Inbound Marketing: por que certas empresas não conseguem resultados?

O Inbound Marketing é uma estratégia que ainda está se consolidando no Brasil. Por aqui, os profissionais da área estão correndo para aprender a metodologia e colocá-la em prática. No entanto, as coisas nem sempre saem como o esperado. Em áreas como a indústria, por exemplo, vêm acontecendo uma série de desacertos na prática do Inbound.

Diante desse cenário, resolvemos escrever um artigo para apresentar alguns dos erros mais recorrentes que impedem que algumas empresas atinjam bons resultados utilizando a metodologia. A seguir, acompanhe quais são esses desajustes e o que fazer para não cometê-los.

Desconhecer o que é o Inbound Marketing

O Inbound consistem em atrair uma audiência qualificada e possui como principais pilares o marketing de conteúdo, a estratégia em redes sociais e as técnicas de SEO.

Embora o método seja produzir e compartilhar conteúdos voltados para um público específico, o objetivo final é gerar oportunidades para o time de vendas. Após conquistar a permissão para se comunicar com as pessoas, é preciso nutrir esses relacionamentos com visão comercial, coletando dados relevantes e conduzindo-os para ações estruturadas de vendas.

Quando não se compreendem esses objetivos, obviamente não os resultados se tornam ineficientes, uma vez que não há conhecimento sobre o que se deve fazer ou como se deve fazê-lo.

Não ter nenhum planejamento

Não se planejar pode ser um pecado mortal para a estratégia de Inbound Marketing. Por outro lado, planejar as ações antes de colocá-las em prática é essencial para aplicar a técnica com sucesso e colher os resultados esperados.

Para não cometer esse erro, trace suas metas e pense no caminho que você precisa percorrer para chegar aos seus objetivos. Defina ações para cada etapa do funil e crie seu calendário editorial, por exemplo. Busque planejar aquilo que será executado, de acordo com a estratégia principal da empresa.

Colocar todas fichas na tecnologia

Obviamente, a tecnologia é incrível e faz muito pelo crescimento organizacional. No entanto, não pense que ela fará tudo pelo seu negócio. A ferramenta é apenas um apoio no contexto da sua missão. E quando falamos em Inbound, é essencial trabalhar aspectos como humanização e personalização, por exemplo.

A tecnologia e a automatização de tarefas são apenas alguns meios para colocar sua estratégia em prática. Ou seja, é preciso que elas sejam pensadas com cautela, por meio de análises e aprimoramentos contínuos, além de consistência e qualidade.

Não analisar os resultados

Definitivamente, não existe estratégia eficiente de Inbound Marketing sem números. Analisar os resultados e aperfeiçoá-los é algo que deve ser contínuo.

Lembre-se de que executar sem analisar os números fará com que você não saiba o que conquistou e o que precisa fazer para melhorar. Sem avaliar as métricas você, provavelmente, ficará paralisado e não saberá para onde deve ir.

Esperar resultados no curto prazo

Esse tipo de postura não combina com Inbound Marketing. Os resultados demoram um pouco para ficarem evidentes e, por isso, é crucial que a empresa tenha paciência. As ferramentas levam tempo para indexar seu site ou blog, por exemplo, e por isso seu nome não se torna conhecido rapidamente.

No entanto, com o tempo, a análise de resultados e os ajustes necessários você terá mais visibilidade e começará a fortalecer a sua presença online. Aí, sim, começará a colher os resultados desejados, que são bem superiores em relação ao concorrente que não pratica esse tipo de estratégia.

O universo do Inbound Marketing conta com muitos detalhes, e a prática faz com que as suas vantagens apareçam de forma gradual. Com a vivência e o investimento, a sua empresa perceberá o quanto vale a pena aplicar a metodologia.

Agora que você sabe o que não fazer, é a hora de colocar a sua estratégia em prática, a fim de alcançar seu sucesso.

Para ajudá-lo nesse desafio, entenda com mais detalhes o que é Inbound Marketing e quais são as suas principais ferramentas.

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