Mídiakit: o que é e como preparar o seu

Mídiakit o que é e como preparar o seu

Desde que o mundo se tornou digital, o número de influenciadores cresceu bastante. Eles se tornaram um nicho disputado por estratégias de marketing que buscam visibilidade. Isso levou donos de canais de YouTube, Instagram, Twitter e Facebook a adotar uma postura profissional para crescer. Atrair patrocinadores, afinal, requer uma proposta boa, apresentada de maneira assertiva e com criatividade. É aqui que entra o midiakit, essa excelente maneira de destacar seu produto/serviço (ou canal). Preparamos este artigo para te ajudar na elaboração do seu.

Veja o que abordamos:

  • O que é midiakit?
  • Benefícios
  • Como preparar seu midiakit
  • Cuidado para não bobear

O que é midiakit?

É o conjunto de informações que compõem a apresentação comercial da uma marca, empresa ou plataforma de influência. Serve como referência para reforçar a credibilidade de uma proposta de negócio, por exemplo. Inclui dados como contato, número de acessos, visualizações e outras estatísticas relevantes, tiragem (para impressos), além de público-alvo e valores. Tudo isso diagramado com uma identidade visual chamativa.

Benefícios

Se bem elaborado, o midiakit é uma excelente estratégia dentro de seu planejamento de vendas. Isso porque agiliza muitas das dúvidas que costumam surgir nos contatos iniciais. Deixa aquela primeira boa impressão, sabe?

Essa abertura positiva permite alinhar valores com parceiros, transmitir credibilidade, profissionalismo e seriedade, e convencer patrocinadores a fecharem com sua proposta.

Para que seu midiakit seja mais eficiente, é importante deixar claro o perfil de seu público e os principais números de seu negócio.

Como preparar seu midiakit

O propósito e a criatividade devem caminhar juntos na elaboração de um midiakit. Quanto mais atraente, melhor. Em outras palavras, não há um formato definido, o que dá liberdade para que cada um elabore sua estratégia como bem entender.

Apesar da flexibilidade, há dados fundamentais para esse tipo de documento. São estes:

Apresentação

Nem que seja um parágrafo, mas explique quem você ou sua empresa é.

Missão, valores e visão

Essas informações complementam a apresentação, apontando o sentido por trás do trabalho realizado.

Nicho de mercado

Especifique qual é seu nicho de mercado. Isso dá a chance de o potencial anunciante avaliar se a proposta se encaixa, ou não, a seu perfil.

Perfil do público

Destacar o perfil de público tem um objetivo similar ao de citar o nicho de mercado. Um anunciante não quer investir em uma proposta que dialogue com um consumidor que não é o seu. Aqui vale a pena apresentar sua persona.

Número de seguidores

Ajuda a reforçar a autoridade e a credibilidade da marca. Isso será útil para um eventual anunciante medir o grau de impacto que sua proposta trará para ele. Esqueça dar aquela maquiada na quantidade de seguidores que realmente tem ou até comprar seguidores.

Estatísticas

Mostra o quando seu negócio tem de engajamento, ou seja, qual é o grau de interação com seu público. Esse dado interessa bastante a um potencial anunciante, afinal, ter quantidade de seguidores não necessariamente significa haver uma grande interação.

Parcerias e casos de sucesso

Citar alguns projetos que você fez e que deram certo (escolha os melhores) dá mais consistência a sua proposta. Isso passa mais segurança ao potencial anunciante.

Valores

É interessante ter duas versões de midiakit, uma com e outra sem seus valores. A primeira, você direciona a contatos que têm interesse em sua proposta. A segunda, a contatos que quer tentar fechar negócio e não sabe se dará certo.

Para a produção do midiakit, há softwares de edição de imagens, diagramação etc. Caso você não tenha conhecimento suficiente para usá-los, pode apelar para uma excelente alternativa, o Canva. Essa plataforma online tem por objetivo a criação de peças gráficas por meio de templates – tudo de forma simples e intuitiva.

Cuidado para não bobear

Um bom mídiakit traz as informações vistas no tópico anterior. Entretanto, é válido evitar certos deslizes. Dependendo da maneira como você finaliza o seu, pode deixá-lo desinteressante e, assim, perder oportunidades.

Aqui vão dicas para te abrir os olhos:

  • Prepare um material bonito e organizado;
  • Capriche na diagramação;
  • Evite dados desnecessários;
  • Dados demais pode comprometer seu objetivo.
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