Por que não é possível fazer Inbound sem a automação de marketing?

Para aqueles mais ligados nas novas tendências, basta observar um pouco e já é possível notar alguns costumes que as pessoas vêm adotando em plataformas sociais na internet. Em resposta a esses comportamentos, empresas já começaram a se mobilizar para se adequarem ao público — é aí mesmo que entra a automação de marketing!

Pensemos nas mídias sociais. Perceba a enorme quantidade de informação que vai e vem todos os dias — engajamento — e imagine o quão difícil deve ser para os profissionais da área atuarem em meio a esse fluxo.

Para explicar melhor, preparamos um artigo sobre a prática da automação de marketing, extremamente importante para empresas no meio digital nos dias de hoje. Boa leitura!

Do que se trata a automação de marketing?

De maneira simples, trata-se de uma técnica que possibilita que profissionais de marketing digital consigam lidar com esse fluxo de informações de forma automatizada, atingindo o público-alvo em larga escala.

Com a ajuda de algumas ferramentas, pode-se melhorar o relacionamento de uma empresa com o público — o que impacta, diretamente, no número de vendas — por meio da identificação dos padrões de comportamento dos usuários na internet.

A automação de marketing melhora resultados consideravelmente e se você ainda tem dúvidas se deve, ou não, aderir a essa prática, não se preocupe e continue lendo.

Quais são os benefícios de aderir à automação de marketing?

Pense, por exemplo, na relação entre a empresa e a equipe de Inbound Marketing, que precisa produzir conteúdo exclusivo, visando captar novos clientes — leads para a equipe de vendas — e, em seguida, distribuir esse material nas redes sociais, gerenciar o engajamento, receber e se relacionar com cada lead gerado. Difícil?

Pois conheça, então, algumas vantagens da prática da automação!

Maior geração de leads

Segundo uma pesquisa realizada pela TechTrends em 2017, a prática da automação de marketing pode conquistar até duas vezes mais contatos. Entenda que se a sua empresa tiver um bom mapeamento da jornada de clientes, torna-se mais fácil atingir esse marco.

Redução do ciclo de vendas

Como a ferramenta ajuda o empreendedor a gerir melhor os seus contatos, o processo de vendas torna-se mais fácil de ser acompanhado, possibilitando maior facilidade em acessar as informações. Esse processo diminuirá o tempo de argumentação “desperdiçado” por futuros clientes e impactará, diretamente, na velocidade do processo de compra.

Mais oportunidades de vendas

Um potencial cliente seu pode não ter interesse nos seus serviços hoje, mas caso você mantenha uma relação inteligente e personalizada com ele, será provável que ele se lembre de você quando precisar.

O que caracteriza uma boa ferramenta de automação de marketing?

Agora que você entende os benefícios da prática da automação, vamos falar sobre alguns exemplos do que caracteriza uma boa ferramenta específica. Fique atento!

E-mail Marketing e CTAs

A ferramenta deve ser capaz de gerenciar e manter contatos via e-mail. Se for bem configurada, ela deve permitir que você envie e-mails em massa indicando promoções, promovendo “chamadas para ação”, entre outras estratégias.

Captação de leads e landing pages

Muito importante nas estratégias de Inbound Marketing, a ferramenta deve trabalhar com métricas que melhoram as taxas de conversão de leads.

Mídias Sociais

A ferramenta deve lhe auxiliar no gerenciamento das páginas, contendo a capacidade de, por exemplo:

  • agendar postagens;
  • monitorar likes, compartilhamentos e afins;
  • monitorar a capacidade das suas postagens atraírem cliques.

Como garantir o sucesso da automação de marketing?

Existem diversas empresas que cometem erros na hora de implementar a ferramenta, apesar de investirem nisso. Portanto, tenha em mente alguns fatores:

  • mantenha os objetivos do projeto bem claros e atente-se aos processos, para que tudo flua como devido;
  • mantenha um acompanhamento próximo de todo o processo de implementação, a fim de evitar desgastes futuros — a ferramenta não é mágica e requer cuidado;
  • jamais se esqueça dos seus clientes atuais;
  • realize revisões e procure melhorar o sistema com frequência.

Agora que entende sobre automação de marketing, cabe a você decidir qual ferramenta usar na sua empresa. Pesquise e avalie bem qual a melhor opção para atender à demanda da sua empresa.

Se gostou do texto, aproveite para complementar seu conhecimento com nosso artigo que explica o porquê de empresas não conseguirem sucesso com Inbound Marketing!

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