Como ter uma gestão de marketing mais estratégica e menos operacional?

O planejamento estratégico garante um bom ROI (retorno sobre investimento). Inclusive, você já deve ter vivenciado situações que comprovaram isso. Afinal, ações de marketing estão diretamente ligadas às vendas. O problema é que, sem um gerenciamento que alinhe e estruture uma campanha, os resultados saem como os de uma loteria — aleatórios.

Logo, contar com uma equipe ou agência que faça a melhor gestão de marketing para alcançar os objetivos determinados pela empresa é fundamental. Principalmente em um trabalho orientado para resultados. Assim, você garante a eficiência da comunicação e otimiza as aplicações.

Veja, a seguir, como alcançar esse posicionamento mais estratégico e analítico!

Faça benchmarking

Assim como você precisa ter uma meta definida, também é importante olhar para o mercado, especialmente para a concorrência. O benchmarking significa “referência” e é uma estratégia para monitorar e compreender as boas práticas do mercado constantemente. Dessa forma, sua empresa consegue insights para o crescimento com atalhos (aproveitando as melhores práticas) e erros (excluindo o que não funciona).

Uma indústria interessada em melhorar a estratégia no Facebook, por exemplo, não vai pesquisar apenas exemplos de atuação no seu ramo, mas outros casos que podem ser referência no uso da mídia social para alcançar a mesma meta.

Estude o comportamento do seu público

Se estamos falando de uma gestão de marketing bem-feita, não é possível ignorar quem são os clientes do negócio. Entenda quem é a sua persona (um aprimoramento do público-alvo), ou seja, busque conhecer quais são suas preferências, seus desejos, problemas e objeções.

Imagine que uma usina de açúcar tenha as seguintes definições para o cliente potencial:

  1. público-alvo: uma distribuidora de alimentos de médio porte;
  2. persona: Gustavo, 40 anos, gerente de compras, começou como comprador e foi se capacitando e crescendo até alcançar o cargo atual. Conhece bem o que faz e lida com a compra de diversos alimentos. Precisa garantir o produto em estoque, mesmo em períodos sazonais, e pelo melhor preço. Tem dificuldade em sentir segurança no fornecedor.

Fica mais fácil planejar estratégias com resultados efetivos para o segundo modelo de perfil, você não concorda? Segmente suas campanhas para o público certo e melhore as conversões.

Acompanhe resultados com as métricas certas

Com o marketing digital, é possível medir praticamente tudo. Essa é uma grande vantagem que comprova o desempenho de cada ação, mas nem sempre as pessoas sabem quais são as métricas relevantes. Para fazer isso do modo mais adequado, é importante:

  1. definir os indicadores de acordo com os objetivos de marketing;
  2. estabelecer uma frequência para realizar o monitoramento;
  3. usar as ferramentas de analytics para descobrir dados relevantes à campanha, como o desempenho do site, a conversão de visitantes em leads, o rankeamento das páginas (SEO e palavras-chave).

Para aperfeiçoar a performance das campanhas, documente o plano e confira o que funcionou, o que pode ser melhorado e as oportunidades que devem ser aproveitadas. Entenda também se seu budget de marketing (orçamento) está coerente com as metas estipuladas, otimizando as próximas ações.

Conte com uma agência para melhorar a gestão de marketing

Será que vale a pena contratar uma agência ou produzir internamente? Se, por um lado, uma equipe está em contato direto com seu negócio, por outro, a agência estuda o mercado dos seus clientes, está sempre atualizada e é formada por profissionais especializados em diversas competências de marketing.

Apesar de a relação custo-benefício de uma agência geralmente ser melhor que a contratação de colaboradores e estrutura, a combinação desses dois times também pode ser uma solução interessante. Assim, você fortalece a cultura empresarial enquanto aprimora os rendimentos com a estratégia.

Viu como a gestão de marketing traz um diferencial competitivo para a sua indústria, posicionando sua empresa à frente da concorrência? Estude a sua persona, atendendo às expectativas do seu cliente potencial e monitore o desempenho das suas ações com indicadores relevantes. Lembre-se de que você pode se beneficiar da expertise de uma agência para fortalecer os resultados.

Se gostou do conteúdo e quer aplicar, desde já, esse conceito no seu negócio, leia nosso artigo sobre planejamento de marketing de curto prazo e descubra o que implementar para garantir o sucesso das suas campanhas!

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