Como se preparar para a Black Friday?

Já preparou sua estratégia de vendas para a Black Friday? Criada nos Estados Unidos, a Black Friday, a sexta-feira negra em português, se tornou tradição desde 1950. Hoje, os consumidores aguardam em longas filas para aproveitar os grandes descontos das lojas.

A Black Friday chegou ao Brasil em meados de 2010 com campanhas online em grandes lojas de varejo. Em um primeiro momento houve uma certa rejeição da ideia por causa dos aumentos abusivos de preços antes da Black Friday para simular um grande desconto no período da promoção. Essas ações indevidas garantiram o apelido para o evento de “Black Fraude”. Porém, hoje esta realidade está mudando. Além do consumidor estar mais atento e exigente, existem empresas que cuidam da preparação para a data e monitoram os aumentos excessivos dos preços antes da chegada do grande dia, garantindo mais transparência e confiabilidade para as compras.

Por que a sua empresa deve se preparar para a Black Friday?

Dados do Google e Provokers mostram que a Black Friday se tornou a segunda data sazonal mais importante do Brasil, ficando atrás apenas do Natal. Desde 2013, houve um aumento de 42% nas compras feitas na data.

Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que 39% dos consumidores pretendiam fazer compras na Black Friday em 2017. Em 2016, esse valor era de 61% dos entrevistados. Agora, em 2018, segundo o Facebook, 80% das pessoas esperam fazer alguma compra durante esse período. Diante desse cenário positivo, as lojas procuram criar promoções de qualidade e garantir um aumento no faturamento no período.

Como a sua empresa pode se preparar para a Black Friday?

A Black Friday já entrou na rotina do calendário de compras do Brasil, mas sua empresa não deve confiar na memória do consumidor e precisa aproveitar o potencial de crescimento para conseguir novos clientes para fazer as compras em novembro. Anunciar é uma arma muito importante para garantir uma venda efetiva.

Há pessoas que precisam de uma ajudinha da tecnologia para serem lembradas sobre a Black Friday. Outro grupo aproveita esta época para antecipar as compras de Natal. Se você possui um e-commerce faça o planejamento das ações com muitos meses de antecedência para obter um resultado satisfatório de vendas.

Anúncios em diversas plataformas

Procure elaborar uma eficiente estratégia de anúncios para a data. Para isso é importante pensar no papel de cada um dos canais de comunicação da empresa. O consumidor pesquisa sobre os produtos de interesse com pelo menos 15 dias de antecedência da Black Friday. A maioria compra na data, mas existem aqueles que compram na quinta-feira ou no final de semana. Por isso, sua empresa deve elaborar estratégias para conquistar esses consumidores e criar expectativa para a compra.

Confira algumas dicas para fazer a comunicação com o cliente de forma eficiente:

Emails

Envie e-mails com anúncios sobre os produtos que farão parte da Black Friday e seus descontos. Informe ao consumidor se haverá uma antecipação das vendas e crie uma contagem regressiva para gerar expectativa. Outra ação que pode valer a pena é analisar o histórico de compras do cliente e mandar as ofertas que podem despertar maior interesse;

Redes Socias

Explore as redes sociais. Crie eventos no Facebook informando sobre a proximidade da Black Friday, personalize a página da empresa para a data, alterando o topo, a foto de perfil e adicionando links feitos especialmente para o período da promoção. Depois, faça os anúncios impulsionados com mensagens específicas para o público-alvo;

Loja Virtual com comparação

O principal comportamento do consumidor neste período é comparar as ofertas entre diversos sites de e-commerce. É importante dar uma opção para a marcação de itens favoritos para que o consumidor possa checar novamente o produto com facilidade. Se sua empresa não possui esse recurso no site, uma ótima saída é criar landing pages para cada tipo de produto. Essas páginas vão ser a porta de entrada para o site e por isso devem ser muito bem estruturadas e funcionais.

Otimização para Sites de Busca

Invista em SEO. As pesquisas nas ferramentas de busca, como o Google e o Buscapé, são os principais meios para o consumidor chegar ao seu produto. Ter um texto na página com as palavras-chave corretas e bem ranqueadas pelos sites de busca é fundamental para sua oferta ser encontrada em um grande universo de informações. Um serviço de marketing de conteúdo com ênfase em SEO (Search Engine Optimization) pode fazer a diferença;

Responsividade

Adaptar o site para o mobile. De nada adianta o site ser perfeito, mas ficar totalmente desconfigurado quando for acessado de um celular. O número de pesquisas e compras feitas pelo Smartphone cresce a cada ano, portanto, ter uma interface totalmente adaptada a esse formato é fundamental para reter a atenção do consumidor e levá-lo a adquirir a oferta.

Relacionamento com o consumidor na Black Friday

Após a execução das estratégias de anúncios, é importante a empresa garantir a máxima satisfação do cliente com o atendimento. Pesquisas apontam que os consumidores estão perdendo a confiança no período promocional por razão de falsos descontos (a velha “metade do dobro”). Por isso, ao promover vendas durante a Black Friday, prime pela honestidade e transparência, oferecendo vantagens reais. Aproveite a oportunidade para estabelecer uma relação de confiança com o cliente para fidelizá-lo.

Outro ponto importante é trabalhar com diferentes tipos de descontos. Você pode, por exemplo, dar um desconto para compras à vista ou pagas no boleto. Essas ações são bem atraentes para as pessoas que compram na data garantindo, em média, 34% das vendas.

Experimente todo o potencial que a Black Friday pode oferecer para o seu negócio. Conheça todas as ferramentas do marketing digital e confira como a variedade de meios de comunicação pode beneficiar a sua empresa para ter visibilidade na web e contribuir com o relacionamento com os seus clientes. Entre em contato conosco e confira como o marketing de conteúdo pode ajudar a sua empresa.

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