Sete estratégias de marketing para desenvolver seu negócio

As estratégias de marketing são a base para divulgar com eficiência produtos, serviços e conceitos. Neste artigo, veremos ótimas maneiras de se realizar um trabalho assim – cujo grande propósito visa desenvolver seu negócio. No mundo digital, é essencial contar com esse recurso. A internet, afinal, virou o ambiente mais usado por marcas e consumidores. Portanto, aqui você aprenderá a tirar o melhor proveito disso.

Organizamos este conteúdo da seguinte maneira:

  • O que são estratégias de marketing?
  • Qual é sua importância
  • Estratégia e plano de marketing
  • Como estruturar suas ações
  • Exemplos de estratégias de marketing
  • Como aplicar suas estratégias

O que são estratégias de marketing?

Conceitualmente falando, é o planejamento feito com antecedência que prevê todas as ações de divulgação, seja de uma marca, produto ou serviço. Do escopo também faz parte o acompanhamento dos resultados para avaliar o que está dando certo e o que deve ser repensado.

Em todo esse processo, é fundamental trabalhar bem a persona (perfil ideal de cliente) e ter claro quais são as demandas desse perfil do público. O objetivo das estratégias de marketing não se resume apenas a vender. Diz respeito a entregar valor para atrair clientes.

Qual é sua importância

Mais de que simplesmente vender seu produto, serviço ou ideia, é fundamental manter os clientes. Em outras palavras, não se trata só de atrair público para seu negócio. Você precisa fidelizar seus clientes. É assim que uma empresa cresce.

Para isso, o ideal é proporcionar uma experiência incrível do começo ao fim. E um resultado assim se consegue por meio de conteúdos relevantes. Ou seja, produzidos para solucionar as dores de sua persona nos diferentes momentos do funil de vendas.

Percebe como é algo mais complexo do que o simples divulgar? Há todo um conjunto de ações que ainda inclui a análise constante do que está sendo feito. É desse jeito que se atinge objetivos, e esse jeito chama-se estratégias de marketing.

Estratégia e plano de marketing

Podem até soar parecidos, mas estes são dois conceitos com finalidades diferentes. Na estratégia, você estrutura os meios para alcançar o sucesso, ou seja, como fará para realizar sua meta. O plano de marketing, por sua vez, é o estudo e a definição das melhores ações que precisará realizar para atingir esse objetivo.

De forma simples e resumida, podemos dizer que a estratégia representa o que você quer, enquanto o plano explica como irá agir para conseguir o que quer.

Como estruturar suas ações

Planejar sua campanha é uma etapa importante. Além de aplicar melhor seus investimentos, você otimiza resultados. Em outras palavras, atinge exatamente o público que quer. Note: não é porque existem inúmeras possibilidades que sua estratégia precisa usar todas.

Um jeito eficiente de encontrar os caminhos que deve seguir é compreender:

  • Qual é (ou quais são) sua persona;
  • Melhores canais para atingir sua persona;
  • O mercado e tendências de seu nicho;
  • O que os concorrentes estão fazendo;
  • As expectativas para os resultados;
  • Seu orçamento disponível;

Tirando essa fotografia do contexto em que está inserido, suas chances de criar uma estratégia incrível são grandes. Em seguida, defina o perfil de cada conteúdo e estabeleça um cronograma. Não se esqueça de considerar a análise constante das ações, hein!

Exemplos de estratégias de marketing

Veja algumas das estratégias que mais funcionam quando o assunto é marketing para seu negócio.

Guest post

Publicar conteúdos seus como autor convidado em sites e blogs de outras empresas, ou então postar artigos de outros autores para reforçar a relevância de sua página. Ótima ação para criar relevância no mercado.

Co-marketing

Fazer parceria com uma empresa que trabalhe com produtos/serviços complementares aos seus, direcionados ao mesmo tipo de consumidor. Representa aumento de público e autoridade/credibilidade a custos mais baixos.

 

Remarketing

Disparo de anúncios do Google Ads a usuários que sinalizaram interesse em determinado produto. Na tradução livre, significa fazer o marketing novamente. Na prática, é quando passamos a visualizar diversos anúncios de algo que estávamos pesquisando.

Transmissão ao vivo (live)

O avanço das tecnologias e da internet, além do fator distanciamento social (pandemia), tornaram o mundo ainda mais audiovisual. Portando, investir em conteúdo relevante transmitido on-line é uma excelente maneira de se aproximar ainda mais de seu público.

Botão de WhatsApp no site

O WhatsApp é um dos aplicativos mais baixados do mundo. Quando se trata de mensagens instantâneas, é o principal. Por isso, não se pode ignorar uma ferramenta tão poderosa como essa para sua estratégia. Um botão do app em no site te possibilita conseguir dados pessoais do usuário para seu banco de cadastros. Isso porque somente após preencher um breve formulário o cliente consegue conversar com seu negócio pelo WhatsApp.

Publicidade nativa (native advertising)

Publicidade de conteúdos em canais específicos, como sites ou redes sociais, de forma natural (se ter “cara” de publicidade). Esses anúncios estão inseridos no contexto visual da página, ou seja, não são invasivos, chamativos (como o que ocorre com os banners). Estão ali, à disposição da curiosidade do usuário.

Como aplicar suas estratégias

Para que suas ações tenham mais chance de trazer os resultados esperados, você conta com variados meios para aplicá-las. Veja abaixo os principais:

Blog

Nos blogs, é possível publicar conteúdos mais informativos, com prestação de serviços ou simplesmente peças de entretenimento. Um blog relevante atrai mais público e o redireciona a uma página de vendas com mais facilidade.

SEO

Search engine optimization (SEO) é o conjunto de técnicas de composição, formatação e publicação de conteúdo para melhorar seu posicionamento em pesquisas orgânicas (não pagas) nos sites de busca.

Para aumentar o rankeamento em sites como o Google, estrutura-se as páginas com uma série de técnicas. Uma delas é definir palavras-chaves relevantes e aplicá-las adequadamente ao longo do texto. E também: utilizar subtítulos e listas, cuidar para que o URL seja amigável, entre outras coisas.  O SEO é especialmente importante quando combinado com o blog.

E-mail marketing

O e-mail marketing não precisa se resumir a ofertas e descontos. Pode ser um convite para um evento, para o download de e-book, trazer uma condição exclusiva, ou mesmo divulgar o conteúdo que você publica no blog. É importante obter os e-mails de sua lista de forma consensual e consciente, focar nos destinatários ativos e jamais praticar spam.

Redes sociais

Facebook, Instagram e outras redes sociais também devem receber atenção especial nas estratégias de marketing. É importante produzir conteúdos que se enquadrem à linguagem do perfil de seu cliente. Quanto maior poder viral, menor será o custo da divulgação. Além disso, no caso dos anúncios pagos, essas redes fornecem informações sobre o comportamento dos usuários que geram pistas para novas estratégias.

Canal no YouTube

Das plataformas de vídeo, o YouTube é a com maior número de usuários. De maquiagem a tutoriais sobre assuntos técnicos, comporta os mais variados tipos de conteúdos em vídeos. Por tornar a compreensão mais fácil, essa é uma ótima ferramenta para demonstrar como um produto funciona. Isso ajuda a alavancar vendas.

Participação em eventos

Para as empresas de qualquer natureza, participar de feiras e eventos é uma boa oportunidade para fazer divulgação. Mais do que isso, considere criar seu próprio evento, mesmo que uma simples palestra, e interaja com seu público antes, durante e após o evento.

Parcerias

Parcerias com outras empresas contribui com o marketing. Conhece um blog com conteúdo complementar ao seu? Um pode fazer link para a página do outro. Convidar um influenciador a conhecer e divulgar seu produto também gera publicidade. Porém, talvez a forma mais simples e eficaz de fazer parcerias é com promoções e concursos colaborativos. Por fim, fica a dica: se sua estratégia está dando certo, não a abandone o marketing ou a comunicação. Siga aprimorando as ações para atrair novos clientes.

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