Pitch: Fórmula tradicional

Você já ouviu falar do termo pitch?

Trata-se de uma expressão que caracteriza uma apresentação com o intuito de realizar uma venda ou apresentar para um público uma solução para um problema seja através da ideia de um novo negócio ou de um produto ou serviço.

O pitch normalmente é utilizado por startups para buscar por investimento em eventos ou rodadas que acontecem com empresários que buscam por negócios em potencial.

Porém, o pitch também pode ser utilizado como uma forma de passar uma mensagem para a audiência e oferecer uma solução para ela através de um produto ou serviço.

Seja através do elevator pitch, que busca, quase que exclusivamente, por investimentos, ou pela fórmula tradicional, o objetivo do pitch é conquistar a sua audiência e apresentar soluções que tornem a vida dessas pessoas mais fácil, leve ou simples.

Neste artigo, vamos apresentar brevemente a fórmula tradicional do pitch.

Mas só uma observação antes de darmos continuidade: não existe mágica ou um molde para uma apresentação de sucesso. O importante é você ser objetivo, sucinto e saber do que está falando. Tenha certeza de que, assim, você conseguirá atingir a sua audiência de forma bem mais simples e certeira.

 

A fórmula tradicional do pitch

Chamamos de fórmula tradicional do pitch a apresentação expositiva clássica: você falando sobre algo.

A fórmula tradicional do pitch possui alguns elementos essenciais para uma abordagem certeira diante de uma audiência específica. O destaque fica para a vantagem competitiva da solução em detrimento à concorrência: se você está começando, é possível criar algo moderno, surpreendente ou diferente para uma nova audiência.

Um bom pitch não deve durar mais do que 5 minutos. Como resultado final, ele deve ser capaz de despertar a curiosidade e o interesse da outra parte em cima do que foi apresentado.

Uma boa estrutura de pitch traz:

  • Qual é a oportunidade do negócio;
  • O mercado de atuação do negócio;
  • Qual é a solução oferecida pelo negócio;
  • Os diferenciais do negócio em relação aos concorrentes;
  • O que o seu negócio busca.

É essencial para garantir um pitch de sucesso ter por escrito o que você vai falar e ensaiar à exaustão. Você deve ser capaz de chegar em um palco ou diante de um grupo importante para o seu negócio e falar com autoridade sobre o seu produto ou serviço.

 

Como montar um pitch de sucesso?

Além da fala, existe um outro ponto extremamente importante: a apresentação visual, que vem na forma de slides.

Não existe a necessidade de fazer algo extremamente elaborado ou com um design revolucionário. O ideal é colocar elementos que façam referência direta ao seu negócio.

Uma boa apresentação de slides contém os seguintes elementos:

 

Mercado, oportunidade e solução

Nesta primeira parte, o pitch deve mostrar qual é o mercado que a sua empresa está inserida, qual é a oportunidade que será trabalhada e qual é a solução que o seu negócio pode oferecer dentro desta oportunidade. O importante não é só oferecer algo diferenciado, mas sim uma solução concreta e que já foi testada e ajustada, garantindo o sucesso e a autoridade do negócio.

 

Apresentando a solução e reforçando os diferenciais

Nesta segunda parte, você deverá apresentar a sua solução e mostrar quais são os diferenciais do seu negócio. O grande segredo neste momento é reforçar os diferenciais. Para isso, é possível utilizar depoimentos ou soluções criativas para reforçar as suas vantagens competitivas.

O ideal nessa hora do pitch é ser ousado e fazer comparações com os grandes players do segmento que você atua – afinal, a sua ideia é ser capaz de competir lado a lado com esses negócios.

 

Finalizando a proposta

O final do pitch depende da sua audiência: se você estiver se apresentando a um possível investidor, é importante apresentar o estágio do seu negócio, qual o valor do investimento que está sendo prospectado e aonde esse dinheiro será aplicado.

Já se a apresentação for para um cliente, é importante que você apresenta uma proposta comercial e dê espaço para que ele tire possíveis dúvidas ou faça intervenções sobre o que está sendo apresentado.

 

A fórmula do pitch

Se quisermos representar o pitch em uma fórmula, você pode utilizar o seguinte exemplo:

  • [introdução com apresentação pessoal]
  • O [produto ou serviço] é [categoria de produto ou serviço] [adjetivo ou posicionamento] para [público] que tem [necessidade ou oportunidade]. Diferente de [concorrência], meu produto é/tem [diferencial competitivo]
  • [chamada para ação]

 

Veja uma aplicação do pitch com o seguinte exemplo:

Olá! Meu nome é Fabiano Cruz e eu sou desenvolvedor do aplicativo Coach-o-matic.

O Coach-o-matic é um aplicativo mobile de treinamento comportamental ideal para executivos em ascensão ou buscando recolocação no mercado. Diferentemente de um processo de coach ao vivo, no aplicativo, você obtém seu diagnóstico por meio de um questionário e recebe a recomendação de programas que vão te ajudar a atingir suas metas.

Baixe o aplicativo, experimente gratuitamente por 30 dias e alavanque a sua carreira.

Comentários

Comentários