Presença digital: por que a indústria precisa pensar nesse assunto?

Você sabe quantas pessoas usam a internet diariamente no mundo? O Internet Live Stats mostra, em tempo real, esse número: no momento em que você começa a ler esse texto, existem aproximadamente 3.796.014.908 pessoas online, segundo dados levantados no Internet Live Stats. Esse número muda constantemente, e é bem interessante de acompanhar como curiosidade.

Até junho de 2017, o Internet World Stats registrou mais de 139 milhões de internautas no Brasil. Esse número equivale a, aproximadamente, 66,76% da população brasileira e se repete quando falamos em usuários do Facebook.

Hoje, a presença digital deve ser um assunto a ser levado a sério pelo setor industrial: tenha certeza de que uma parcela desses usuários já teve algum tipo de envolvimento com a sua empresa. Mas como fazer para estar realmente presente no mundo digital?

 

O perfil do consumidor atual

Antes de apontar os principais motivos que fazem a presença digital importantíssima para a indústria, é preciso conhecer melhor as características do comprador atual. Diferente do antigo consumidor que era fiel a uma marca, hoje as pessoas são conectadas, bem informadas e exigentes.

Isso é uma evolução natural da relação dos consumidores com a internet: a propagação de uma crítica ou elogio a uma empresa é muito mais rápido hoje em dia do que há 20 anos atrás.

Conhecer profundamente quem são os seus consumidores e quais são as suas necessidades é essencial para as empresas que vendem diretamente para o consumidor ou trabalham em B2B.

 

A importância da presença digital

A presença digital de uma empresa é muito mais do que ter um site e uma página em uma rede social e ocasionalmente postar algum material por lá. A ideia é utilizar, em conjunto, diversas ferramentas online e trazer resultados positivos para a empresa.

Através da publicação de conteúdos de qualidade nas mídias sociais, a sua empresa passará uma imagem de autoridade. Com o tempo, essa característica se sedimenta na mente do seu público. A partir daí, ele passará a ser um consumidor e indicará a sua marca para outras pessoas. Isso acontece porque essa pessoa considera que você entende melhor do assunto do que os seus concorrentes.

Além disso, quando a presença digital é eficiente, a empresa consegue interagir com o público-alvo e estreitar relacionamentos. Isso facilita a aquisição de diversas informações de pessoas e empresas interessadas no seu produto, munindo vendedores e representantes de informações valiosas para o fechamento de vendas.

Nas indústrias, sabe-se que a maior parte das vendas é proveniente de indicações e do esforço dos representantes comerciais. A presença digital modifica um pouco este cenário, e torna possível a geração de novas oportunidades e a redução de custos para a aquisição de cada cliente.

 

Vantagens da empresa que possui forte presença digital

Aumento do faturamento

Com uma estratégia de marketing digital eficiente, a empresa alcança um ótimo custo-benefício em suas ações. Ela gasta pouco e aumenta a conversão de vendas. Como resultado, há um expressivo aumento no faturamento.

Reforço da marca

Estar presente e próximo de seus clientes talvez não gere vendas imediatas. Porém, tenha certeza de que a sua marca ficará fixa na cabeça do seu público. Além de poder se tornar um consumidor no futuro, essa pessoa falará da sua empresa para uma rede de relacionamentos.

Identificação de oportunidades e ameaças

Tendo presença online, é mais fácil identificar mudanças de hábitos que indiquem novas oportunidades ou ameaças. Isso dá espaço para novas estratégias e ações rápidas.

Aumento do alcance

Como a internet não possui barreiras geográficas, a sua empresa poderá definir estratégias de alcance global sem a necessidade de imensos investimentos.

A presença digital é um grande diferencial para as indústrias. Por isso, conte com profissionais especializados no assunto. Caso a sua empresa não possua internamente esse profissional, existem empresas focadas em planejar, executar, monitorar e controlar ações digitais.

Compartilhe este post  mostre para os seus conhecidos como a presença digital é importante para as indústrias!