Faça mais tarefas em menos tempo com a automação para Instagram

Faça mais tarefas em menos tempo com a automação para Instagram

A automação para o Instagram cuida de tarefas mais repetitivas, mas que são essenciais para uma boa gestão da rede social. Com vários processos rodando automaticamente, a equipe de marketing aproveita melhor o tempo para desenvolver novas estratégias. Apesar de oferecer muitas facilidades, a automação também pode ter pontos negativos, que é preciso levar em conta.

Gerenciar uma conta corporativa ou comercial no Instagram com eficiência e bons resultados exige dedicação e tempo. Aumentar o engajamento, manter a boa comunicação com o público, encontrar novas oportunidades e gerar leads são os maiores objetivos de uma estratégia de marketing e a automação para o Instagram tem um papel importante para alcançar esses resultados. Se por um lado a automação é uma mão na roda para facilitar as tarefas, por outro pode apresentar algumas desvantagens. Por isso, um bom planejamento e organização são sempre fundamentais.

Neste artigo você vai saber:   

  • O que é a automação para o Instagram?
  • Vantagens da automação para o Instagram.
  • Cuidados necessários para fazer a automação.
  • Ferramentas mais indicadas e como funcionam.

O que é a automação para o Instagram?

Há diversas ações que podem ficar a cargo de um robô no Instagram:

  • Enviar uma mensagem automática agradecendo o contato e informando que será respondido rapidamente;
  • Curtir as publicações de usuários que curtem os conteúdos da sua página;
  • Agendar publicações;
  • Repostar os conteúdos de outras páginas que tenham identidade com a sua marca;
  • Mandar mensagens para os perfis mais engajados com as suas publicações automaticamente;
  • Receber métricas de acesso e engajamento.

Estes são alguns exemplos que mostram o poder das funcionalidades da automação, que podem variar de acordo com a ferramenta utilizada.

Vantagens da automação para o Instagram

Maior engajamento

Uma interação mais rápida e eficiente com o público aumenta o engajamento e as possibilidades de transformar esse relacionamento em vendas ou em outras oportunidades de negócios.

Aumento na divulgação

A automação para o Instagram permite seguir outros perfis, que aumenta a visibilidade da sua empresa, atraindo novos seguidores e expandido o alcance da sua página na rede.

Geração de métricas e insights

As ferramentas disponíveis para automação geram relatórios com métricas que permitem entender o comportamento dos seguidores, os horários com picos de acesso, conteúdos que geram mais engajamento, entre outras informações. Esses dados são preciosos para gerar insights, reformular uma ação que não atende às expectativas e servir de base para novas estratégias.

Ganho de produtividade

Gastar menos tempo com tarefas repetitivas permite à equipe de marketing investir mais esforço no desenvolvimento de estratégias.

Cuidados para fazer a automação

É preciso tomar alguns cuidados antes de sair implementando ações automatizadas no Instagram. Bombardear a audiência com conteúdos excessivos e repetitivos não é a melhor prática para encantar seus seguidores. Antes de partir para a automação no Instagram procure entender bem como funciona essa rede, compreenda o perfil dos seguidores, faça um cronograma com a previsão de posts e tenha bastante equilíbrio para manter a frequência das publicações, sem exageros e sem correr risco de fazer spam.

Ferramentas para automação no Instagram

Existem diversas ferramentas disponíveis especificamente para fazer a automação de marketing para o Instagram. O Bume, por exemplo, busca seguidores cujos interesses e comportamentos tenham a ver com o seu conteúdo.

O Gerenciagram faz a sua página seguir automaticamente os usuários que acompanham os perfis da concorrência e curte fotos de acordo com a hashtag selecionada.

O Perforgram também segue e deixa de seguir usuários, além de fazer comentários de acordo com as definições estabelecidas.

Se sua prioridade é fazer publicações de forma automatizada, também há alguns serviços disponíveis, como o Agorapulse, Etus, mLabs e diversos outros.

Geralmente, as ferramentas oferecem testes grátis, o que permite conhecer as funcionalidades e decidir pela que melhor atende o seu perfil de negócio.

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