O planejamento do marketing digital é o primeiro passo para iniciar qualquer ação de divulgação no ambiente online, seja nas ferramentas de busca, nas redes sociais, etc. Quando uma empresa vai iniciar uma campanha para divulgar um produto, serviço ou mesmo reforçar o valor da marca, fazer uma ação baseada no “achômetro” e sem uma organização prévia, pode significar prejuízo certo. Para otimizar os recursos e chegar ao público-alvo com eficiência vale a pena seguir as etapas de um planejamento de marketing digital.
O que é planejamento de marketing digital?
O planejamento de marketing digital vai definir a estratégia que será usada em todas as ações. Esse plano será um guia para chegar aos objetivos da empresa com a campanha que se deseja desenvolver. Para fazer o planejamento, algumas etapas são essenciais, confira:
Objetivo
Aumentar as vendas de um produto, viralizar um vídeo da marca, receber matrículas para um curso, enfim, primeiro é preciso definir qual é o objetivo da campanha.
Metas
Trabalhar com números é importante para manter o foco da campanha e fazer as mudanças de rumo, caso sejam necessárias. Sua empresa lançou um e-book para coletar e-mails? Estipule uma meta de e-mails a serem coletados para chegar ao objetivo com motivação.
Público
Segmentar o público pode tornar a campanha de marketing digital muito mais eficiente. Para isso, é fundamental pesquisar quem é esse público, seu comportamento, seus desejos e assim fazer a persona, ou seja, traçar o perfil de quem tem potencial para consumir seu produto ou serviço.
Concorrência
Analisar a concorrência pode trazer informações valiosas. Procure entender em quais pontos a concorrência se destaca e em quais deixa lacunas que possam ser aproveitadas. Analisar os pontos fortes e fracos dos concorrentes pode trazer boas oportunidades de negócios.
Canais de divulgação
Pode ser tentador mirar em todas as redes sociais para divulgar um produto e ver no que dá. Porém, a depender do perfil do público que será trabalhado na campanha de marketing digital, há canais que podem funcionar melhor do que outros. Se o objetivo é vender roupas para um público jovem, o Instagram pode ser uma boa opção. Já um software para gestão de RH pode ter mais chances de sucesso em uma rede como o LinkedIn. Compreender bem o público de cada canal evita o desperdício de recursos.
Cronograma
Para cada etapa do planejamento de marketing digital é preciso ter um prazo definido. Um planejamento que estava previsto para durar dois meses, pode acabar levando seis para ficar pronto e assim comprometer a execução de outras atividades da empresa. Por isso, trabalhar com prazos é fundamental.
Monitoramento
Designar um profissional para fazer o monitoramento dos resultados das ações é importante para não manter o planejamento engessado e por vezes perdendo dinheiro. Um bom planejamento, apesar de guiar todas as ações, não deve ser fechado e imutável. Fazer um monitoramento adequado permite saber se a linguagem está funcionando, quais canais estão dando maior retorno e gerar insights para fazer possíveis alterações para tornar a campanha ainda mais eficiente.
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