Como é o comportamento do consumidor e sua relação com as marcas no online?

O que fazia sucesso há cincos anos, hoje, é possível que esteja ultrapassado. O avanço acelerado da tecnologia é uma das grandes características desta era digital — e essa transformação trouxe novos hábitos em nossa sociedade. Sendo assim, caso você não entenda o atual comportamento do consumidor, sua marca corre o risco de desaparecer do mapa.

Basta dar uma olhada nas ruas para verificar quantas pessoas estão acessando a internet por meio dos seus smartphones. Qualquer intervalo se torna um momento propício para checarmos nossas redes sociais, conversar com um amigo, ler uma notícia ou assistir a um vídeo no YouTube.

Quer saber como essa transformação impactou o comportamento do consumidor e como as marcas devem agir em meio a essa nova realidade? Continue lendo e confira!

O que há de diferente no comportamento do consumidor?

Nos dias atuais, não precisamos mais ficar reféns das grades de programação das emissoras de TV ou rádio. Consumimos o conteúdo que quisermos no horário que for mais conveniente. Há diversas fontes de informações e, muitas vezes, não precisamos pagar nada para acessá-las.

Com isso, o consumidor passou a pesquisar mais antes de adquirir um produto ou serviço. Além do preço, ele se informa sobre a mercadoria em blogs especializados e mediante testemunhos de outras pessoas em fóruns, sites ou redes sociais. Até mesmo a reputação da empresa é investigada antes de qualquer ação.

Não é por menos que as companhias estão apostando fortemente em uma estratégia de funil de vendas. A jornada do consumidor ficou mais longa, portanto, você deve acompanhá-lo em cada etapa desse processo para não perder relevância no mercado.

Como o consumidor se relaciona com as marcas no ambiente online?

As redes sociais se tornaram, de longe, os principais canais de comunicação entre as marcas e os consumidores. As ligações estão se tornando cada vez menos comuns. Hoje, podemos tirar nossas dúvidas sobre o produto ou fazer uma reclamação em um único lugar.

No entanto, não basta estar presente nessas mídias digitais, você deve saber utilizá-las. Uma empresa que usa muito bem as redes sociais é a Netflix. Ela entende o comportamento do seu público e conversa com os seguidores de uma maneira bastante informal. Desse modo, a Netflix consegue humanizar a sua marca.

Portanto, fica óbvio que além da comodidade, os consumidores deram preferência à mídia social por ser um canal de comunicação sem grandes burocracias. Você se relaciona com as marcas de forma simples e humanizada, o que não acontecia em ligações e mensagens por e-mail.

Também é extremamente importante não deixar os consumidores sem respostas. Quando as pessoas são mal atendidas ou ignoradas, costumam fazer barulho em seus perfis nas redes sociais ou sites de reclamação — e isso pode se espalhar rapidamente.

O que as marcas devem fazer para melhorar essa relação?

Já que as mídias digitais fornecem diversos dados sobre seus usuários, não há razões para não usar isso em seu favor. Por meio de ferramentas de análise, você consegue extrair informações importantes do seu público-alvo para utilizá-las em sua estratégia de marketing.

Outra questão que faz bastante diferença na sua relação com os consumidores é apostar em conteúdos de qualidade. As pessoas estão cada vez mais avessas às publicidades invasivas. Logo, o marketing de conteúdo se tornou uma ótima alternativa para conquistar o público e, consequentemente, convertê-los em clientes.

Ser transparente nas relações e agir rapidamente em determinadas situações é indispensável para o sucesso da sua estratégia no ambiente online. O ideal é contar com uma equipe especializada para planejar, executar e monitorar as ações frequentemente — como uma agência de marketing digital.

Como podemos perceber, a mudança no comportamento do consumidor foi significativa após a chegada da era digital. Muitas marcas com nome forte no mercado que não se adaptaram a essa transformação acabaram extintas ou perderam força. Então, para não fazer parte dessa estatística, esteja sempre alinhado às expectativas do público.

Agora que você já entendeu como funciona a relação do consumidor atual com as marcas, leia nosso outro artigo e saiba por que a segmentação de mercado é tão importante!

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