Sete dicas rápidas para marketing no Instagram

O marketing no Instagram deve fazer parte das estratégias de comunicação, tanto para lojas físicas quanto para e-commerces. Os números expressivos desta rede social não deixam dúvidas. São mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo publicando fotos, vídeos curtos e deixando seus likes em um conteúdo interessante. Confira algumas dicas valiosas para trabalhar o marketing no Instagram, gerando mais oportunidades e vendas.

Marketing no Instagram: dicas

Faça um perfil comercial

Se sua empresa tem uma conta padrão, transforme agora mesmo em um perfil comercial. Essa configuração tem várias vantagens. O Instagram tem uma ferramenta que se chama Insight que exibe todas as métricas sobre quais são as fotos mais curtidas e a classificação do seu público por gênero, idade e localização. Essas informações são fundamentais para entender o comportamento do seu público, o que gera mais interesse e permite fazer ajustes em conteúdos que não rendem engajamento. Outra vantagem do perfil comercial é que o usuário manda mensagem diretamente pelo Instagram, assim como no site, o que facilita a aproximação e o atendimento.

Adapte a linguagem

Fazer um post no Instagram requer planejamento e organização. A partir do seu perfil de produto e de público, defina o tipo de linguagem a ser utilizada. Pode ser mais formal, divertida ou descontraída. Lembre-se que a foto ou vídeo é o que salta aos olhos na rede social, portanto esse conteúdo deve ser pensado com cuidado e ter uma mensagem clara.

Planeje o número de posts

Não há uma regra sobre um número adequado de posts para marketing no Instagram, mas o ideal é manter posts frequentes. Varie os horários das publicações para sentir quais são os que rendem mais engajamento. Você deve postar sempre, mas não em excesso. Publicações excessivas e insistentes são motivos suficientes para o usuário deixar de seguir a marca.

Crie no Instagram stories

Sabe aquelas bolinhas que aparecem na parte de cima da tela logo que se abre o Instagram? São as stories. Por mais tentador que seja adicionar o conteúdo do feed nas stories, procure criar um conteúdo exclusivo só para esta interface. Gifs, imagens bumerangue ou uma frase curta de impacto são conteúdos rápidos que fazem sucesso nas stories

Faça patrocinados

Fazer um anúncio pago no Instagram não tem muita diferença em relação ao Facebook, basta definir o conteúdo, o público e o orçamento. Esses anúncios atingem também o público que não segue a sua página, mas que se enquadra nas características definidas na configuração do post patrocinado. Podem ser anunciados uma foto única, carrossel (sequência de fotos), stories, etc.

Incentive o engajamento

Pedir aos usuários que enviem suas fotos e fazer uma competição da melhor da semana é uma forma de manter o público sempre conectado à sua página. Crie hashtags para identificar uma campanha e monitore seu alcance. Há diversas formas similares de aumentar o engajamento na sua página.

Faça propagandas sutis

Uma foto de uma pessoa feliz no parque com um copo de café do Starbucks remete a uma sensação de felicidade. Use esse tipo de conteúdo com os seus produtos, mas não se esqueça de mencionar no texto qual é o produto, link para compra, etc. Uma propaganda que não se parece com propaganda pode atrair mais a atenção.

Comentários

Comentários

Rastreou de seu site.

Deixe um comentário

Você deve ser logado para publicar um comentário.
WhatsApp