Devo fazer anúncios publicitários mesmo sem concorrentes?

Anúncios publicitários são necessários apenas para enfrentar a concorrência? É inegável que com uma boa campanha de marketing e propagandas que acertam em cheio o público-alvo são fundamentais para conquistar os clientes e faturar mais. Mas se você acredita que seu produto é altamente inovador e não identificou concorrentes no mercado, ficar sentado esperando os potenciais clientes te encontrarem pode não parecer uma boa estratégia.

Um exemplo poderoso desta necessidade de se investir em anúncios publicitários mesmo se o produto é altamente diferenciado é o iPhone. Por mais que o próprio anúncio deste smartphone, que revolucionou a forma como usamos o celular, tenha atraído todos os olhares da mídia, o investimento em anúncios foi fundamental. Afinal, ninguém sabia que precisava ter um iPhone, até ele aparecer e conquistar os consumidores (e ser imitado pela concorrência).

Confira algumas ferramentas para fazer anúncios publicitários na internet e os motivos pelos quais você não pode abrir mão desta comunicação com os clientes.

Fortalecimento da marca

Digamos que 99,99% das pessoas conheçam a Coca-Cola, Fiat, Bradesco, Brahma, entre tantas outras marcas. Apesar do amplo conhecimento, essas empresas gastam milhões em anúncios publicitários todos os anos. Todo esse investimento é que faz com que ao pensar em um refrigerante para comprar para a festa, a Coca-Cola geralmente é a primeira marca que vem à cabeça. Mas se sua empresa não for do porte da Coca-Cola e não tiver milhões em caixa para propagandas, o marketing digital oferece uma série de recursos que podem ser altamente eficazes para conquistar a mente do cliente.

Acelerar o processo de compra

Além de posicionar uma marca no mercado e disputar um espaço na mente dos consumidores, os anúncios tem capacidade de sugestionar uma compra, despertar um desejo, que se provocado no lugar certo, na hora certa, pode promover uma compra que viria acontecer muitos dias depois ou mesmo nem vir a acontecer caso a necessidade ou desejo se esfrie com o tempo. Assim, marcas com um trabalho ativo de comunicação promocional costumam ter um ciclo de vendas mais rápido e isso independe do cenário competitivo.

Mas por onde eu começo?

Tem muito conteúdo na internet sobre anunciar, especialmente no ambiente digital, mas separamos algumas dicas rápidas e fáceis para facilitar:

Identifique os aspectos subjetivos

Uma mulher pode buscar na internet uma tintura para o cabelo, mas também pode estar procurando ajuda para aumentar a autoestima. Em alguns casos, dar um up no visual pode ser um caminho para ela ficar autoconfiante. Daí, ela pode decidir mudar a cor do cabelo, emagrecer com uma dieta ou academia ou usar um esmalte mais vibrante. Procure identificar o que está por trás de determinados tipos de busca, faça os anúncios publicitários e construa uma relação de empatia com esses consumidores.

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