Marketing de relacionamento: a aposta na fidelidade

Marketing de relacionamento a aposta na fidelidade

Marketing de relacionamento não significa apenas oferecer um bom atendimento. É preciso conhecer o cliente e ter criatividade para colocar em prática ações que o transforme em um fã e defensor da marca.

O marketing de relacionamento tem papel estratégico para se ganhar espaço em um mercado com grande concorrência. Empresas que têm entre os seus valores uma cultura com foco no cliente trabalham como mais eficiência porque é mais barato vender para as pessoas que já te conhecem do que gerar novos leads. Aliás, o objetivo deste tipo de marketing é ir além de aumentar as vendas, mas sim de conquistar novos fãs, novos defensores da marca.

Este artigo vai mostrar para você:  

  • O que é marketing de relacionamento?
  • Importância do marketing de relacionamento
  • Como aplicar o marketing de relacionamento

O que é marketing de relacionamento?

A missão do marketing de relacionamento é criar ações para impactar seus clientes sempre de forma positiva. É conquistar e trabalhar na fidelização do cliente para que se ele se torne não só um simples consumidor, mas um defensor da marca. Para alcançar esses objetivos, as estratégias de marketing desenvolvem programas de benefícios e vantagens para reforçar esse relacionamento.

Importância do marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento não se limita apenas a aumentar vendas, mas sim a conquistar novos fãs. Quando sua marca oferece um produto ou experiência que o cliente não encontra em nenhum outro lugar o relacionamento vai se fortalecendo. Nesta relação, uma empresa recebe feedbacks e com isso consegue entender seu público ainda melhor, o que eleva a geração de valor. Assim, a empresa consegue aumentar o lifetime value, reduzir gastos com anúncios e ter uma comunicação com o cliente mais alinhada.

Como aplicar o marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento envolve muita pesquisa e uma visão de longo prazo. Confira como começar com um passo a passo:

Faça análise dos dados

Verifique a taxa de recorrência de seus clientes. Por que eles voltam a comprar da sua empresa? Ter essas informações ajuda a entender quais diferenciais são importantes para os clientes e outros que podem ser trabalhados.

Conheça o cliente e trabalhe a personalização

Sem entender a fundo o seu cliente não há como iniciar uma estratégia de marketing. Elabore as personas do seu negócio, entenda as necessidades desse público-alvo e se comunique de forma personalizada com cada um desses grupos. Segmentar o público é fundamental para se trabalhar com marketing de relacionamento.

Incentive o retorno

Alimentar a relação com o cliente permite conhecê-lo melhor. Os programas de fidelidade, em que são oferecidas vantagens a cada nova compra, permitem não só aumentar as vendas, mas estender o relacionamento com os clientes por mais tempo. Quando se ganha um brinde por responder a uma pesquisa também é forma de obter retorno. São ações que trazem mais conhecimento para tornar esses clientes verdadeiros fãs da sua marca.

Utilize ferramentas de marketing

E-mail marketing, redes sociais, blogs, canais no YouTube são alguns exemplos de canais que podem ser trabalhados para construir o relacionamento com os clientes. Uma dica importante para usar as ferramentas de marketing digital é trazer algo diferenciado de acordo com cada um dos canais e, principalmente, que agrega valor. O público não quer ver só anúncios e nem um bombardeio dos mesmos conteúdos nos diversos canais. Faça uma comunicação exclusiva para cada um deles.

Medir os resultados

Analisar as métricas é fundamental para medir o sucesso de uma campanha de marketing de relacionamento. Números de acessos, taxa de abertura de e-mails, taxa de cliques, conversões, entre outras métricas, devem ser monitorados de forma sistemática para avaliar se o relacionamento com os clientes tem realmente se fortalecido e gerado os resultados esperados. 

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