Inbound Marketing: saiba o que é e suas principais ferramentas

Com as mudanças na forma de consumir informação nos últimos anos, as empresas tiveram que repensar a maneira de fazer marketing digital. Cada vez mais informado e exigente, o consumidor não quer mais ser interrompido por anúncios, o que acaba aumentando a rejeição às estratégias do Outbound Marketing (marketing tradicional interruptivo) e abrindo espaço para o crescimento exponencial do Inbound Marketing.

Mas, afinal, o que é Inbound Marketing? Neste artigo, você vai conhecer mais sobre essa estratégia que está revolucionando as relações entre empresas e consumidores. Acompanhe!

O que é Inbound Marketing?

Também conhecida como Marketing de Atração, essa estratégia busca atrair clientes até o seu negócio por meio de conteúdo relevante. O objetivo é fazer com que os potenciais consumidores da sua empresa te encontrem e, então, desenvolver um relacionamento com eles. Como? Entendendo suas necessidades, ajudando-os a solucioná-las.

Enquanto no Oubound Marketing se oferece os produtos ou serviços para o público em geral, no Inbound sua empresa foca os esforços em atrair apenas quem realmente tenha algum interesse pelo seu negócio.

O Inbound Marketing é dividido em 4 etapas:

  1. atrair: aumentar o tráfego de visitantes;
  2. converter: transformar visitantes em leads;
  3. fechar: levar os leads a se tornarem clientes;
  4. encantar: fazer os clientes virarem promotores da sua marca.​

Quais as ferramentas utilizadas pelo Inbound Marketing?

Cada uma das etapas demanda ações para atingir seus objetivos. Todas as ferramentas são essenciais para o sucesso da sua estratégia, mas algumas podem ser usadas em todas as etapas e outras terão mais sucesso em uma específica. Confira algumas:

Blog

Esse é o carro-chefe do Inbound Marketing. Afinal, como o foco é a produção de conteúdo, ele é o lugar onde toda essa produção será hospedada. É utilizado em todas as etapas, até porque, para cada uma delas será produzido um conteúdo específico.

Mídias sociais

As mídias sociais, assim como o blog, servem para todas as etapas. Elas são fundamentais para reforçar a presença da sua marca online, o relacionamento com o público e promover conteúdo, especialmente do blog.

SEO

Trata-se do conjunto de estratégias que faz com que seu site seja encontrado mais facilmente em pesquisas no Google. Não ser encontrado em buscas representa a perda de diversas oportunidades de negócios.

Landing pages

São páginas criadas para converter visitantes em leads, ao oferecer alguma recompensa em troca de informações pessoais para que a empresa consiga, posteriormente, realizar contatos com esse potencial consumidor.

E-mail marketing

Uma vez que você já iniciou um relacionamento com seu possível cliente e tem seus dados de contato, é preciso nutrir esse relacionamento para que ele continue interessado. E uma das formas de conseguir isso é pelo uso do e-mail marketing. Com as informações coletadas do seu lead, você envia mensagens e conteúdos personalizados para cada segmento, aumentando as chances de fechar o negócio.

Automação de marketing

As ferramentas de automação de marketing é o que dá escalabilidade ao Inbound Marketing. Elas viabilizam o relacionamento com dezenas de milhares de leads, permitindo a personalização de conteúdo, mas automatizando uma série de tarefas, possibilitando ao marketing “conversar e nutrir” grandes grupos de clientes potenciais de maneira automatizada até que os leads se tornem oportunidades reais, justificando a atenção dos vendedores. Além disso, também permite a centralização de dados, o que auxilia a mensuração de cada uma das suas estratégias.

Quais as principais vantagens do Inbound Marketing?

Ao adotar o Inbound Marketing, você obtém retornos importantes em diversas frentes, como:

  • aumento do reconhecimento e credibilidade da sua marca;
  • engajamento de consumidores;
  • redução da jornada de compra do cliente;
  • aperfeiçoamento da análise de resultados etc..

Sendo ainda que todas essas vantagens impactam positivamente no seu retorno financeiro. Isso porque o Inbound Marketing custa 62% menos que o Outbound Marketing, de acordo com a Demand Metric. Além disso, o ROI (retorno sobre o investimento) médio é de 275%.

Como deu para notar, o Inbound Marketing é imprescindível para qualquer empresa que quer se destacar e atrair cada vez mais clientes. Porém, não é uma estratégia que pode ser implementada da noite para o dia: ela demanda tempo e análise. Por isso, conte com a ajuda profissional para obter o máximo de sucesso em seu negócio.

E aí, entendeu o que é Inbound Marketing? Quer saber mais sobre o assunto? Siga nossas redes sociais (Facebook, Twitter e LinkedIn) e fique por dentro de todas as novidades da área.

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