O que é SEO? 4 ações simples para melhorar sua presença online

Você sabe o que é SEO? Um site se tornar destaque na pesquisa do Google – sem investimento em links patrocinados – é o sonho de qualquer empresa. E a melhor maneira de conseguir tal feito é justamente pelo uso das práticas de SEO.

SEO é a sigla de Search Engine Optimization, que pode ser traduzido como otimização em motores de busca.

Com algumas ações simples no seu site/blog, sua indústria pode obter um grande destaque online. Quer ver?

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o que é SEO e como aplicá-lo, este texto é para você! Vamos esclarecer o que é essa estratégia e mostrar as melhores práticas virar o número 1 no Google. Então, continue lendo e confira!

O que é SEO?

Basicamente, SEO é o conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o ranqueamento de uma página nos motores de busca. Esse trabalho é feito para garantir um melhor resultado de forma orgânica, ou seja, sem pagar nada por isso.

Por conta disso, ele está dentre as principais ações a serem desenvolvidas em qualquer estratégia de Marketing Digital. Por isso, na hora de desenvolver o conteúdo de um site, deve-se levar em conta fatores estabelecidos pelo Google. Essas “regrinhas” avaliam as páginas existentes na internet e garantem o rankeamento de cada uma delas nos motores de busca.

Quais são os critérios de ranqueamento do Google?

O trabalho de ranqueamento da principal ferramenta de busca do mundo é feito por meio do seu algoritmo automatizado. Esses bots levam em consideração fatores que definem a relevância de uma página sobre o termo pesquisado pelo usuário. Esses fatores podem ser divididos em on page e off page. São eles:

On page

São os fatores internos do site. Entre eles, podemos citar:

  • conteúdo relevante;
  • URLs claras e curtas;
  • bom uso e colocação das palavras-chave;
  • boa experiência de navegação do usuário.

Off page

Entram aqui os fatores externos, como:

  • quantidade de links para o site;
  • referências que apontam para sua página;
  • autoridade da página que aponta para o artigo.

4 ações simples para melhorar sua presença online

1. LSI (uso de palavras-chave)

O Google faz uma análise semântica — ou LSI (Latex Semantic Index) — para avaliar a qualidade do conteúdo. Por isso, é muito importante fazer um bom uso das palavras-chave. Use-as no H1 (título da página) e, se possível, em pelo menos um H2. Coloque-as também no início do conteúdo, para que o Google identifique rápido que você, realmente, está tratando do assunto proposto.

Quanto ao número de vezes em que a palavra-chave deve aparecer, não existe um número exato. Apenas evite exageros. E uma dica extra: descobrir o volume de pesquisa das palavras-chave é a melhor maneira de definir qual deverá ser utilizada no seu conteúdo.

2. URLs amigáveis

Além da palavra-chave, que é uma síntese do seu conteúdo, acrescente apenas o necessário na sua URL. Evite URLs longas e caracteres como pontos, letras maiúsculas etc. Quanto mais curta e clara ela for, melhor. Além disso, use hifens para separar as palavras.

3. Otimização das imagens

O Google precisa de elementos textuais para enxergar as imagens e apresentá-las como resultado. Para isso, se atente ao nome do arquivo e ao texto alternativo (alt-text). O primeiro deve ser nomeado com a palavra-chave. Já o segundo, além da palavra-chave, deve trazer uma descrição do que contém a imagem.

Atente-se também para o tamanho. Imagens muito pesadas podem comprometer o carregamento da sua página. Esse tempo também é levado em consideração pelo Google no ranqueamento do seu site.

4. Foco na experiência do usuário

A experiência do usuário é levada em consideração pelo Google. Ele avalia quanto tempo os usuários passam navegando em suas páginas. Por isso, tudo o que você oferece no seu site influencia na experiência do usuário. Nisso estão inclusos:

  • identidade visual;
  • áudios;
  • layout;
  • estética;
  • e usabilidade, entre outros.

Por isso, é fundamental investir sempre em melhorias para esses aspectos.

Por fim, lembre-se de que mais do que aplicação de táticas, o SEO é conteúdo. Então, ofereça materiais relevantes e originais, e uma boa experiência para o usuário para alcançar seus objetivos.

Agora você já sabe o que é SEO e como ações simples podem melhorar sua presença online. Que tal saber exatamente onde seu site precisa de otimização? Entre em contato com a gente e veja como podemos te ajudar a melhorar organicamente o seu posicionamento no Google!

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