Como medir os resultados de feiras e eventos

Medir os resultados alcançados na participação de uma empresa em uma feira ou evento é uma etapa muito importante que não pode ser deixada de lado. Essa medição vai apontar quais estratégias funcionaram, quais devem ser reavaliadas, além de dar pistas sobre como melhorar a comunicação para atingir o público-alvo corretamente. Há várias formas de medir o sucesso das estratégias traçadas para participar de um evento, mas aqui serão destacadas algumas delas, como leads, vendas e a divulgação online.

Vendas efetuadas

Definir um objetivo diário é o primeiro passo para medir se as ações estão gerando resultados. Se a feira vai durar cinco dias e o objetivo é vender R$ 1.000,00 durante toda a semana faça uma média de valor de R$ 200 por dia. Se no primeiro dia o valor ficar muito abaixo do previsto, procure identificar o que não está funcionando para agir rápido. No próprio atendimento ao cliente já é possível receber algumas informações para alterar a estratégia durante o próprio evento e se aproximar da meta estipulada.

Contatos (Leads) Obtidos

Estar em um evento é uma ótima oportunidade para conseguir novos contatos e fortalecer os já existentes. O ideal é procurar obter esses leads em ações pré-evento e combinar com o visitante uma apresentação no estande. Após a feira, investir no follow up é fundamental. Volte a conversar com o potencial cliente por e-mail, pelas redes sociais, etc. Nem todos os leads trarão conversões, mas, a exemplo das metas traçadas para vendas, ter um objetivo de número de conversões é essencial para afinar a comunicação e gerar mais resultados. Dar atenção, personalizar o atendimento, obter feedback e oferecer uma exclusividade são pré-requisitos para aumentar as chances de chegar à conversão.  Para nortear esse trabalho faça sempre a seguinte pergunta: do que meu cliente precisa? E então desenvolva as estratégias.  

Exposição da marca

Criar uma hashtag simples e de fácil memorização para os visitantes compartilharem fotos e comentários nas redes sociais é uma boa forma de medir a repercussão das ações da empresa e conseguir engajamento deste público com a sua marca ou produtos. Mas não se limite apenas às hashtags para fazer essa verificação. Explore as informações de mecanismos de busca, como o Google. Veja se o número de buscas relacionadas ao nome da empresa ou ao dos seus produtos teve alta. Analise em quais páginas o site esse público navegou e se está dentro dos objetivos definidos. Também é importante checar de quais cidades ou regiões são esses visitantes. Isso pode dar pistas sobre novos mercados com potencial a serem explorados.

Uma participação bem planejada em uma feira ou evento considera um investimento anterior em divulgações online para estimular as pessoas a visitarem o estande. Portanto, leve em conta os investimentos feitos tanto no pré-evento quanto no pós-evento nas ferramentas do Adwords do Google, redes sociais e outros canais e faça as contas do retorno sobre o investimento para medir o resultado, para medir a eficiência das campanhas do ponto de vista financeiro.

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