Métricas de marketing: quais são os indicadores mais relevantes?

Definitivamente, não existe uma estratégia eficiente de marketing ou marketing digital sem análise de números. Mas, veja bem: é um trabalho que exige atenção, seriedade e consistência.

Alguns indicadores demonstram a performance do negócio e podem ser essenciais para a tomada de decisões da empresa. E, como em qualquer estratégia, é preciso ler nas entrelinhas o que um determinado número está indicando.

Se seu objetivo é gerar mais vendas, por exemplo, é preciso tomar cuidado com as chamadas métricas da vaidade, representadas por curtidas, comentários e compartilhamentos, as quais, muitas vezes, não revertem necessariamente em novos negócios.

Neste texto, vamos apresentar quatro métricas de marketing que têm real impacto no seu negócio. Acompanhe!

Retorno sobre investimento (ROI)

O retorno sobre investimento (ROI) é uma das principais métricas de marketing e indica o quanto seus esforços nessa área estão de fato gerando lucros para a empresa. Para calculá-lo, é muito simples:

ROI = (receita – valor do investimento) / valor do investimento.

Para ficar bem claro, suponha que você tenha investido R$ 4.000,00 em uma campanha de marketing e, com ela, obtido R$ 5.000,00 de receita. Dessa forma:

ROI = (5.000 – 4.000)/4.000

ROI = 1.000 / 4.000

ROI = 0,25

Nesse caso, seu retorno seria de 0,2, ou 20%, sobre o valor que investiu.

Custo de aquisição do cliente (CAC)

O custo de aquisição do cliente (CAC) é essencial para mostrar quanto seu negócio investe para conseguir um novo consumidor do seu produto ou serviço.

Para medir o CAC, é preciso somar os custos com o marketing em um determinado período e comparar isso com os resultados obtidos.

Assim, vamos supor que você tenha investido R$ 5.000,00 em um período de 2 meses e conquistado 10 novos consumidores nesse tempo.

Isso significa que, por mês, você gastou R$ 2.500,00 e conquistou 5 clientes, ou seja, seu CAC seria de R$ 500,00. Dessa forma, você consegue avaliar se o valor encontrado vale a pena ou não.

Ticket médio

O ticket médio é uma métrica que indica o valor que cada consumidor gasta, em média, nos produtos ou serviços da organização.

É possível calcular ticket médio por transação, que é mais comum, ou ticket médio mensal. A decisão sobre qual abordagem usar depende da natureza do seu negócio e que informação mais ajuda na gestão do negócio.

Em nossos exemplos, vamos buscar o ticket médio mensal, ou seja, o valor total médio gasto por cada consumidor mensalmente. Dessa forma, você poderá utilizar essa métrica para realizar o cálculo de outras métricas muito importantes. A fórmula para isso é bem simples:

Ticket médio mensal = receita mensal / número de consumidores do mês

Lifetime value (LTV)

Após descobrir o CAC, como você vai saber se o investimento é muito alto ou não? Isso pode ser feito por meio do lifetime value ou valor vitalício do cliente (LTV, na sigla em inglês). Basicamente, o LTV consiste em prever quanto dinheiro sua empresa espera receber, em média, com cada consumidor pelo período no qual ele compra seu produto ou serviço.

Embora dependa de outras métricas, o cálculo do LTV é simples. Você precisa do ticket médio e da taxa de abandono (também conhecida como churn) dos consumidores e, assim, saberá quanto tempo, em média, eles utilizam seu produto ou serviço. Dessa forma, multiplica-se o ticket médio mensal pelo tempo que os clientes permanecem.

Vamos supor que seu ticket médio seja de R$ 100,00 e o tempo de permanência, de 6 meses. Assim, temos:

100 (ticket médio) x 6 (tempo de permanência) = R$ 600,00 (LTV).

O que achou dessas métricas de marketing? Já utiliza alguma delas em suas estratégias? Como você pôde perceber, realizar a análise desses números é primordial para o crescimento do negócio.

Tenha sempre atenção aos indicadores que realmente impactam sua empresa e tome muito cuidado com as chamadas métricas da vaidade, combinado?

Se você acha que é o momento de trabalhar ações como essas em sua empresa, entre em contato com a gente. Oferecemos estratégias personalizadas para o seu negócio.

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