Conheça as melhores técnicas para te ajudar no planejamento de suas redes sociais

Conheça as melhores técnicas para te ajudar no planejamento de suas redes sociais

Seja você um profissional do marketing ou começou a pensar em produzir conteúdo recentemente, deve saber que um bom planejamento para as redes sociais é essencial para compreender a melhor forma de conduzir seu trabalho.

É importante entender o planejamento, assim, a chance de cometer erros durante a aplicação da estratégia é mínima.

Depois que você estudar estas etapas, vai perceber que planejar conteúdos para as redes sociais é mais fácil do que pensa. Neste artigo abordaremos tópicos como:

• Por que devo fazer o planejamento das redes sociais?
• Como alavancar minhas redes sociais?
• Em que preciso focar durante a estratégia?
• Principais ferramentas para trabalhar o planejamento.

Por que devo fazer o planejamento das redes sociais?

Será piegas o que direi aqui, mas as redes sociais estão cada vez mais cheias de gente criando conteúdo, aumentando assim a concorrência.

Portanto, um bom planejamento, não só facilitará a produção do conteúdo, como fará com que ele se destaque gerando mais resultados de interação e principalmente de conversão.

Além disso, os usuários destas redes estão utilizando espaços diversos, o que dificulta mantê-los focados em um tipo de conteúdo só.

Por isso é bom ter foco, um pouquinho de paciência para pegar o jeito do planejamento e conhecimento daquilo que precisa ser passado por meio destas redes.

Como alavancar minhas redes sociais?

Em nossas vidas, o contato com as redes sociais é algo que está inserido em um contexto cotidiano, portanto já há uma afinidade com as ferramentas.

Ao iniciar os estudos de planejamentos das redes sociais tudo parece muito novo, porque passamos a enxergar estes espaços de outra forma. Mas isso não significa que seja mais difícil, muito pelo contrário, quando compreendemos cada um dos passos para planejar, o processo se torna simples e eficaz

Para escrever, montar imagens e áudios com a linguagem correta deverá conhecer o público que almeja atingir.

Ainda que não tenha criado a rede social, você já terá uma vantagem por conhecer estas informações de que falamos, porque isso não vai só te ajudar na criação de pauta, mas entender o tipo de linguagem que os seguidores pedem.

Em que devo focar durante a estratégia?

Planejar cada ponto para trazer resultados é super necessário, porque apenas com uma estratégia sólida conseguirá crescer em seu nicho. Por isso, veja os principais passos para criar um planejamento que funciona:

• Defina objetivos: geralmente os principais objetivos de um planejamento são gerar receita, aumentar leads, vender mais e instruir seu público;

• Público-alvo: com os objetivos já definidos precisará saber com que público vai tratar. Para facilitar, é interessante criar uma byer persona, que significa montar um cliente ideal;

• Saiba em que redes sociais pretender postar: se já definiu o tipo de seguidor que quer atrair será mais fácil escolher as redes sociais. Lembre-se que cada uma tem uma abordagem única;

• Seja frequente: manter uma frequência é importante tanto para o algoritmo das redes sociais, quanto para que seus seguidores saibam que estará lá naquele horário e dia;

• Faça um cronograma: com um planejamento de conteúdo fica mais fácil produzir e até mesmo agendar posts;

• Veja os resultados: basicamente você precisa analisar em cada rede social se sua estratégia deu certo e para isso, poderá usar as métricas de redes sociais. Aqui na Agência Monolito temos um texto explicando melhor sobre isso. “inserção de hiperlink”.

Principais ferramentas para trabalhar o planejamento

Para te ajudar listaremos algumas ferramentas necessárias na hora do planejamento de suas redes sociais:

1. Trello: organiza tarefas em equipe com cartões e local de armazenamento para lincar arquivos;

2. Hootsuite: gerenciador de várias redes sociais que permitem agendamento de posts, verificação de seguidores e muito mais;

3. Google Analytics: ferramenta para monitorar suas métricas nas redes sociais.

Como pôde notar o planejamento das redes sociais é simples quando se conhece as partes da estratégia. Lembre-se que isso é muito importante para bons resultados. Se quiser mais conteúdos marotos como esses continue nos acompanhando.

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
Market share: aumente a participação de seu negócio com novas oportunidades.
2 anos atrás

[…] mundo gira em torno de smartphones, aplicativos, redes sociais. Ou seja, o digital rege nossas vidas. Então, planejar ações voltadas para esse ambiente te […]

trackback
Entenda por que usar marketing digital para eventos em sua divulgação
1 ano atrás

[…] mídias on-line, como redes sociais, sites e outras plataformas, têm um alcance e uma dinâmica bem diferentes das mídias fora das […]

trackback
O que é Call to Action e porque você tem que utilizar o CTA
1 ano atrás

[…] Redes sociais: as CTAs podem ser usadas em anúncios pagos ou em publicações orgânicas em redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter. Elas podem incentivar o usuário a visitar o site, fazer uma compra, se inscrever em uma lista de e-mails, entre outros.   […]

trackback
Utilize o marketing de rua para alcançar novos públicos 
11 meses atrás

[…] praças e parques.  Com o aumento da concorrência no mercado e a saturação de anúncios nas redes sociais, muitas empresas têm apostado em ações de marketing de rua para se destacarem e criar uma […]