Entenda de vez as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing

Com os novos meios de comunicação e hábitos do consumidor, o Inbound Marketing vem crescendo cada vez mais. Mas isso não significa que o Outbound Marketing deixará de existir. Antes de continuarmos, responda a seguinte pergunta: você sabe o que é Inbound e Outbound Marketing?

O primeiro é feito de modo a atrair o consumidor até sua marca. Isso acontece através da produção e divulgação de um conteúdo relevante. Já o Outbound Marketing representa os anúncios que vão até o cliente através de veiculação nos meios de comunicação.

Se ainda restou alguma dúvida, vamos trazer neste artigo mais detalhes sobre como funciona cada um. Além disso, também mostraremos como a integração dos dois pode trazer resultados ainda melhores para a sua indústria. Boa leitura!

O que é Inbound Marketing?

Na Internet, o usuário escolhe o que consome. Uma pesquisa recente mostrou que 93% dos consumidores pesquisam on-line na hora de começar o processo de compra. E é justamente isso que faz o Inbound Marketing crescer de forma exponencial. O modo de consumir da população mudou. Essa estratégia tende a ser mais barata que as outras. Afinal, investir em conteúdo para a atração de maneira orgânica pode sair muito mais em conta do que pagar o preço cobrado pelas mídias tradicionais.

O principal conceito do Inbound Marketing é trabalhar uma “atração reversa”: você deve fazer o consumidor vir até você, e não o contrário. Para isso, é utilizada uma estratégia de produção e promoção de conteúdo. O grande diferencial dessa estratégia é produzir algo que seja interessante, relevante e capaz de ajudar a pessoa a solucionar problemas.

Quando se conquista esse cliente, temos um lead. Essa expressão é utilizada para se referir a potenciais clientes da sua indústria. E o próximo passo no Inbound Marketing é nutrir o lead para que se interesse pela empresa ou pelo produto. Ao estabelecer essa relação, ele move-se no funil de vendas e pode fechar um negócio.

O que é Outbound Marketing?

O Outbound Marketing é o termo em inglês que se refere ao marketing tradicional. Essa estratégia age de maneira mais agressiva. Porém, isso não quer dizer que ela seja  mais eficaz.

A principal estratégia do Outbound Marketing é ir atrás do cliente ativamente, oferecendo diretamente o produto. Para isso, ele utiliza os meios de comunicação tradicionais, como rádio, televisão ou veículos impressos. Porém, com o passar dos anos, o marketing tradicional se adaptou aos canais online. Afinal, quem nunca deu de cara com um comercial, pop up ou banner quando navegava na internet?

O alcance dessa estratégia pode até ser maior que a do Inbound. Porém, o Outbound requer maiores investimentos. Além disso, a maior parte do público atingido é composta de pessoas que sequer se interessam pelo seu produto, e você acaba não recebendo o retorno esperado.

Por que integrar Inbound e Outbound Marketing?

É muito provável que você já utilize os dois na sua indústria. Senão, calma! Este post não é para fazê-lo escolher entre um deles, mas para mostrar como otimizar seus resultados integrando ambos.

A melhor maneira de fazer essa mescla é levando em conta o cliente ideal da sua indústria. É para ele que você desenvolve todas as estratégias de marketing e comunicação.

Tendo esse cliente definido, você consegue definir em quais canais deve estar, quais conteúdos produzir, onde anunciar e o que anunciar. E, com isso, poderá ter mais retorno sobre o investimento nessa área.

ROI (Return Over Investiment, ou Retorno Sobre Investimento) é outra ferramenta que pode auxiliá-lo nesse processo. Como ele, você é capaz de ver onde vale a pena investir ou não. Se você quiser conhecer mais sobre o ROI, clique aqui.

Geralmente, é mais fácil calcular o ROI pelas métricas das estratégias de marketing digital, com as quais você consegue contabilizar visualizações ou acessos, por exemplo. No entanto, nada o impede de investir em mídia offline, como anúncios em revistas, rádios e TVs.

Ter os serviços de um profissional da área continua sendo a melhor maneira de aplicar as estratégias de Inbound e Outbound Marketing ao seu negócio. Agora que você está mais familiarizado com os conceitos, que tal planejar sua estratégia e obter mais sucesso?

Se você deseja contar com esse tipo de serviço para a sua indústria, mas não sabe se contrata um especialista ou uma agência de marketing para ajudá-lo a alcançar suas metas, nós ajudamos! Acesse nosso outro post e descubra qual a melhor solução para você! Vamos lá!

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