Por que aplicar guest post em sua estratégia de conteúdo

Por que aplicar guest post em sua estratégia de conteúdo

Manter um site ou blog abastecido com conteúdo de qualidade é uma necessidade. Tem que dar duro e se dedicar com seriedade, comprometimento e criatividade. Porém, às vezes, também vale a pena reforçar o caldo. Isso pode ser feito por meio de artigos de autores convidados, ou seja, guest posts. 

Veja abaixo os temas que abordaremos: 

  • O que é guest post? 
  • Benefícios e vantagens 
  • Estabeleça sua meta 
  • Como escrever um guest post de qualidade? 
  • Quando devo propor um guest post? 

O que é guest post? 

Você já se deparou com o artigo de um autor que escreveu a convite do site ou blog em que saiu o conteúdo? Provavelmente, sim. Essa é a essência de um guest post, que na tradução livre significa “postagem convidada”. Normalmente, essas pautas reforçam o material da página sobre o tema. Tanto você pode ser um autor convidado (guest blogger) como pode convidar alguém a escrever para sua página. 

Benefícios e vantagens 

Aos sites/blogs em que sai esse tipo de conteúdo, os benefícios são, principalmente, credibilidade e mais acessos. Imagine ter o papa em um assunto escrevendo para sua página. Se souber divulgar bem, conquistará bastante tráfego e autoridade

Quem escreve esse tipo de conteúdo também tem vantagens. Vejamos algumas destas: 

Divulgação do trabalho 

Dá para ampliar sua rede de publicações e, com isso, seu nome ganha mais expressão. Além de engordar o portfólio, provavelmente a quantidade de trabalho aumente. 

Público-alvo ampliado 

Escrever para sites e blogs variados é uma boa maneira de levar seu nome mais longe. Mais pessoas têm acesso ao que produz, gerando novos leitores e interessados. 

Posicionamento de mercado 

Com uma carteira variada de clientes e público ampliado, seu nome tende a ganhar credibilidade na praça. Você acaba se tornando uma referência. Esse status também se reflete nos mecanismos de busca, que passam a te atribuir maior relevância. 

Publicidade grátis 

Quando as pessoas gostam do que você faz indicam seu nome. Esse é um nível desejado por muitos, já que se cria esse tipo de publicidade gratuita, a do boca a boca. Um reflexo justamente do posicionamento que atingiu no mercado. 

Estabeleça sua meta 

Você já deve estar com os dedos coçando para sair escrevendo e ir atrás de páginas em que publicar. Mas calma! Em vez de fazer a coisa na pressa, é bom se planejar. Ou seja, refletir sobre o que deseja com seus conteúdos. Qual é sua meta? 

Para te ajudar a clarear as ideias, aqui vão três objetivos básicos: 

  • Conquistar reconhecimento no mercado 
  • Aumentar exposição e tráfego para seu site 
  • SEO: atrair links externos 

Como escrever um guest post de qualidade? 

A ideia de se tornar um autor requisitado é tentadora, não? Contudo, você só conquistará uma condição assim se produzir com qualidade. Para isso, tem que pesquisar e trabalhar sem pressa. 
E mais: faça um levantamento das páginas em que gostaria de publicar. Compreenda a linha editorial, os formatos, os assuntos, aspectos assim. 

Aqui vão mais dicas: 

  • Produza conteúdos relevantes 
  • Alinhe seu texto ao perfil editorial do site (negritos, aspas, caixa alta, etc.) 
  • Inclua links internos e externos 
  • Revise o que escreveu 

Quando devo propor um guest post? 

Não existe uma regra quanto à melhor hora para propor um artigo. Porém, há ocasiões que podem favorecer sua sugestão. Por exemplo: se um site fizer menção a você nas redes sociais – o que costuma ser a chance de ouro – ou então por vias mais tradicionais: o site anuncia que está precisando de autores convidados ou já utiliza profissionais assim. 

Fundamental aqui é lembrar de se preparar bem. Em outras palavras, manter seu blog sem

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