Seis dicas para melhorar o alcance dos anúncios com o Facebook Business

O Facebook Business é uma ferramenta essencial para fazer uma campanha de sucesso na rede social. O Facebook é um ótimo canal para divulgar produtos e serviços para um público-alvo segmentado, por isso muitas empresas e trabalhadores autônomos utilizam essa rede para aumentar as vendas e tornar seu negócio mais conhecido entre potenciais clientes. Mas para que o resultado seja o esperado, sem desperdiçar recursos financeiros, é importante estar atento a alguns passos que vão melhorar a performance do seu anúncio.

Neste artigo você vai saber:

  • Porque abandonar o botão impulsionar publicação
  • Como deve ser a estrutura do anúncio para o Facebook Business
  • Porque a chamada para a ação é fundamental
  • Como criar relatórios no Facebook Business
  • Como fazer testes A/B 
  • Adquira experiência

Abandone o botão Impulsionar Publicação

Você fez uma publicação na sua página e logo abaixo está o botão azul Impulsionar Publicação. Este tipo de impulsionamento é rápido e prático, mas tem uma série de limitações, como não permitir a definição da localização do anúncio, de um público específico ou alteração no layout com a campanha em andamento.

Capriche na composição do anúncio

Para compor o anúncio no Facebook Business, utilizar uma imagem ou vídeo curto é obrigatório. Veja outros requisitos importantes para valorizar o anúncio:

  • Use imagens em alta resolução;
  • Mostre com clareza o que está oferecendo. Como as pessoas rolam rapidamente o feed é importante ter essa comunicação rápida;
  • Limite o texto na imagem a no máximo 20%. O Facebook rejeita imagens com muito texto;
  • Sempre destaque a parte mais importante da imagem, seja com uma cor diferente ou contorno;
  • Para mostrar várias imagens, utilize o formato carrossel;
  • Antes de publicar, sempre veja a prévia do anúncio que vai mostrar exatamente como o público vai ver.  

Lembre-se da chamada para a ação

Inserir o link do produto ou um botão como o “saiba mais” ou “envie um WhatsApp” são algumas opções para fazer a chamada para a ação e potencializar as vendas pelo Facebook Business. Seu anúncio deve ter um objetivo, como uma venda, o preenchimento de um formulário de inscrição ou acesso a um e-book fornecendo o e-mail. O usuário responder a essa chamada é o primeiro passo para fazer uma conversão.

Veja como adicionar esses botões e fazer a chamada para a ação:

  • Acesse a página da sua empresa no Facebook;
  • Clique em + Adicionar um botão na foto da capa da página;
  • Selecione uma das opções do menu de botões e siga as instruções;
  • Clique em salvar e faça testes com o botão antes de publicar definitivamente.

Crie relatórios e faça análises no Facebook Business

Checar os dados de uma campanha é fundamental para fazer correções e avaliar formatos que garantem melhores resultados. Faça dois ou três anúncios dentro de uma mesma campanha e avalie a performance de cada um. Se você definiu uma faixa etária ampla, veja se há algum grupo em que o interesse de destaca para criar um novo anúncio direcionado a este público.

Como criar os relatórios:

  • Abra o gerenciador de anúncios para acessar a conta de anúncios;
  • No menu principal, acesse mensurar e relatar e clique em relatório de anúncios;
  • Na campanha, no conjunto de anúncios ou em um anúncio selecione o menu suspenso “relatórios” e sem seguida clique em “exportar”;
  • Utilize um relatório modelo ou crie um personalizado.

Ao passar o mouse sobre o modelo poderá ver quais métricas serão analisadas. Se quiser algo diferente, crie um relatório personalizado.

Faça testes A/B

Falar em teste A/B soa como algo técnico e complexo, mas não se assuste, o conceito é simples. Quando terminar de montar sua campanha, o conjunto de anúncios e o anúncio, é só duplicar seu anúncio e trocar a imagem. Experimente imagens bem distintas como, por exemplo, uma foto do produto e outra de uma pessoa utilizando o produto, ou uma foto de banco de imagens contra uma foto (amadora) real. Aplique a mesma lógica na experimentação de textos diferentes, mantendo a imagem. Experiências assim podem (e devem) ser feitas também no nível do conjunto de anúncios para testar variáveis do público-alvo.

Procure isolar as variáveis do teste, ou seja, evite alterar muitos elementos de uma vez num único teste. Se você testa 2 anúncios com imagem, título e texto diferentes, fica difícil descobrir qual destes 3 fatores foi determinando para que um anúncio performe melhor que o outro. Se você experimenta 2 anúncios iguais com alteração apenas no título, poderá dizer com certeza qual título é melhor quando analisar os resultados. Você então pode copiar o melhor títulos nos 2 anúncios e alterar a imagem. Após descobrir a melhor imagem, pode experimentar o texto. Ao final do processo terá descoberto com segurança qual composição de anúncio produz o melhor resultado.

Vale notar que a distribuição do orçamento entre as alternativas criadas é gerenciada pelo Facebook de modo que a versão que estiver apresentando a melhor performance será exibida mais frequentemente.

Adquira experiência

Criar diversos tipos de anúncios e medir a eficiência de cada um deles vai aumentar sua experiência e te dar um olhar mais afiado para utilizar o Facebook Business. Será possível começar a prever que tipo de anúncio pode ou não funcionar com uma determinada audiência. É um conhecimento que valerá a pena.

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Meta: os impactos do metaverso no marketing digital - Agência Monolito
1 ano atrás

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