobeira? Esse gatilho é semelhante ao da urgência, portanto, um ótimo meio de atrair público. Ou seja, você consegue inscritos por meio de mensagens como: “Corra! As vagas são limitadas” ou “restam poucas vagas”.

Reciprocidade

O gatilho da reciprocidade é um dos mais manjados e, acima de tudo, eficientes. É aquele em que você pede algo e, em troca, dá um brinde ou faz um agrado irresistível. Exemplos para seu evento: “Faça sua inscrição até amanhã e receba um kit exclusivo” ou “os 20 primeiros inscritos não pagam nada”.

Prova social

Muitas decisões são tomadas por conta de algo que dê credibilidade ou segurança. Em outras palavras, saber que pessoas já experimentaram um produto e gostaram ajuda a convencer novos interessados. No caso de eventos, poderia ser “mais de 50 mil pessoas já participaram”, bem como “faça como 50 mil profissionais e participe!”.

Pós-evento

Os trabalhos não terminam depois da realização do evento. Afinal, fidelizar clientes é um dos pilares de uma estratégia e um desafio constante. Assim sendo, você pode criar chamadas para:

• pesquisa de satisfação;

• sugestões dos participantes;

• assinatura de newsletter;

• venda de conteúdo, produtos ou serviços;

• inscrições ou reservas para próximos eventos.

Essas ações posteriores servem para mostrar ao participante que a experiência realmente vale a pena, mas sobretudo para aproveitar o engajamento gerado durante o evento e levar o cliente a tomar a ação desejada como comprar, se inscrever, indicar, dentre tantas outras.

Erros comuns

Os erros a seguir são vistos com regularidade. Portanto, fique atento para evitá-los.

Ineficiência

Os resultados de sua chamada para ação não estão agradando, então, não desanime! Antes que isso aconteça, teste alternativas até encontrar a que realmente corresponda as suas expectativas. Não se preocupe em fazer modificações.

Etapa do funil

Cada etapa do funil de vendas exige conteúdo específico. Portanto, preste atenção para não aplicar uma CTA de fundo de funil no topo, por exemplo.

Pouco visível

A landing page é feita única e exclusivamente para a conversão. Quem reina ali é a CTA. Então, tome cuidado para não tirar o destaque dela em meio a outras informações – aliás, insira o mínimo de informações numa landing page.

Não funciona

Em primeiro lugar, testar é palavra de ordem no marketing digital. Então, teste sempre suas CTAs e veja se a linkagem está funcionando.

Podemos te ajudar

Vai participar de um evento presencial ou online e não sabe por onde começar a organização? Entre em contato com a Monolito e receba todas as orientações para planejar a presença de sua empresa com eficácia e resultados.

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O que é Call to Action e porque você tem que utilizar o CTA
1 ano atrás

[…] Call to Action (CTA) é uma ferramenta de marketing que busca incentivar o público-alvo a realizar uma determinada […]