Marketing financeiro: gere mais confiança e atraia consumidores

Marketing financeiro - gere mais confiança e atraia consumidores

Já faz tempo que bancos, financeiras etc., perceberam ser possível expandir negócios. E uma das principais maneiras foi investindo em campanhas que reduzam a distância entre o tema e o consumidor. Não só tem funcionado como impulsionou um ramo hoje fundamental, o do marketing financeiro. 

Neste artigo veremos: 

  • O que é marketing financeiro? 
  • Por que investir nessa estratégia?  
  • Como funciona o marketing financeiro 

O que é marketing financeiro? 

Divulgar instituições financeiras, este é o maior propósito da estratégia que estamos abordando. Isso significa que, além de bancos, seguradoras, assessorias financeiras, empresas investidoras ou de recuperação de crédito, escritórios contábeis, entre outras organizações, têm essa ferramenta à disposição. 

O objetivo é estender as fronteiras dos negócios. Desde conquistar novos clientes a aprimorar a comunicação com eles ou melhorar o posicionamento no mercado, as possibilidades são inúmeras. 

Por que investir nessa estratégia? 

Falar sobre dinheiro, aplicações, juros ao ano, tarifas, taxas, etc., costuma parecer algo complexo para muitas pessoas. Vira um fator limitador para novos negócios, pois cria distância entre empresas e consumidores. 

Aí está uma das vantagens do marketing financeiro: facilitar a compreensão do tema, desmistificar conceitos e romper tabus. Ou seja, aproximar as pessoas desse universo de maneira leve e humanizada. Faz parecer fácil cuidarmos de nossas próprias finanças. 

Outra vantagem, claro, é atrair clientes e aumentar as possibilidades de negócios. Após educar e engajar o público, valorizar a autoridade da empresa, o caminho fica mais curto para o sucesso. 

Como funciona o marketing financeiro 

Na essência, o ponto de partida é bem semelhante aos outros tipos de marketing. Primeiro, deve-se planejar e estruturar uma estratégia de conteúdo. Isso engloba etapas como definir: 

  • Objetivo; 
  • personas
  • Linguagem a ser adotada; 
  • Conteúdos
  • Metas (quantidade de conteúdo a ser produzido, tráfego e engajamento desejados, vendas, etc.); 
  • Cronograma editorial; 
  • Técnicas de SEO

Também será necessário escolher os canais mais eficazes dentro do setor financeiro. O blog é uma alternativa certeira. Você consegue abastecer o público com informações variadas e endereçadas a cada etapa do funil de vendas

Pode, ainda, nortear as demais ações a partir do que posta – por exemplo, que temas aprofundar em um e-book, o que abordar em webinares, podcasts, vídeos para YouTube e nas redes sociais. Desse jeito, você cria todo um cenário favorável a atrair a atenção do público para sua empresa. 

Por onde começar 

Quando se fala em setor financeiro, naturalmente, pensamos em bancos. Porém, há outros tipos de empresas e públicos. Por isso, é importante ter clareza quanto ao ramo, clientes e mercado, e daí abordar os assuntos que sejam relevantes para atingir os resultados esperados.
Considere o seguinte: 

  • Aborde as principais dúvidas das personas 
  • Use linguagem simples e descomplicada 
  • Aproveite o máximo de canais 
  • Mensure e analise resultados 

Depois, chega o momento de planejar como aplicar sua estratégia de marketing financeiro. E aqui vão mais algumas dicas: 

Explicar a área de forma fácil 

Uma boa maneira de aproximar o público e converter clientes é proporcionando segurança. Não apenas segurança nos serviços oferecidos, mas na compreensão das vantagens que a empresa oferece. Ou seja, fazer com que as pessoas (em sua maioria leiga na área financeira) conheçam minimamente conceitos, funcionamento e por que vale a pena investir em determinada opção. 

Interatividade 

Além de “mastigar” detalhes e processos aos usuários, com conteúdos interativos, você tem a chance de coletar dados sobre eles. Por exemplo, um simulador de investimento no site de sua empresa. 

Transmissões ao vivo 

Excelente ferramenta de engajamento, com a qual você pode tratar de tendências, novidades, vantagens de determinados serviços, diferenciais de sua empresa para o dia a dia do cliente, demonstrações. Com as transmissões ao vivo (lives), você reforça a autoridade da companhia ao mesmo tempo em que abre diálogo direto com o público (pelos comentários). 

Vídeo 

As possibilidades com os vídeos são inúmeras. Você pode oferecer desde tutoriais de seus serviços/produtos a aulas, treinamentos, conteúdos evergreen, etc. Para marketing financeiro, o audiovisual tem uma força e tanto. 

Podcast 

Ótima ferramenta para apresentar novidades, informar, detalhar temas, tirar dúvidas. E isso pode ocorrer em variados formatos: comentário, entrevista, bate-papo descontraído. 

Guest post 

Estratégia de SEO que ajuda a criar autoridade para a página da empresa nas pesquisas dos buscadores e para quem navega pela internet. Também gera aumento de tráfego, por meio de backlinks

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