Como criar artigos técnicos sem dificuldades

Os artigos técnicos podem fazer parte de uma estratégia de marketing de conteúdo para atrair um público segmentado durante a jornada do consumidor. Há pessoas que estão buscando na internet conteúdos aprofundados, com detalhes e explicações mais técnicas. Mas para produzir esse tipo de conteúdo não precisa ser um expert em todos os temas do mundo. Basta utilizar as ferramentas certas para fazer uma pesquisa eficiente e que atenda às expectativas dos usuários. Por isso, ter a persona definida é o primeiro passo para criar esse tipo de conteúdo. Confira os demais:

Pesquisas para artigos técnicos

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Utilize palavras-chave diferentes para chegar a um conteúdo mais diversificado. Encontrou uma página em que o conteúdo não parece relevante? Mesmo assim, não a descarte logo de cara. É preciso primeiro ter segurança sobre as informações coletadas para abrir mão de um determinado conteúdo.

Informações confiáveis

Você precisa escrever um artigo técnico sobre como o algoritmo do Google determina quais são os conteúdos mais relevantes, mas não tem conhecimento sobre o assunto? Verifique na página que está pesquisando se há outros assuntos que você domina e confira se as informações estão corretas. Se tudo bater, a chance de o conteúdo sobre o algoritmo estar correto é grande e você poderá utilizá-lo com segurança.  

Por que os artigos técnicos são importantes?

Os conteúdos técnicos ajudam os clientes a terem mais informações sobre produtos e serviços, oferecem mais referências e podem ter um grande poder de influência no momento de uma compra. Muitas empresas, independente do porte, têm uma parte do site dedicada ao marketing de conteúdo. Uma rede de varejo vende um medidor de pressão e também produz um conteúdo sobre a diferença deste equipamento para um medidor cardíaco, por exemplo. Neste processo, o varejista já esclarece eventuais dúvidas e aumenta a possibilidade de o consumidor já adquirir o monitor de pressão no próprio site.

Conteúdo eficiente

Vários assuntos podem ser abordados para criar um conteúdo eficiente. Um deles é mostrar o modo de funcionamento de um determinado produto. Apresentar a facilidade no uso, diferenciais e funcionalidades pode facilitar a decisão do cliente. Se sua empresa vende um serviço, mostre cases de sucesso de como sua solução teve impacto na vida do cliente. É possível complementar esse conteúdo com imagens, vídeos, entrevistas, enfim, há diversos recursos para facilitar a compreensão do usuário e cumprir a missão de transmitir uma informação com clareza.

Falar ou não falar o nome da empresa?

Se o objetivo do marketing de conteúdo é vender, então em algum momento é preciso falar o nome da empresa? Depende do momento. Conteúdos de topo e meio de funil, em que o consumidor está na fase de conhecimento do produto, podem não representar as melhores oportunidades para fazer uma chamada para a ação. Já no estágio de fundo de final, em que o usuário já passou por toda a jornada e está decidido a fazer a aquisição, apresentar o nome da empresa como uma forma de ajudar este possível cliente, pode ser uma boa estratégia para fazer a conversão e atingir os objetivos com os artigos técnicos.  

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