Estratégia de Marketing de Conteúdo – Passo a Passo

Sabe aquela dica que você vê em um blog, um vídeo que emociona no Instagram ou uma nova funcionalidade de um software no LinkedIn? São ferramentas que promovem a sua empresa, sem utilizar anúncios invasivos e têm papel importante na geração de leads e vendas. Um passo a passo da estratégia de marketing de conteúdo ajuda a planejar essas ações para que sua empresa tenha sucesso.

Uma estratégia de marketing de conteúdo melhora a qualidade da presença da sua empresa na internet, engaja futuros e atuais clientes, gera leads e aumenta as vendas. Quer um bom motivo para iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo? Segundo um levantamento feito pelo Insideview, empresas que trabalham com blogs, uma das ferramentas do marketing de conteúdo, conseguem gerar quase 70% mais leads em relação às que não mantém esse tipo de atividade. Começar a definir a estratégia ou potencializar uma já existente requer planejamento e organização. Por isso montamos um passo a passo para sua empresa aproveitar todos os recursos do marketing de conteúdo.

Neste artigo você vai saber:

  • O que é marketing de conteúdo?
  • Importância do marketing de conteúdo
  • Estratégia de marketing de conteúdo passo a passo

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo segue a direção oposta da publicidade. Enquanto os anúncios “invadem” a vida do usuário, com o marketing de conteúdo é ele quem chega até sua empresa. Conteúdos genuínos e interessantes, que agregam valor ao cliente, que o faça se engajar e ajudar a divulgar sua mensagem são as bases deste tipo de estratégia.

Importância do marketing de conteúdo

Em um mundo cada vez mais digital em que as pessoas realizam grande parte de suas atividades pelo computador ou smartphone é preciso se adaptar a esse novo consumidor, que tem menos tolerância a anúncios invasivos. Por outro lado, um conteúdo interessante, em que o cliente se identifique e se sinta atraído, será divulgado gratuitamente, com compartilhamento pelo WhatsApp ou redes sociais. Diante desta realidade, uma estratégia de marketing de conteúdo segmenta seu público e desperta seu interesse com o objetivo de converter essa atração em vendas.

Estratégia de marketing de conteúdo passo a passo

Siga este check list para iniciar sua estratégia de marketing de conteúdo de forma estruturada para alavancar suas vendas on-line:

Defina seu público e crie sua persona

Não há venda sem o cliente e saber o que ele procura, quais são suas necessidades e seus comportamentos é o primeiro passo para começar a estratégia de marketing de conteúdo. A persona é uma representação fictícia do cliente, que terá nome, idade, ocupação profissional, hobbies e interesses. Depois responda a essas perguntas:

  • Qual é seu maior desejo?
  • Quais problemas eles gostariam de resolver?
  • Eles pagariam por algo que trouxesse uma solução?

A partir desta construção você terá o seu cliente e toda e qualquer comunicação será pensada para que ele seja engajado.

Escolha os canais certos

Há diversas ferramentas que podem ser usadas nas estratégias de marketing de conteúdo e, na maioria das vezes, elas são interligadas. Uma alternativa adotada hoje por muitas empresas é manter um blog com assuntos correlatos à atividade da empresa. Uma loja de roupas pode usar um blog para dar dicas de looks e tendências da moda. Este post pode ser divulgado no Instagram com uma foto impactante e no Facebook. Quanto mais acessos e reputação o blog tiver, melhor será seu posicionamento nas ferramentas de busca, o que representa divulgação gratuita. Outros recursos como e-books gratuitos, webinars e lives nas redes sociais também são boas formas de gerar leads e engajar os clientes.

Faça um cronograma

Um dos pilares de uma estratégia de marketing de conteúdo é o planejamento. Portanto, ter uma ideia e executar no dia seguinte não é uma boa ideia. Faça um cronograma de posts no blog, de conteúdos para redes sociais, especialmente se o seu negócio tem sazonalidade e é ligado a datas comemorativas, estações do ano etc. Faça esse calendário tendo em vista as etapas do funil criando um equilíbrio na divulgação:

– 80% de conteúdo topo de funil;

– 20% meio e fundo de funil.

Pesquise bastante

Informação é tudo para ter sucesso na sua estratégia de marketing de conteúdo. Procure participar de grupos relacionados a marketing, faça pesquisas sobre o tema nas redes sociais, Telegram e fóruns de discussão. Também é importante ficar de olho nas ações de seus principais concorrentes. Existem ferramentas que mostram quais palavras-chave ranqueiam melhor um site. Vale a pena saber o que está dando certo para o seu concorrente e aproveitar essas informações.

Verifique as métricas

Como saber se a sua estratégia de marketing de conteúdo está indo bem? Analisando os números. Há diversos indicadores que podem ser avaliados para medir o retorno das estratégias. Se algo não está saindo como o esperado reveja a estratégia, procure compreender melhor sua persona, faça pesquisas e faça as alterações para que sua estratégia de marketing conteúdo alcance a performance desejada.  

Comentários

Comentários

Rastreou de seu site.

Deixe um comentário

Você deve ser logado para publicar um comentário.