Co-marketing encurta o caminho para o sucesso de seu negócio

Co-marketing encurta o caminho para o sucesso de seu negócio

Quando duas companhias resolvem trabalhar em parceria, percebem que podem chegar mais longe com os resultados com custos reduzidos para cada. Não se trata de milagre. Isso é a essência por trás do co-marketing. 

Neste post, tratamos do seguinte: 

  • O que é co-marketing? 
  • Co-marketing x co-branding 
  • Inúmeras vantagens 
  • Acerte com a estratégia 
  • Materiais que podem ser produzidos 

O que é co-marketing? 

Quando duas empresas se juntam para desenvolver um produto e a estratégia de promoção para o mesmo público, praticam o co-marketing. Por exemplo, uma marca de óculos de sol une forças com uma rede de óticas para lançar uma nova linha, com ações na internet, rádio e TV. 

Co-marketing x co-branding 

Dois conceitos que, embora dividam semelhanças, são diferentes. Co-marketing é uma ação conjunta, do início ao fim, cujas conquistas resultam das ações da unidade formada pelas marcas envolvidas. Ou seja, valem na mesma medida para todas. 
Já no co-branding, ainda que companhias se juntem, as conquistas têm reflexos específicos para cada envolvida. É uma colaboração que serve para ressaltar as qualidades das marcas. Uma ajuda a alavancar a outra. 
Uma referência boa dessa estratégia foi a linha Rock In Rio do modelo Fox, carro da Volkswagen. Uma ação de co-branding entre a montadora e o mundialmente conhecido festival brasileiro de música. 

Inúmeras vantagens 

Além de selar relações amigáveis no mercado, seus negócios têm inúmeros e tentadores benefícios com o co-marketing. Veja alguns deles: 

Alcance potencializado 

Investir esforços em uma campanha incrível significa colher resultados igualmente incríveis. Agora, quando se trabalha em parceria, você ganha um reforço extra. Isso significa ampliar o número de pessoas para as quais estará se direcionando. Como? Oras, aproveitando o público de seus parceiros. 

Redução de custos 

Além de contar com um público maior, você gasta menos com as ações. O projeto funciona como uma unidade, logo, conquistas e gastos são divididos entre todas as marcas envolvidas. Nada mau, hein? Ainda mais se o orçamento é limitado. 

Redução de trabalho 

Antes que você dê um pulo de alegria, vamos explicar. Não é que no co-marketing sua folga ganha vez. Todos dão duro, só que a carga de trabalho é proporcional, repartida entre os envolvidos. Há exceções, lógico, mas em geral é assim que funciona. 

Autoridade 

“Diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és”. Você provavelmente conhece esse ditado popular. E é mais ou menos esse o espírito deste benefício. Quando unimos forças com outras empresas acabamos ganhando moral – ainda mais se elas já são referências. Estabelecer parcerias com grandes nomes acarreta em credibilidade e respeito. 

Acerte com a estratégia 

Para que seus planos ganhem vida de forma bem-sucedida, é preciso observar alguns pontos. O primeiro deles é saber escolher a parceria ideal. Essa é a chave para que o resto funcione. 

Aqui cabe uma dica: não vá atrás de concorrentes diretos ou de marcas que trabalhem com o mesmo produto/serviço que a sua. A escolha de um parceiro deve levar em conta aspectos como: 

  • ter produto/serviço que complemente o seu; 
  • ser uma empresa referência de mercado; 
  • o público-alvo deve ser o mesmo que o seu. 

Depois de definida a parceria para a empreitada, dedique tempo criando um planejamento detalhado. Ou seja, estruture os objetivos, os materiais a serem trabalhados, o cronograma e a divisão das tarefas de cada um (esta última é bastante importante). Coloque tudo no papel. 
Por fim, avalie os resultados, analisando métricas e KPIs, e faça os ajustes necessários de modo a afiar ainda mais as ações. 

Materiais que podem ser produzidos 

As ações da parceria podem usar de variados materiais. Aqui vão possibilidades: 

Gostou da ideia? Então, que tal pensar em uma estratégia de co-marketing para sua empresa? Podemos te ajudar nisso. Entre em contato conosco.  

Rastreou de seu site.

Deixe um comentário