Estratégias de branding nas redes sociais podem aumentar as vendas

As estratégias de branding se tornaram mais desafiadoras com a consolidação das redes sociais. Antes de tudo é preciso entender o que é branding. Brand em português significa marca. Assim, branding é a gestão de marca e engloba as estratégias adotadas para que esta marca se torne mais forte, seja reconhecida e admirada pelo público. Antes do boom das redes sociais, as campanhas publicitárias no branding eram limitadas a comerciais na televisão e rádio, anúncios impressos e outdoor. Porém, na rede social o cenário mudou completamente. A criação de conteúdo é mais intensa e segmentada. Anúncios que impactam positivamente a audiência são compartilhados espontaneamente, enquanto outros, elaborados de forma equivocada, podem ser massacrados e as críticas se espalharem em alguns minutos.

Por isso que as decisões sobre como a marca irá se apresentar e se comunicar nas redes sociais devem ser baseadas em estratégias de branding, com um estudo aprofundado da persona e demais etapas que fazem parte do escopo de uma estratégia de marketing. A construção dessa estratégia, no entanto, não deve levar em conta um retorno de curto prazo do tipo anunciou-vendeu, mas sim criar uma imagem, um valor na mente do consumidor, que quando pensar em adquirir um produto, sua marca seja a primeira a ser lembrada.

Com esses direcionamentos no papel ou no computador, invista em ações nas redes sociais seguindo algumas dicas:

Estratégias de branding

Fortaleça sua identidade

O que sua marca quer transmitir? Um valor de sustentabilidade, de confiança, de segurança? Defina esses valores para determinar a linguagem adequada ao público que vai receber esse conteúdo.

Invista no criativo

Faça a produção do vídeo ou imagem de acordo com essa mensagem de valor. Pesquise as cores e linguagem que mais combinam. Uma marca de protetor solar procura associar seus produtos a férias, verão, praia, momentos de alegria e descontração. Visuais cinzas e apagados nada combinam com tudo isso, certo?

Proporcione boas experiências

O usuário não entra na rede social para assistir propagandas, mas sim para assistir vídeos engraçados, informativos, emotivos, etc. Sua marca deve ser o background para um conteúdo que vai impactar a audiência e fazê-la falar bem dela.

Conteúdos virais

O Burger King surpreendeu ao criar a campanha na Argentina Um Dia sem Whopper, o seu lanche mais tradicional no mesmo dia da campanha do McDia Feliz, do McDonald’s, que reverte o valor arrecadado com as vendas para o tratamento de crianças com câncer. Pedindo ao consumidor que comprasse o lanche da concorrência, o BK viralizou seus conteúdos em outros países. Foi uma ação ousada, que agregou uma imagem de generosidade à marca.

Influenciadores

Você sabia que os influenciadores digitais são a segunda fonte do consumidor para a tomada de decisões? Fazer uma parceria com um influenciador que possui uma boa reputação com o público pode fortalecer a imagem e contribuir com a viralização.

Atendimento ao público

Pessoas que consomem conteúdos de redes sociais também estão mais propensas a querer se relacionar com a marca por esses canais. Uma mensagem inbox na fan page pode ser um caminho mais curto do que percorrer os menus de um atendimento por telefone. Invista neste tipo de atendimento porque, além de criar relacionamento, podem ser canais importantes para converter suas vendas.   

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