Escolheu o tema certo para o seu ebook?

A escolha do tema do seu ebook não pode ser baseada apenas em seu gosto pessoal e amplo conhecimento. O ebook se tornou muito popular na internet por diversos motivos: não envolve o custo de produção de um livro impresso, pode ser lido no smartphone, tablet ou computador, não requer espaço para estoque, etc. O ebook pode ser vendido pela internet ou ter acesso gratuito mediante o cadastro de um e-mail. Um bom montante de e-mails de pessoas interessadas no assunto de seu ebook abre caminho para a venda de um produto ou serviço que tenha relação com o tema do livro virtual.

Para alcançar bons resultados com um ebook, a escolha do tema é fundamental. Confira algumas dicas para atrair a atenção dos usuários e produzir conteúdo relevante para gerar conversões no download do ebook.

Definição do conteúdo do ebook

Público-alvo

Procure entender seu público-alvo. Quais são as suas necessidades? Se for escrever um ebook sobre um software, por exemplo, conheça esses usuários e quais tipos de problemas buscam solucionar. Para isso, pode ser feita uma pesquisa simples com o Google Forms, entrar em comunidades de redes sociais, de aplicativo, enfim, quanto mais informações, melhor. Ter em mente quem é o público-alvo também contribui para o ajuste da linguagem, afinal você não vai escrever da mesma forma para mestres em biologia e um grupo de jovens de 15 anos!

Pesquisa de palavras-chave

Para ter sucesso, seu ebook deve ser encontrado na internet, por isso uma pesquisa de palavras-chave relacionadas ao tema é um passo importante. Essas palavras também podem fornecer uma série de pistas sobre o que o público está buscando e o conteúdo disponível na rede. Uma palavra tem um bom volume de buscas, mas o conteúdo não está atendendo às expectativas dos usuários? Essas lacunas podem ser supridas no conteúdo do seu ebook.

Pesquise conteúdos de sucesso

Você já produziu diversos artigos para marketing de conteúdo? Verifique quais deles tiveram maior repercussão. Fazendo uma análise junto com as palavras-chave é possível detalhar o conteúdo de um artigo que foi bem-sucedido e transformá-lo em um ebook. Mas não são só artigos de blogs que podem ser aproveitados. Trabalhos de faculdade, temas de cursos e vídeos do seu canal que tiveram boa repercussão também são ótimas fontes de matéria-prima para desenvolver um ebook.

Dicas de apresentação

Definido o tema do ebook, é hora de dar forma a todo o conteúdo. Confira algumas recomendações:

  • Divida o texto em tópicos para não cansar o leitor e facilitar a organização;
  • Utilize ilustrações e fotos que podem ser produzidas por você ou adquiridas em sites. Ler um livro com imagens torna a experiência mais agradável;
  • Escolha o formato adequado e veja se o arquivo fica plenamente adaptável ao tamanho da tela utilizada pelo leitor;
  • Faça uma revisão minuciosa. Erros de ortografia e concordância verbal podem descredibilizar suas informações;
  • Se você vai comercializar seu ebook, é importante ter uma proteção autoral. Registre o ebook na Biblioteca Nacional para ter o ISBN e se proteger contra os plágios.

Comentários

Comentários

Rastreou de seu site.

Deixe um comentário

Você deve ser logado para publicar um comentário.
WhatsApp