Marketing digital: contratar uma agência ou desenvolver internamente?

O marketing digital tem assumido um papel cada vez mais importante no crescimento das empresas. Por isso, é preciso um bom planejamento para chegar ao seu público-alvo com sucesso e alcançar os resultados esperados.

Com um fluxo de informação cada vez maior, o cliente está muito mais ciente na hora de fechar um negócio. E essa mudança de comportamento do consumidor faz com que o marketing digital tenha novos desafios. E é neste momento que surge a dúvida sobre contratar uma agência de marketing digital ou desenvolver o trabalho internamente.

Neste post, vamos mostrar como escolher a melhor solução de marketing para o seu negócio. Vamos lá?!

Marketing interno x agência

É fato que cada empresa tem uma necessidade diferente. Msmo que o objetivo principal seja o crescimento, cada uma tem metas secundárias diferentes.

Por isso, alguns pontos devem ser levados em consideração para escolher qual é a melhor estratégia para o seu negócio. Veja as vantagens e desvantagens de cada um desses modelos:

Marketing Interno

Vantagens

Ao realizar o trabalho de marketing com pessoas da sua equipe interna, você tem profissionais exclusivamente dedicados a ela. Com isso, tem-se agilidade na coleta e análise de dados e nas entregas, já que você não depende do atendimento e prazo de uma agência.

Algumas empresas precisam ainda de um acompanhamento presencial e diário. Além de desenvolver estratégias, a equipe de marketing também pode prestar suporte à equipe de vendas ou solucionar problemas de comunicação interna.

Desvantagens

Ter uma equipe interna de marketing exige investimentos em contratações e em infraestrutura. Algumas empresas não contam com o pessoal ou ferramentas necessárias para um bom desenvolvimento da função.

Se você opta por contratar um profissional com várias competências, pode ter problemas com a qualidade dos resultados. Afinal, um único profissional não consegue ser especialista em todas as funções. Se a opção for criar sua própria equipe interna, você deverá contar com a gerência de recursos humanos e um aumento na folha de pagamento.

Outro problema desse modelo é que o trabalho da equipe de marketing pode cair na rotina. Os profissionais da sua empresa podem buscar os caminhos mais curtos para aprovação de estratégias e peças, e também criar “manhas” para os processos. Para evitar que isso aconteça, é importante investir em atualização e capacitação da equipe, resultando em mais gastos.

Agência de Marketing

Se você não tem tempo ou estrutura para gerenciar uma equipe de profissionais, mas precisa da variedade de especialidades e realização dos processos de forma mais original, a melhor opção é contratar uma agência de marketing digital. Além do planejamento estratégico, uma agência oferece gestão de presença online e redes sociais, produção de conteúdo, peças digitais, geração de relatórios, entre outros.

Vantagens

Profissionais capacitados de diversas áreas

Uma agência oferece especialistas em SEO, gerentes de marketing, desenvolvedores, designers e outros profissionais especializados. Isso se torna extremamente vantajoso, já que você não precisa pagar pelo serviço de cada um.

Recursos próprios

As agências de marketing digital já contam com ferramentas que facilitam a análise e a gestão do marketing, sem a necessidade de investimento da sua empresa na aquisição destes recursos.

Conhecimento do mercado

Existem diversas agências de marketing digital no mercado. Para sua empresa, escolha uma com direcionamento para o seu setor. A experiência simplifica a tomada de decisões do que pode ou não ser feito, evitando alguns erros nas estratégias de marketing. Você também pode contar com o olhar renovado de alguém de fora, que atua em múltiplos projetos de diversos segmentos. Além disso, não há a necessidade de investir em capacitação e atualização de equipe.

Desvantagens

A principal desvantagem de contar com uma agência é o fato dela não estar dentro da empresa e não vivenciar o cotidiano do negócio. Essa distância pode prejudicar a comunicação entre o trabalho de marketing e a equipe de vendas.

Porém, existe a possibilidade de minimizar essa situação com um mix entre marketing interno e externo ao definir um profissional para trabalhar em parceria com a agência, reduzindo os problemas de comunicação.

Agora você já sabe o que considerar na hora de escolher a melhor solução de marketing para sua empresa. Se no seu caso, a melhor escolha é contratar agência de marketing digital, entre em contato com a gente e conheça o nosso trabalho!

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