A real importância da inovação na indústria para ter mais sucesso

Por receio ou falta de conhecimento, muitas indústrias estão paradas no tempo. Algumas têm apenas a ferramenta básica de presença online: um website para a empresa. E você acha que isso ainda pode ser considerado inovação na indústria? Há muito tempo que uma página na internet não é mais suficiente para a sua empresa ser encontrada online. E, muito menos, para atrair clientes. Várias indústrias têm sites, porém, só aquelas que se mantêm atualizadas, investindo em inovação, se destacam no mercado.

Com consumidores cada vez mais exigentes e informados, é preciso buscar novas ferramentas e estratégias para chegar até eles. Neste artigo, vamos te mostrar que investir em inovação na indústria pode aumentar o seu sucesso no mercado. Boa leitura!

Importância da inovação na indústria

O conceito de inovação está ligado a novas tecnologias e ideias criativas. Porém, a ideia de inovação na gestão precisa estar atrelada ao conceito de solução de problemas. Adianta investir em uma ideia ou ferramenta de alta tecnologia se os dilemas da sua indústria não forem resolvidos?

Inovação é utilizar estratégias ou ferramentas que:

  • solucionem problemas;
  • aumentem as oportunidades de negócio;
  • reduzam custos;
  • otimizem processos melhorando os resultados.

Assim, ao aderir à inovação na gestão de sua indústria, você poderá:

  • atrair mais clientes;
  • aumentar a competitividade da sua indústria no mercado;
  • aprimorar os processos de trabalho da sua equipe;
  • desburocratizar procedimentos;
  • reduzir custos, entre outras ações.

Práticas para inovação na indústria

As práticas de inovação buscam sempre melhorar os resultados das empresas. Confira algumas delas para começar a aplicar na sua indústria.

Cultura da inovação

O primeiro passo para se obter sucesso com inovação é mudando a cultura organizacional da sua indústria. Manter valores e normas ultrapassadas pode ser o que está impedindo sua empresa de crescer. Mudanças podem, e tendem, a ser boas. A cultura da inovação é muito mais do que investir em tecnologia. É uma filosofia e deve ser aceita por todos na sua empresa.

Novas tecnologias

Inovação é muito mais, mas também é tecnologia. Investir em infraestrutura e tecnologia resulta na modernização dos processos internos e externos de uma empresa. E, apesar de soar dispendioso, o retorno vale a pena, afinal, você reduz tempo e recursos. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas mostrou que para cada 1% de investimento em tecnologia o aumento nos lucros é de 7% a médio prazo.

Comunicação digital

Muitos gestores ficam receosos na hora de investir em comunicação e marketing, principalmente no âmbito digital. Isso ocorre por falta de afinidade com a área. Porém, com a expansão da internet, a comunicação digital é fundamental para o crescimento da sua empresa.

A presença digital é fundamental mas, mais do que estar presente na internet, é preciso se dedicar ao relacionamento com o cliente. Adote o marketing digital! Além de demandar um menor investimento de recursos, tem se provado a maneira mais eficaz de atrair e converter leads, principalmente com as práticas de Inbound Marketing.

Automação de processos

Utilizar ferramentas para automação de processos é uma das melhores formas de aplicar a tecnologia para solucionar de problemas. Existem diversas opções no mercado que auxiliam todos os setores da sua indústria. No marketing, por exemplo, as ferramentas de automação auxiliam desde o desenvolvimento das estratégias até a execução. Elas também são importantíssimas para o gerenciamento do relacionamento com o cliente.

Em suma, inovar é imprescindível para quem quer se manter competitivo no mercado. A prática da inovação na indústria representa uma mudança cultural e estrutural. Esse hábito permite focar em melhorias constantes e maior facilidade para solução de problemas e redução de custos. Não espere mais para colocar em prática as mudanças que você quer para sua empresa.

Para saber mais sobre como inovar e aumentar sua presença no mundo digital, siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn e aproveite nossos conteúdos sobre o assunto!

Comentários

Comentários

Rastreou de seu site.

Deixe um comentário

Você deve ser logado para publicar um comentário.