Marketing de lançamento: a fórmula para lançar produtos no mercado

Marketing de lançamento - a fórmula para lançar produtos no mercado

Você ou sua empresa tem um novo produto ou serviço e você pretende fazer aquele barulho para apresentá-lo ao mercado. Há dois caminhos: divulgar de qualquer jeito ou apostar em uma estratégia certeira para atingir o resultado esperado. Se sua preferência é pelo segundo caminho, você optou pelo marketing de lançamento. 

  • O que é marketing de lançamento? 
  • Como estruturar uma campanha 
  • Fórmula de Lançamento 
  • Etapas da Fórmula de Lançamento 

O que é marketing de lançamento? 

Marketing de lançamento nada mais é do que uma estratégia para divulgar um novo produto ou serviço no mercado: um modelo de carro, o aguardado disco de sua banda favorita, um sanduiche daquela famosa rede de fastfood… Tudo o que se possa imaginar. 

Como estruturar uma campanha 

Para ser eficiente, o marketing de lançamento deve ser estruturado em ações bem planejadas: 

Persona 

O ponto de partida é conhecer o consumidor do produto ou serviço que lançará. Para ter sucesso, você precisa resolver um problema ou satisfazer um desejo dessa persona. Aí está o pulo do gato. 

Concorrência 

Pesquise o que seus principais concorrentes diretos estão fazendo. Veja quais são as estratégias deles e descubra as brechas que pode usar para diferenciar seu lançamento. 

Orçamento 

Ponto fundamental. Defina quanto gastará com sua estratégia ou como aplicará o investimento disponível para o lançamento. Organize ações prioritárias, estabeleça um cronograma. Planeje com cuidado cada etapa para evitar imprevistos que possam comprometer os trabalhos. 

Comunicação 

Conhecendo o público, a forma como pretende fazer isso e a verba disponível, chega a hora de planejar a comunicação. Marketing de lançamento bem feito não necessariamente usa todos os canais disponíveis. Na verdade, foca nos mais adequados, ou seja, aqueles em que estão sua persona. A partir daí são estabelecidos o tom de voz, a identidade visual, e tudo o mais que te aproxime desse consumidor. 

Estrutura 

Desenvolva um funil de vendas para sua estratégia. Isso inclui pensar nos conteúdos que fará para cada etapa e também em elementos como material rico, página de captura, CTAs. Deixe, também, seu time de vendas alinhado e pronto para oferecer a melhor experiência aos clientes e potenciais clientes. 

Testes 

É importante testar os pilares de sua estratégia antes de colocá-la em prática. Então, veja como funcionam os conceitos definidos para produtos, serviços, mensagens, campanhas, etc. Se precisar, faça ajustes. Uma vez satisfeito, aí sim, dá para lançar. 

Acompanhamento 

Após iniciar seu marketing de lançamento, você e seu time devem monitorar de perto cada resultado frequentemente. Compare as métricas conquistadas com as metas definidas. Novamente, se preciso, faça ajustes. 

Fórmula de Lançamento 

Uma aliada para sua campanha pode ser a Fórmula de Lançamento. Trata-se de um programa voltado a negócios de alto rendimento em curto espaço de tempo. O objetivo é fazer 6 em 7, ou seja, faturar mais de 6 dígitos em 7 dias consecutivos. 

O norte-americano Jeff Walker é o nome por trás da ideia, e quem a popularizou no Brasil foi o empreendedor do marketing digital Erico Rocha. 

Veja a seguir uma das maneiras como essa metodologia pode te ajudar. 

Etapas da Fórmula de Lançamento 

O processo estrutura-se, basicamente, em quatro etapas-chave: 

Pré-Pré-Lançamento (PPL) 

Fase de preparação. Aqui você trabalha a autoridade de sua marca. É o momento de engordar sua lista de contatos com leads

Duração: de 60 a 180 dias. 

Pré-Lançamento (PL) 

Período de intenso trabalho em cima das inscrições. Apresente seu produto ou serviço para a audiência conquistada com uma oferta incrível. Use e abuse dos gatilhos mentais de urgência, escassez e prova social. 

Duração: 7 dias. 

Lançamento (Carrinho Aberto) 

Atraia a maior quantidade de compradores usando técnicas de neuromarketing. A chave, aqui, é usar a ideia de tempo limitado para acelerar a meta de fazer 6 em 7. 

Duração: no máximo, 7 dias. 

Pós-Lançamento 

É hora de entregar a prometida oferta incrível. Aproveite para entregar mais que o produto ou serviço oferecido. Transforme a experiência dos clientes em algo fora de série, maravilhoso. Fidelizar também é parte da estratégia. 

Viu só, como dá para tornar seu marketing de lançamento em algo ainda maior e mais produtivo? Então, mãos à obra! Se precisar de ajuda, fale com a Monolito

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1 ano atrás

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