Como fazer uma apresentação profissional não sendo um profissional em apresentações

Fazer uma apresentação profissional, empolgante e que transmita a mensagem desejada é possível para todos, até para os mais introvertidos. O segredo é fazer um bom planejamento do conteúdo, ter foco na mensagem e, principalmente, treinar bastante. Muitos palestrantes que hoje fazem sucesso não nasceram prontos. Eles foram persistentes, trabalharam suas dificuldades e agora encantam plateias.

Confira algumas dicas para fazer uma apresentação profissional

Audiência

Conhecer o perfil da plateia é o primeiro passo para fazer uma apresentação eficaz. A palestra é para diretores do banco, para funcionários ou clientes? Essa distinção faz toda a diferença. Saber qual é o seu público é fundamental para definir a forma de se comunicar, as informações a serem entregues, se o tom será mais formal ou descontraído e principalmente qual seu objetivo no evento.

Objetivo

Vender um produto? Relatar os resultados da empresa? Motivar a equipe? Toda a apresentação deve ter como referência sempre o objetivo final. Persuadir, inspirar, entreter, informar? Definir onde se quer chegar é um bom ponto de partida para sua jornada. Uma vez que o objetivo esteja definido de forma clara, será a base para todo o conteúdo que virá depois e não se esqueça de definir que ação você espera que sua audiência faça imediatamente após sua apresentação e “comprar” dificilmente é uma opção válida.

Roteiro

Prepare um roteiro para a sua apresentação. O que vai falar no início, como vai desenvolver a ideia e como será o encerramento. Em que momento fará uma determinada interação com o público? Tudo que planeja dizer está dentro do tempo estipulado? Coloque no papel toda a estrutura e sequência para que a apresentação possa fluir da maneira esperada. Porém, lembre-se que o roteiro não deve ser algo engessado. Uma pessoa da plateia fez um comentário que fez lembrar uma boa história que tem relação com o conteúdo? Vá em frente e improvise, mas mantendo sempre o foco na mensagem principal.

Apresentação

A palestra pode contar com imagens para dar suporte ao conteúdo. Slides de PowerPoint e vídeos ajudam a plateia a fixar o que está sendo visto e ouvido. Tenha cuidado com a parte visual deste material. Escreva textos curtos e objetivos, utilize cores com harmonia e que combinem com o assunto em questão. Evite ler os slides. Utilize as informações apenas como pontos de apoio para seguir o roteiro e destacar as informações.

Ensaio

Falar em público te apavora e você começa a suar só de pensar? Comece falando a pequenos grupos. Pode começar em casa com a família, depois faça reuniões com grupos pequenos na empresa e, de forma gradual, vá aumentando o número de pessoas. Mas o ensaio de uma apresentação específica é ainda mais simples. Basta explicar para alguém, em detalhes, o conteúdo que você pretende apresentar. Faça isso algumas vezes e você estará pronto.

Comentários

Comentários

Rastreou de seu site.

Deixe um comentário

Você deve ser logado para publicar um comentário.