Planejamento de marketing de curto prazo: é possível fazer?

A noção de tempo pode ser diferente para as pessoas. Para você, por exemplo, o que é curto prazo? Aqui, você entenderá a importância do planejamento de curto prazo para a empresa. Entre outras questões, uma programação de estratégias mais curtas é vital para contribuir com um negócio sólido, competitivo e diferenciado.

Em algumas situações, elas são totalmente indispensáveis, como na contenção de uma crise, na promoção de um evento ou no lançamento de um novo produto. A organização, portanto, precisa estar bem preparada para algumas situações que estão por vir. Algumas são previsíveis, mas outras nem tanto.

Neste artigo, apresentamos alguns fatores que necessariamente devem integrar um planejamento de curto prazo. Confira!

Compra de mídia

Se você quer aparecer e expor a sua marca junto aos seus potenciais consumidores, é preciso investir em anúncios. Principalmente nas ações de curto prazo, o investimento é imprescindível. Enquanto você constrói resultados orgânicos a longo prazo, patrocinar conteúdo acelera seu projeto e torna sua marca visível imediatamente, mesmo que você vá reduzindo o investimento em compra de mídia conforme os resultados orgânicos vão surgindo.

Entre as mídias pagas, podemos destacar o Google Adwords, a plataforma de anúncios do buscador, e o Facebook Ads, a plataforma de anúncios da rede de Mark Zuckerberg.

Antecipar o processo comercial

Sem dúvidas, o ideal num processo marketing-comercial é conhecer bem as pessoas para as quais pretende vender e seus desejos, obtendo o máximo de informações do lead, podendo assim decidir o que e quando oferecer, transmitindo credibilidade e autoridade. Contudo, se de alguma forma sua equipe está pressionada por resultados, não é pecado algum os vendedores abordarem alguns leads antes do gatilho ideal.

Se o lead parecer interessante, mesmo que ele não faça uma “levantada de mão” (processo em que o contato demonstra interesse em ser abordado pelo time de vendas) como solicitar orçamento, iniciar um teste ou algo do tipo, os vendedores podem selecionar alguns leads que mais se aproximem do perfil de cliente ideal (PCI) e experimentarem ligações e email “frios” com cautela. Uma vez que se normalize a situação, as equipe podem voltar a conduzir o funil de vendas com os gatilhos no tempo certo normalmente.

Outbound marketing

Muita gente pensa que o outbound marketing está ultrapassado. Também conhecido como marketing tradicional, tem com premissa buscar os consumidores de forma ativa. Ele pode ser praticado off-line, como telemarketing, emails “frios” (cold emails) ou as clássicas visitas.

Além disso, existem ferramentas on-line que otimizam as ações de outbound, como “pescar” o e-mail do seu potencial consumidor no LinkedIn e, depois, enviar uma série de mensagens estrategicamente elaboradas, em massa, mas com um toque de personalização, a fim de levar os destinatários a responder alguma delas e estabelecer a conexão necessária para iniciar uma venda. Se você interessou, saiba mais sobre a Ramper.

Eventos

Uma ótima ideia é produzir pequenos eventos próprios, ou participar de outros em que sua marca seja protagonista, de forma a gerar mais credibilidade e confiança junto aos atuais e futuros clientes.

Além disso, pequenas palestras também são ótimas para se aproximar do público rapidamente e, assim, gerar leads por meio das inscrições e do download dos slides.

O que você achou dessas ideias sobre o planejamento de curto prazo? Como mostramos, as ações imediatas podem ter efeitos muito positivos para o crescimento do negócio. O trabalho de curto prazo deve ser feito com a consciência de conquistar as coisas rapidamente, e saiba que a soma delas constrói grandes feitos.

Esse tipo de estratégia pode ser inserida em várias áreas da empresa, incluindo o marketing. Agora que você já tem algumas ideias sobre o trabalho de curto prazo, também é imprescindível saber detalhes sobre como elaborar estratégias de marketing para longo prazo.

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