Market share: aumente a participação de seu negócio com novas oportunidades

É importante saber exatamente onde se pisa com seu negócio. Isso possibilita estratégias mais certeiras, corrigir falhas, aprimorar processos. Enfim, te coloca no caminho do crescimento. E é exatamente disso que se trata o market share.

Neste artigo veremos:

  • O que é market share?
  • Qual sua importância?
  • Como se calcula o market share?
  • Aumente a participação de sua empresa
  • Um exemplo real

O que é market share?

Qual é a participação de sua empresa dentro do nicho em que atua? Pois então, o market share – que na tradução livre significa algo como quota de mercado – mede justamente essa expressão. Traz dados como volume de vendas, valor de mercado, porção de público que detém.

Qual sua importância?

Uma ferramenta que mede a força de seu negócio no mercado rende informações relevantes. Quando há aumento de participação indica que as ações planejadas estão se saindo bem. Já o contrário alerta para a necessidade de mudanças.

Se fizermos um paralelo com o futebol, seria como calcular o desempenho do time tendo mais precisão. Dessa forma, o técnico teria um olhar detalhado para complementar suas impressões e endireitar sua equipe rumo à conquista do campeonato.

Como se calcula o market share?

Há diferentes maneiras de se calcular esse parâmetro. Abaixo veremos algumas das mais usadas.

Público-alvo

Divida o número de clientes conquistados pelo de potenciais clientes na área em que seu negócio atua. Suponha que seu público-alvo é de homens entre 40 e 60 anos dentro de uma região que contabiliza 150 mil homens nessa faixa-etária. Agora imagine que sua base seja de 20 mil clientes. Logo, sua quota será de cerca de 13%.

Receita

Neste caso, o cálculo é feito da seguinte forma: divida a receita da empresa pela receita total das empresas mais relevantes do setor. Como nesse caso nem sempre é possível acessar dados concretos, o parâmetro acaba tendo que se basear em estimativas.

Valor de mercado

Este cálculo segue a linha dos anteriores: divida o valor de mercado de sua empresa pelo valor de mercado total das companhias mais relevantes do setor (incluindo a sua). Pense que sua marca está avaliada em R$ 30 milhões e que há outras três concorrentes expressivas em sua região, cada qual avaliada em R$ 15 milhões.
Logo: 30/(30 + 15 + 15 + 15), ou seja, 30/75 = 0,4 (market share de 40%)

Aumente a participação de sua empresa

Certo, já deu para perceber que o interessante é aumentar sua participação no mercado. Mas como conseguimos isso? Bem, existem técnicas com as quais podemos contar que rendem retornos satisfatórios. Aqui vão algumas dicas:

Reduzir o preço

Quem é que não gosta de algo bom e em conta? De repente, é isso o que falta para seu negócio crescer. Estude uma redução dos preços que pratica ou um plano de descontos. Para evitar prejuízos, pense nisso na forma de promoções.

Marketing digital

O mundo gira em torno de smartphones, aplicativos, redes sociais. Ou seja, o digital rege nossas vidas. Então, planejar ações voltadas para esse ambiente te coloca em contato com uma fatia considerável de público.

Relacionamento com o cliente

Duas devem ser suas frentes de batalha: conquistar novos clientes e manter os que já tem. Por isso, capriche no aprimoramento dessa relação. Não é que cliente satisfeito volta; na verdade, ele não vai embora.

Inovação

Se há o que potencialize os dois tópicos anteriores, é a inovação. Dedique-se a permanecer atualizado e a oferecer novidades. Inovação, diga-se, não necessariamente queira dizer que você tenha que reinventar a roda. Significa desenvolver soluções mais atraentes ao consumidor – tanto o seu quanto os de seus concorrentes.

Um exemplo real

Vejamos market share na prática. A IDC, empresa de dados de mercado, divulgou há algum tempo um relatório com os sistemas operacionais mais utilizados no mundo em 2020.

O grande destaque foi o da Google, ChromeOS, que vem crescendo de forma acelerada. Já é o segundo sistema operacional mais utilizado no mundo – perdendo apenas para o Windows, da Microsoft.

As três maiores marcas detêm as seguintes fatias:

  • Windows: 80,5%
  • ChromeOS: 10,8%
  • Apple: 7,5%

Contate o time da Monolito e vamos inflar a participação de sua empresa no mercado.

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