Dificuldades para trabalhar o público interno? Entenda o que é o Endomarketing e como aplicar

Dificuldades para trabalhar o público interno Entenda o que é o Endomarketing e como aplicar

Endomarketing. O nome já dá uma pista do que é esta ferramenta tão importante para as empresas. É o marketing para dentro, voltado justamente para os colaboradores, o público interno. E qual é o objetivo do endomarketing? Assim como o marketing voltado para o mercado, o endomarketing busca vender uma ideia ou efeito, mas o público alvo nestes casos é interno, como os funcionários de uma empresa. Utiliza-se muito o endomarketing em situações onde se deseja motivar uma equipe, alinhar valores, aumentar a produtividade ou garantir a satisfação dos funcionários para reter talentos, para citar alguns exemplos. Imagine uma empresa que desenvolve games lançar um jogo, mas a maioria dos colaboradores não saberem do que se trata aquele produto. Fica difícil o colaborador se sentir parte do projeto, passando uma impressão de falta de atenção e desinteresse da empresa por seu crescimento e sua carreira.  

Vantagens do endomarketing

O primeiro passo para uma empresa encantar seus clientes é conquistar primeiro seus colaboradores. Eles devem enxergar um valor em seus produtos e como impactam de forma positiva a vida de seus clientes. Assim, o colaborador se sentirá como parte importante no processo de criação e produção e vai ver que a empresa investe em sua carreira, o que aumentará a sua motivação e performance no trabalho.   

Como fazer o endomarketing?

Comunicação interna

Pode ser jornal, mural, Slack, Whatsapp, Workplace ou qualquer outra ferramenta de comunicação. O que importa na comunicação interna é a qualidade da informação e a transparência. Informe às equipes como estão os andamentos de projetos, se já há metas batidas, enfim, transmita informações relevantes que forneçam feedback e motivação. Além disso, é fundamental manter um canal aberto para o colaborador se comunicar com a empresa para oferecer sugestões de melhorias.

Participação em eventos

Estimule os colaboradores a participarem de eventos corporativos. Voltando ao exemplo da empresa de games, envie o desenvolvedor do novo jogo para dar palestra ou promover workshops em eventos da comunidade. Com isso, ele poderá, além de apresentar ou reforçar sua marca, fazer networking e promover novas parcerias.

Cultura de inovação

Muitas vezes o colaborador tem ótimas ideias para um novo produto ou forma de gestão, mas a empresa não dá abertura para sugestões porque faz tudo há muitos anos sempre da mesma maneira. Aplique uma cultura de inovação na empresa, coloque em prática as sugestões pertinentes e ofereça premiações. Uma cultura de inovação é boa para colaboradores, que se sentem motivados, e para as empresas que podem gerar novos negócios.

Ações de integração

As ações de integração funcionam muito bem no endomarketing e podem ser feitas de diversas formas, de acordo com o perfil dos colaboradores, com maior ou menor investimento. Pode ser feito desde um happy hour com os aniversariantes do mês a ações mais ousadas. Se são fanáticos por futebol, levá-los a um jogo da seleção brasileira, por exemplo, pode ser uma ótima forma de integração. Para um perfil mais jovem, um passeio a um parque temático, para um perfil mais velho uma degustação de queijo e vinho, enfim, sempre há uma forma criativa de promover um momento diferenciado aos colaboradores por empresas de todos os portes.

Pesquisas para endomarketing

Pesquisas de clima organizacional são ótimas ferramentas para conhecer seu colaborador e definir as estratégias para trabalhar o endomarketing. É importante saber quais são os objetivos do colaborador na empresa, o que pode ser melhorado, o que é importante para a sua carreira. Com os dados em mãos é possível aproveitar melhor o potencial do colaborador, oferecendo um retorno para que ele seja ainda mais produtivo.     

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