Como funciona uma agência digital?

Contar com o trabalho de uma agência digital é fundamental para o seu negócio? A resposta é sim! E a dica serve tanto para empresas de grande porte quanto para as pequenas ou iniciantes. O tempo em que anunciar em uma revista de grande circulação ou em um canal de televisão com grande audiência bastava para alavancar o negócio ficou para trás. Estar no mundo digital hoje é determinante, principalmente para conquistar novos clientes. Em muitos casos, a empresa sabe da importância de ter uma boa estratégia nas mídias digitais, mas uma equipe pequena, orçamento restrito e outras demandas acabam jogando os planos digitais para frente, impedindo a tomada de novas ações. É aí que uma agência digital pode fazer a diferença.

Agências de marketing digital têm por função a responsabilidade de executar ações de divulgação por meio das mídias, dando visibilidade à sua marca e promovendo a interação com seu público.

Por ser uma facilitadora para o sucesso do seu negócio, é primordial fazer uma boa seleção, por isso elencamos alguns passos para você não errar na escolha.

  • Como funciona uma agência digital?
  • Vantagens de uma agência digital.
  • Quais serviços a agência oferece?
  • Qual o nicho de especialização da agência?
  • Qual o ticket médio para a contratação?
  • Qual o prazo do contrato?
  • Qual tamanho a agência tem que ter?
  • A proximidade física importa?

Como funciona uma agência digital

Confira como são os profissionais de uma agência digital e como é o fluxo de trabalho com o cliente:

Profissionais


Uma agência digital conta com pessoas de diversas áreas da comunicação. Neste time geralmente estão publicitários, designers, profissionais de mídias sociais, especialistas em SEO (quem encontra as palavras-chave corretas a serem utilizadas em textos eficientes para páginas de busca, como o Google) e redatores.

Briefing

Este é o ponto de partida no trabalho com a agência digital. Neste momento é feita toda a coleta de informações pela agência para verificar qual é o produto ou serviço a ser vendido, bem como o fortalecimento de uma marca, qual é o público e os objetivos da empresa. A partir destas informações é possível direcionar todas as ações de marketing e comunicação do cliente e fechar uma estratégia.

Execução

Nesta fase é feito o planejamento de todas as ações de marketing e também a definição de qual será a linguagem, conteúdo e os canais a serem utilizados. O conteúdo é produzido e direcionado ao público-alvo dentro dos canais estabelecidos. Vídeos no YouTube e nas redes sociais, sites, blogs, e-mail marketing, enfim, há uma série de possibilidades para executar a estratégia de comunicação e a agência digital pode ser escolhida de acordo com a necessidade do negócio.

Entrega

Chega o momento de colocar o conteúdo na rede, mas apenas divulgar não basta. É preciso coletar toda a repercussão do conteúdo e analisar com profundidade os feedbacks do público para promover melhorias e adaptações. Uma das qualidades de um profissional em marketing digital é analisar as métricas das mídias sociais e de e-mail marketing para avaliar o retorno e alcançar os resultados desejados.

Vantagens de uma agência digital

Esse tipo de agência trabalha exclusivamente com as estratégias e o conteúdo de marketing digital. Isso permite que o departamento de marketing da empresa seja mais enxuto, reduzindo os custos. Ter uma agência acompanhando as tendências e estudando novas linguagens e possibilidades é fundamental para manter sua empresa conectadas ao universo digital e recebendo os resultados das estratégias traçadas.

Mas afinal, como escolher uma agência digital adequada?

Primeiro, conhecer os trabalhos bem-sucedidos da agência, se ela tem e quais são os cases em seu segmento, para que você possa ter um panorama da metodologia da agência.

Depois, saber quais serviços são oferecidos e se ela trabalha de forma generalista ou se é especializada em algum segmento.

E finalmente, localização, prática de preços e prazos são itens igualmente importantes para fazer a escolha certa.

Quais serviços a agência oferece?

Gestão de redes sociais, monitoramento, relação com os clientes são alguns serviços oferecidos, contudo, é importante você ter em mente onde quer chegar e quais necessidades precisam ser supridas pela agência digital a ser contratada.

Se você deseja uma estratégia mais focada, talvez seja mais interessante investir em uma agência especializada no segmento da sua empresa.

Agora, caso a sua intenção seja algo mais amplo, uma agência digital que atua de forma generalista poderá ser uma excelente parceira nessa busca.

Qual o nicho de especialização da agência?

As agências digitais atendem em diversas frentes: e-commerce, tecnologia, indústria, educação, varejo, imóveis…

Contudo, há aquelas que são especializadas em determinados segmentos, oferecendo aos seus clientes um atendimento voltado, especificamente, ao nicho em que atuam.

Qual o ticket médio para a contratação?

Na era digital, mais do que nunca, destacar-se nos meios midiáticos é a melhor e mais rentável forma de conquistar autoridade, engajamento, cliques e vendas.

Portanto, ao contratar uma agência digital você investirá no seu negócio e para isso, antes de contratar, tenha em mente qual o retorno que você precisa e quanto está disposto a pagar por isso.

Qual o prazo do contrato?

A contratação dos serviços da agência digital pode ser de curto, médio ou longo prazo, logo, o tempo do contrato irá depender do tipo de atividade a ser exercida.

Por exemplo, se você precisa de uma campanha voltada a um evento específico, como volta às aulas, as ações se darão em um período curto e o contrato será de curto prazo.

Agora, caso o seu interesse seja atrair novos clientes, criar autoridade e promover engajamento, isso demanda mais tempo.

De qualquer modo, o recomendável é um período de no mínimo seis meses para a aplicação mais detalhada das estratégias.

Qual tamanho a agência tem que ter?

Isso dependerá do que você busca: atendimento mais exclusivo ou globalizado?

Tendo em vista a amplitude e demanda, as pequenas e médias agências digitais conseguem prestar um atendimento mais personalizado, já as maiores atendem de forma mais distribuída.

Você deverá, portanto, analisar qual atenderá melhor às suas expectativas.

A proximidade física importa?

Isso irá depender do que você precisa e da estrutura física e digital que a agência oferece: se, para a realização das ações o contato puder ser de forma virtual, a localização da agência é indiferente, agora, caso haja a necessidade de reuniões presenciais, quanto mais próxima melhor.

Está em dúvida para escolher uma agência? Leia esse artigo e confira as dicas para contratar uma agência digital que atenda ao seu negócio.

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