Três exemplos de personas para você se inspirar

Criar uma persona é o primeiro passo para elaborar uma estratégia eficiente de marketing. A persona é um personagem semifictício que reúne as características do público-alvo estabelecido para uma ação de vendas ou outro tipo de promoção. Por meio de pesquisas de mercado, é possível obter diversas informações sobre as necessidades, dificuldades, faixa etária, renda, entre outras, para traçar um perfil deste potencial cliente. Após um amplo estudo das informações coletadas é criada a persona, que tem um nome, idade, profissão, ocupação, localização de seu trabalho, residência etc.

Para explicar melhor o conceito de persona confira alguns exemplos de serviços e como foram criados esses perfis de consumo:

Persona para curso superior

Marcos Carioca tem 17 anos, está terminando o ensino médio e mora na cidade do Rio de Janeiro. Apesar de seu interesse por marketing e economia, ainda não está plenamente decidido sobre qual curso universitário pretende cursar. Marcos, mora com os pais e são eles que irão pagar a faculdade, mas o limite mensal no orçamento da família com educação é de mil reais.

Dores

  • Não está de todo decidido por uma carreira;
  • Orçamento limitado em mil reais mensais.

Estratégias de marketing

  • Páginas com testes vocacionais podem ser boas landing pages, ou seja, páginas para capturar os dados de contato da persona, além de fornecerem pistas sobre as preferências do estudante;
  • Metodologias e perspectivas das áreas de marketing e economia, por meio de vídeos curtos e apresentação de cursos, podem ser conteúdos atraentes;
  • Com as preferências cada vez mais claras e acentuadas, pequenas palestras, webinars, e-books e infográficos sobre as profissões são opções para gerar os leads.
  • Quanto mais abaixo dos mil reais por mês for um curso, mais interessante é divulgar seu preço para o Marcos.

Persona para empreendedorismo

Pet Marina, tem 25 anos e acaba de se formar em administração na Universidade de São Paulo, USP. Ela faz estágio em uma multinacional, onde ganha por volta de R$ 3 mil por mês, mas seu sonho é empreender. Há anos Marina planeja montar um pet shop e vai precisar recorrer a um empréstimo para iniciar seu próprio negócio e por isso está pesquisando bancos e financeiras para levantar o dinheiro.

Dores

  • Medo de deixar o emprego para empreender;
  • Não tem o capital necessário para começar um negócio;
  • Não tem muito conhecimento sobre linhas de crédito e investidores.

Estratégias de marketing

  • Conteúdos (foto e vídeo) que mostram pessoas como ela, que deixaram o emprego para empreender;
  • Vídeos com dicas para montar e gerenciar um pet shop ou negócios similares, como por exemplo, vantagens de ter um estabelecimento fixo e uma van que atende em domicílio;
  • Webinar com perguntas e respostas sobre o primeiro crédito para uma pequena empresa.

Persona para cursos livres

Robson Publicitário tem 25 anos, mora em Belo Horizonte e trabalha em uma agência de publicidade e propaganda. Ele gosta muito de música e quer fazer um curso de teclado por hobby buscando também aliviar o estresse do dia a dia. Seus estilos musicais preferidos são jazz, blues e rock. O seu orçamento para investir em um curso é limitado e por isso ele busca algo ágil e rápido, além de dar a flexibilidade de pagar por mês.

Dores

  • Rotina intensa e estressante
  • Pouco tempo disponível
  • Orçamento limitado
  • Sem disposição para cursos longos

Estratégias de marketing

  • Ações na rede social com vídeos sobre as bandas do momento de seus gêneros musicais preferidos;
  • Vídeos com aulas grátis de primeiros passos no teclado são boas formas de atraí-lo para o site de cursos mostrando que a metodologia de ensino é fácil e rápida.
  • Dividir o curso em módulos rápidos com começo, meio e fim que possam ser sequenciados para formar um curso maior.

Os exemplos acima são bem simplificados, mas observe que o que importa são as dores da persona, ou seja, os problemas a serem resolvidos. Já as estratégias de marketing, não fazem parte da persona necessariamente, mas trouxemos neste texto para que você possa entender as implicações das informações levantadas no estudo.

O que mais posso registrar na persona?

Um tipo muito valioso de informação para se registrar é a jornada de compra da persona, ou seja, como se dá o processo de descoberta e decisão. Normalmente separamos em 3 momentos, que são descobertas, consideração e aquisição.

Veja um exemplo para uma persona de Pilates:

  • Descoberta: O médico diagnostica problemas na coluna devido à má postura e recomenda fisioterapia ou a prática de Pilates. A persona, que já desejava adotar uma atividade física na sua rotina, decide pelo Pilates.
  • Consideração: Pesquisa no Google sobre estúdios de Pilates para conhecer os formatos e planos de aulas e quais as opções na sua cidade. Também pergunta em grupos de WhatsApp quem conhece estúdios e pede por indicação.
  • Aquisição: Visita os estúdios e negocia valores para planos com 2 aulas por semana. O importante para essa persona é ter o acompanhamento de um fisioterapeuta e pagar menos de duzentos reais.

Além da jornada de compra, você ainda pode relacionar os canais de informação que costuma utilizar, motivações, estrutura familiar e qualquer outra informação que lhe parecer relevante.

Como coletar dados dos clientes para criar as personas?

Para algumas empresas, o processo que envolve a definição de estratégias para a coleta de dados de clientes e a formação de exemplos de personas relacionadas aos seus produtos e serviços pode parecer complexo e desafiador.

No entanto, é importante destacar a existência de diferentes ferramentas de pesquisa e análise qualitativa e quantitativa de dados que nos permitem obter as informações que precisamos para definir com clareza uma ou mais personas.

Dentre as ferramentas mais utilizadas para coleta de dados e auxílio na construção das personas, temos:

  • Formulários de Pesquisa: (Typeform, Google Forms e SurveyMonkey);
  • Hotjar: (Ferramenta que permite a inserção de enquetes nas páginas do próprio site);
  • Formulários Presenciais: (Ferramenta que pode ser utilizada e disponibilizada por empresas com lojas físicas);

Como podemos observar, todos os meios listados acima, podem ser utilizados para a coleta de informações com base em perguntas e respostas.

Por sua vez, as respostas de cada cliente devem ser posteriormente analisadas e compiladas para que seja possível determinar as principais características dos clientes e por fim, desenhar as personas.

Quais perguntas fazer aos clientes?

Já sabemos que a definição de personas passa pela elaboração de questionários que ajudam as empresas e estrategistas de marketing a conhecer melhor algumas características importantes relacionadas ao seu público.

No entanto, quais são as perguntas que não podem faltar nos questionários para definição das personas? Isso é o que vamos descobrir agora. Veja alguns exemplos:

  • Qual é a sua formação profissional?
  • Qual é o seu cargo na empresa onde trabalha?
  • Quais redes sociais você mais utiliza?
  • Quais assuntos você mais gosta de acompanhar?
  • Qual é o problema que meu produto/serviço resolve para você?
  • Quando e como você descobriu esse problema?
  • Como você descreveria a si mesmo ou a sua personalidade?

As perguntas listadas acima estão entre as mais comuns em questionários que visam a definição de personas. No entanto, vale destacar que a depender do tipo de negócio ou produto relacionado a persona, outras perguntas podem ser importantes.

Como analisar os dados coletados?

Por fim, após realizar as devidas pesquisas e coletar dados e informações importantes junto aos clientes, é hora de compilar e analisar as informações coletadas para montar os exemplos de persona.

Entre as ferramentas que mais podem auxiliar nessa etapa, estão as planilhas de escritório, como o Microsoft Excel, que podem auxiliar na compilação e organização de dados, gerando gráficos e padrões para análise da equipe de marketing.

Durante essa etapa, é importante observar e procurar encontrar possíveis padrões de respostas entre os clientes para que se possa definir o que cada um deles possui em comum.

Definidos os padrões de respostas e as semelhanças, é hora de montar uma ou mais exemplos de personas com base nas características encontradas e incentivar todo o time de marketing a trabalhar e definir estratégias com base nas personas encontradas.

Quer saber mais sobre as perguntas para elaboração de personas ou quer construir personas a partir dos seus clientes ideias? Baixe nosso modelo de PCI, questionário para pesquisa de perfil de cliente ideal.

Você possui alguma dúvida ou mais interesse pelo assunto? Entre em contato conosco clicando aqui.

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