O que o futuro reserva para o marketing nas redes sociais?

Entender as redes sociais e suas potencialidades tornou-se um grande desafio para o sucesso da estratégia de marketing digital das empresas. É um meio com grandes oportunidades, sem dúvidas, e ao mesmo tempo com muito dinamismo, mudanças e perigos. No Brasil, 78% das pessoas que usam internet estão presentes nas mídias sociais.

Para entender esse tema, algumas empresas especializadas têm feito estudos que podem trazer insights poderosos. No ano passado, por exemplo, foi desenvolvida a Social Media Trends, pesquisa que busca levantar as principais práticas e tendências adotadas pelos negócios nas redes sociais

Segundo o estudo, 62% das pessoas avaliam que as redes sociais são muito importantes para as marcas. O Facebook continua sendo a plataforma mais utilizada, seguida por Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube. Negócios que adotam o marketing de conteúdo crescem, e imagens e gifs continuam com alto poder de engajamento.

Neste texto, falaremos de algumas tendências do marketing nas redes sociais. Acompanhe!

Mais engajamento entre marcas e consumidores

Marcas e consumidores nunca estiveram tão conectados, e a tendência é que essa interação aumente ainda mais. Segundo o Sprout Social Index, 1 em cada 3 clientes faz menção a uma empresa enquanto compartilha alguma questão pessoal nas redes sociais.

Isso significa que as marcas precisam criar conexões duradouras com seus clientes, em vez de tratar as redes sociais apenas como um canal para divulgar produtos ou serviços. É essencial deixar claro para o consumidor que você também está ali para fazer contato com ele.

A título de curiosidade, de acordo com o Instagram, ao menos 80% dos seus usuários seguem uma marca na plataforma.

Ferramentas de social listening

Traduzido do inglês, o termo social listening significa algo como “ouvinte social”. Seria ouvir aquilo que é dito nas redes sociais. Trata-se de uma espécie de “garimpo” de ideias e conteúdos. Ou seja, é ir atrás de todos os dados a respeito de um produto, serviço ou marca. A ideia é categorizar as menções e analisar cada uma delas.

Para aplicar o Social Listening, é essencial que a empresa tenha um time preparado para ler e interpretar as informações, de forma que elas se transformem em ações estratégicas para o crescimento do negócio.

Chatbots

Nos dias atuais, uma marca pode receber centenas ou milhares de perguntas parecidas e elas precisam de uma resposta, certo? Nesse caso, uma saída ideal são os chatbots.

Plataformas como o Messenger, do Facebook, já utilizam chatbots, que reúnem informações sobre um produto ou serviço e até tomam decisões de maneira autônoma por meio de aprendizado de máquina. A tendência é que os chatbots fiquem cada vez mais inteligentes e assegurem um grande aumento da produtividade organizacional.

Novas redes e abordagens

O marketing digital definitivamente está cada vez mais complexo. Isso significa que não existe uma receita de bolo, tampouco uma fórmula mágica. As redes sociais mais populares, como Facebook e Instagram, vão se saturando cada vez mais. Assim, os usuários procuram outras redes sociais para migrar, estimulando a criação de novas plataformas. Engana-se, portanto, quem acha que ainda pode se acomodar em fazer o velho “2 posts de Facebook por semana”. Ainda que seja possível extrair resultados da maior rede social do mundo, será preciso cada vez mais relevância e originalidade para se destacar. E logo aparecerá outra rede social. E mais outra.

Cada organização é única e especial e, assim, cabe a cada empresa encontrar a melhor forma de se posicionar nas redes sociais. O que precisa ficar bem claro é que, independentemente do que “o mercado” anda fazendo, o importante é que o negócio esteja totalmente focado em atender as necessidades e os desejos dos seus consumidores.

O que você achou dessas tendências de marketing nas redes sociais? Embora muitas coisas sejam imprevisíveis, é certo que a mudança será constante e é preciso investir em inovação e criatividade.

Para manter uma boa relação com os consumidores, é indispensável que você conheça inbound marketing. Por isso, aproveite para entender o futuro do inbound marketing e o que vem de novidade por aí.

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