Conheça 3 tipos de agência de marketing e como escolher a sua

Na hora de contratar uma agência para o marketing do seu negócio, é natural que surjam algumas dúvidas. Por isso, entender as características dessas empresas é essencial para o sucesso da sua estratégia. Há quem goste de agências digitais ou especializadas, enquanto outros preferem as agências full service.

Neste post, vamos apresentar esses três tipos de agência de marketing e destacar os serviços oferecidos, seus objetivos, os profissionais responsáveis e o que deve ser considerado ao contratar um serviço desse tipo. Confira!

1. Agência digital

Como você sabe, os meios digitais possibilitam uma gama de benefícios para as empresas. No caso de contratar uma agência digital, você passa a contar com o trabalho e a experiência de profissionais especializados no universo on-line.

Agências digitais, como o nome sugere, são focadas em campanhas on-line. Portanto, o trabalho envolve questões como:

  • a gestão de redes sociais;
  • a produção de conteúdo em blogs;
  • a criação de sites e peças;
  • o desenvolvimento de estratégias;
  • os links patrocinados;
  • as técnicas de SEO etc.

Um benefício desse tipo de agência é a estratégia escalável. Isso significa que existem ótimas possibilidades de replicar ações e atrair um grande número de potenciais clientes para o seu negócio. Além disso, também é uma opção mais barata, se for comparada à ideia de montar um departamento de marketing próprio.

Empresas mais envolvidas com o mundo da tecnologia e da transformação digital estão mais propensas a contratar uma agência digital.

2. Agência de especialidades

As agências de especialidades, como o próprio nome diz, são empresas que trabalham focadas em uma determinada área. Seu foco pode ser, por exemplo, em marketing direto, promocional, esportivo, sales ou endomarketing.

Para dar um exemplo, podemos falar de uma agência de marketing esportivo. Entre os tipos de trabalho, destacam-se:

  • assessoria de imprensa;
  • produção de eventos esportivos;
  • oferta de palestras esportivas etc.

No que diz respeito a uma agência sales, é essencial falarmos do termo Inside Sales, que é relacionado a vendas internas ou feitas de dentro da empresa. Esse modelo de negócios vem ganhando força no Brasil, por isso já existem agências especializadas nesse segmento. A ideia do serviço é oferecer consultorias, com o objetivo de corte de gastos e otimização da gestão.

Em geral, as empresas que procuram as agências de especialidades buscam resolver uma questão mais pontual, como a realização de uma campanha.

3. Agência full service

A agência full service engloba diversos tipos de atividades, com setores focados nas diversas áreas da publicidade e da propaganda. Ela está apta a realizar a gestão de todas as ações de marketing de seus clientes, atendendo-os por meio de vários tipos de mídias, incluindo os universos on-line e off-line.

Apesar de oferecer uma gama abrangente de serviços, ela também pode atuar de forma segmentada, o que faz com que esse tipo de agência seja uma espécie de “coringa” do mercado.

Uma agência full service está preparada para planejar, executar e mensurar campanhas no impresso, no rádio, na TV ou na internet, dependendo da necessidade do cliente.

Entre as vantagens de contratar uma empresa full service, podemos destacar a economia de tempo e dinheiro. Afinal, centralizar diversos serviços em um único lugar é mais econômico e, em um cenário de economia turbulenta, isso faz toda diferença.

Além disso, a agência full service também possibilita uma comunicação mais coerente. Isso acontece porque todas as demandas da empresa ficam concentradas em uma única equipe, o que gera menos retrabalho e traz muito dinamismo e agilidade para as campanhas.

Aqui, na Monolito, estamos preparados para auxiliar seu negócio em diversos serviços, como apresentações, assessoria de comunicação, branding, inbound marketing, marketing digital, propostas comerciais e muitos outros.

Se você acha que é o momento de contar com o trabalho de uma agência de marketing, entre em contato com a gente. Estamos prontos para oferecer uma estratégia sob medida para você.

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