Estudo de caso: como escrever seu case

Um estudo de caso, também chamado de case, é uma grande ferramenta de marketing que pode contribuir para o ganho de imagem de sua empresa, que ajuda a atrair clientes e aumentar as vendas. O estudo de caso se trata de uma pesquisa aprofundada sobre uma experiência dentro de uma área específica.

Passo a passo do estudo de caso

Não é possível fazer um manual de instruções exato sobre como deve ser um estudo de caso, mas há alguns detalhes que devem ser pesquisados e interpretados para apresentar todas as etapas percorridas até o sucesso de um empreendimento.

Entreviste o cliente

Experiências bem-sucedidas entre os consumidores são grandes ativos, que terão papel importante da recomendação e na reputação das empresas. Comece pesquisando a satisfação dos seus clientes de forma geral, numa pesquisa qualitativa, para avaliar tanto experiências satisfatórias, quanto as que não começaram bem, mas ao final foram resolvidas e resgataram a confiança do cliente. A ideia é compreender como foi essa jornada no ponto de vista do cliente.

Selecione seu caso de sucesso

Dentre os casos pesquisados, você pode avaliar dois critérios importantes: (1) qual caso traz o resultado mais impactante ou surpreendente e (2) qual caso melhor representa a situação mais comum dentre o público que você deseja atingir. Procure selecionar uma história que se posicione bem no balanço destes 2 critérios. Isso porque se um caso tem um resultado extraordinário, mas dificilmente acontecerá novamente ou nunca é a situação de quem lê seu estudo, não haverá identificação e seu público pode ter dificuldade de se imaginar recebendo esse mesmo benefício. Por outro lado, um problema muito comum com um resultado ordinário, que poderia ser alcançado por qualquer concorrente, não gera desejo de compra.

Não se esqueça de avaliar se a história que você escolheu é boa de contar e interessante de ouvir.

Escreva sua história valorizando o problema

Quando puser sua história de sucesso no papel, atente-se à estrutura do texto. Seu case deve ter começo meio e fim. Simples assim. Se ajudar, pense numa jornada do herói simplificada onde no começo você descreva o cenário sem problemas (mundo comum), no meio surge o conflito e as hipóteses ou tentativas iniciais de solução (desafios) e no final se dá a grande solução (triunfo) que resolve e reapresenta aquele cenário inicial, agora transformado (renascimento).

A mensagem final do case deve ser altamente positiva, mas os aspectos negativos são fundamentais para se produzir um material interessante. Invista nas dificuldades, nos desafios, nas decisões difíceis, erros e prejuízos e tudo que foi feito para contornar esses problemas. É importante mostrar o processo de construção e as mudanças enfrentadas ao longo do caminho. Quanto maior o problema enfrentado, mais valor se dará à solução, além disso o leitor se identifica ao enxergar seu problema retratado no caso, e não a solução desejada. Os pontos de virada geram interesse, inspiração e são fontes de histórias sempre muito interessantes.

Atente-se à entrega da história

De nada adianta ter uma história incrível apresentada em um texto chato e enfadonho. Utilize uma narrativa em uma linguagem acessível e agradável. Se julgar necessário, estude outros recursos de storytelling para valorizar os pontos de dificuldade e despertar a curiosidade sobre a solução. Tenha sempre em mente o público-alvo de seu estudo de caso. Para o pessoal de finanças, números expressivos e gráficos saltam aos olhos. Já para o departamento de marketing uma linguagem mais informal com mídias diversificadas (ilustrações, vídeos, etc.) pode ser uma forma mais adequada.

Vantagens do estudo de caso

Um bom estudo de caso mostra na prática como seus produtos e serviços impactam os clientes. É um material valioso para direcionar ações de marketing futuras e pode inspirar outras pessoas que enfrentam semelhantes. Finalmente, saber como sua empresa se posiciona e resolve os problemas pode ser decisivo para o cliente preferir comprar de você em vez da concorrência. Então, mãos à obra!   

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