Como aparecer no Google sem pagar anúncios

Aparecer no Google é fundamental para qualquer tipo de empresa, de qualquer tamanho, seja física ou virtual. É uma das formas mais eficientes dos seus serviços serem encontrados, fornecer informações rápidas, fazer promoções, etc. Para o e-commerce aparecer no Google é ainda mais vital, já que na loja física os clientes passam em frente, olham vitrines. Já a loja online, se não estiver com presença forte na internet perece. Quando o usuário procura diretamente pelo nome da empresa, é claro que ela vai aparecer na primeira posição do Google. Porém, se sua loja vende comida para animais e na busca for usado esse termo irão aparecer muitas outras lojas, mas as que serão beneficiadas mesmo são as empresas que aparecem nos primeiros resultados. Há formas de aparecer bem posicionado no Google sem pagar anúncios?

Como aparecer no Google nas primeiras posições?

O primeiro passo para sua empresa começar a se destacar no Google é entender o que o mecanismo da busca leva em conta. Confira alguns critérios:

SEO

O SEO, sigla para search engine optimization, é uma das ferramentas mais importantes. É preciso identificar quais são as palavras-chave mais utilizadas pelos usuários e incluir nos textos para que o Google faça a ponte entre o que as empresas oferecem e a necessidade de seus usuários.

Conteúdo relevante

Fazer um texto enorme enchendo de palavras-chave de forma esparsa e desorganizada não é o caminho para aparecer no Google sem pagar. É preciso oferecer conteúdos relevantes, informações úteis que agregam valor para os usuários. Por isso, muitos sites de e-commerce também utilizam blogs para gerar conteúdo, atrair mais público e galgar posições no Google.

Invista em autoridade

Há sites que com o passar o tempo se tornam referência para um determinado assunto. Eles passam a ser citados por outros sites e ganham links externos. Esses sites têm uma boa page authority, ou seja, autoridade da página. Geralmente esses sites criam conteúdos originais e confiáveis. A autoridade de página não se constrói da noite para o dia, mas é algo que vale a pena investir para obter resultados futuros.

Velocidade de carregamento

Para o Google, o tempo de carregamento de uma página é muito relevante. Imagens e vídeos pesados e códigos desnecessários causam lentidão no carregamento, que pode espantar os usuários e perder pontos com os algoritmos do Google

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio tem ganhado o apelido de primeiro site da sua empresa. Ao se cadastrar neste serviço, é possível fazer uma apresentação do seu negócio, informar horário de funcionamento, telefone, site, localização, publicar fotos, se comunicar com os clientes por meio de perguntas e respostas, receber avaliações sobre a qualidade dos serviços, entre outras funcionalidades. Seja para empresas físicas ou virtuais, o Google Meu Negócio é uma ótima ferramenta para ganhar visibilidade na internet. 

Dica Bônus: Instale um certificado SSL

Desde 2018, sites com certificado digital SSL, que é um recurso de criptografia de dados que ativa o protocolo HTTPS do site (ao invés do HTTP), são beneficiados nas pesquisas do Google. Isso para estimular os desenvolvedores e empresas a investirem em segurança, protegendo assim os dados dos usuários. Embora represente um custo anual para manter um certificado SSL sem dores de cabeça, é uma forma de sair na frente de tantos sites que não possuem HTTPS sem muito esforço

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