Sete estratégias de marketing para desenvolver seu negócio

Uma estratégia de marketing é a base para fazer a divulgação dos produtos ou serviços de qualquer tipo de negócio. Sete estratégias de marketing para desenvolver seu negócio, já que quanto mais pessoas conhecerem seus serviços, maiores serão as chances de vender. No mundo digital, a estratégia de marketing tem uma importância ainda maior, afinal a internet é um ambiente com alta concorrência e os consumidores querem encontrar soluções rapidamente.

O que é estratégia de marketing?

Conceitualmente falando, estratégia de marketing é o planejamento feito com antecedência que prevê todas as ações de divulgação, seja de uma marca, produto ou serviço. Do escopo também faz parte o acompanhamento dos resultados para avaliar o que está dando certo e o que deve ser repensado. Por fim, em todo esse processo, é fundamental trabalhar bem a persona do cliente e ter bem claro quais são as demandas daquele perfil do público. O objetivo da estratégia de marketing não se resume apenas a vender, mas sim entregar valor.

Ferramentas para desenvolver a estratégia de marketing

Blog

Nos blogs é possível publicar conteúdos mais informativos, com prestação de serviços ou simplesmente peças de entretenimento. Um blog relevante pode atrair cada vez mais público e redirecioná-los a uma página de venda.

SEO

Search Engine Optimization, SEO, são técnicas de composição, formatação e publicação de conteúdo para melhorar seu posicionamente em pesquisas orgânicas (não-pagas) nos sites de busca. Para aumentar o rankeamento em sites como o Google, é fundamental utilizar algumas técnicas como definir palavras-chaves relevantes e aplicá-las adequadamente ao longo do texto, utilizar subtítulos e listas, cuidar para que o endereço da página seja amigável ao usuário, dentre muitas outras.  O SEO é especialmente importante quando combinado com o blog.

E-mail marketing

O e-mail marketing não precisa se resumir a ofertas e descontos, mas também pode ter um convite para um evento, um e-book, uma condição exclusiva ou mesmo a divulgação do conteúdo que você publica no blog. É importante obter os e-mails da sua lista de forma consensual e consciente, focar nos destinatários ativos e jamais praticar spam.

Redes sociais

Facebook, Instagram e outras redes sociais também devem receber uma atenção especial na estratégia de marketing. Para ter sucesso neste meio é importante produzir conteúdos que se enquadrem na linguagem do perfil do seu cliente. Quanto maior poder viral, menor será o custo da divulgação. Além disso, no caso dos anúncios pagos, essas redes fornecem informações sobre o comportamento dos usuários que podem dar pistas para novas estratégias.

Canais no YouTube

Das plataformas de vídeo, o YouTube é a que possui maior número de usuários. De maquiagem a tutoriais sobre assuntos técnicos, o YouTube comporta os mais variados tipos de conteúdos em vídeos, que tornam a compreensão mais fácil. É uma ótima ferramenta para demonstrar como um produto funciona, o que ajuda a alavancar as vendas.

Participação em eventos

Para as empresas de qualquer natureza, participar de feiras e eventos é uma boa oportunidade para fazer divulgação e mais do que isso, considere criar seu próprio evento, mesmo que seja uma simples palestra e interaja com seu público antes, durante e pós evento.

Fazer parcerias

Estabelecer parcerias com outras empresas também contribui com o marketing. Conhece um blog que tenha um conteúdo complementar ao seu? Um pode fazer um link relacionando para a página do parceiro. Convidar um influenciador a conhecer e divulgar seu produto também é uma forma de gerar publicidade, mas talvez a forma mais simples e eficaz de fazer parcerias é com promoções e concursos colaborativos, utilizando serviços ou produtos como prêmio e cruzando os públicos na divulgação. É uma ação barata que você pode iniciar hoje. Por fim, fica a dica: se sua estratégia de marketing está dando certo, não a abandone o marketing ou a comunicação, mas continue estudando a persona para aprimorar o relacionamento e atrair novos clientes com novas estratégias.

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