Uma boa proposta comercial é relevante para fechar mais negócios?

Definitivamente, não é nada fácil conquistar um novo cliente. É preciso um esforço conjunto entre os times de marketing e vendas para que um negócio seja efetivado. Nesse processo, a proposta comercial assume um importante papel. É por meio dela que o consumidor terá acesso a todas informações sobre os seus produtos e serviços.

Neste texto, abordaremos algumas dicas para você elaborar uma ótima proposta comercial e ter sucesso no seu negócio. Confira!

Estudo do cliente

Para uma proposta comercial eficaz, é imprescindível que você conheça verdadeiramente seu cliente. Quando você entende as necessidades e as dores do seu público, fica muito mais fácil elaborar um material que esteja totalmente alinhado às expectativas das pessoas que você pretende transformar em clientes.

Fique sempre atento às redes sociais e, se possível, faça pesquisas para conhecer sua audiência. Para ter sucesso na proposta, é vital que ela esteja adequada às necessidades do seu público.

Metodologia

Nesse momento, você explicará para o possível cliente como será o processo para resolver seu problema. Descreva os profissionais que estarão envolvidos, as técnicas que serão empregadas, os softwares e os equipamentos que serão utilizados, dentre outros recursos.

O importante é que fique claro para o consumidor como será trilhado o caminho para atingir um determinado objetivo.

Escopo

Tenha atenção para não confundir metodologia com escopo. No escopo, serão detalhadas todas as informações das entregas dos produtos ou serviços. Exemplo: se a metodologia indica uma auditoria no estoque, o escopo poderia detalhar as horas de trabalho, os profissionais e suas formações, a quantidade de visitas, a data com a entrega do relatório etc.

Em outras palavras, a diferença é que no escopo o cliente terá uma visão do processo de forma minimamente detalhada.

Importância do design

Aqui, vale a máxima de que uma imagem vale mais que mil palavras. É essencial que a proposta comercial tenha um visual atraente e moderno, que estimule o cliente a estudá-la. Além disso, a proposta também deve ser clara e objetiva, explicando o que o projeto vai englobar e como o cliente será beneficiado. O ideal é aliar criatividade e eficiência, certo?

Propostas personalizadas

É essencial que você tome muito cuidado com as propostas padronizadas. Vale dizer que um documento padrão, no qual se troca o nome do cliente, o preço e alguns pequenos ajustes no escopo, até pode ser utilizado.

No entanto, uma proposta totalmente personalizada, que traz um diagnóstico da situação do cliente, os objetivos do projeto e outras informações específicas coletadas no processo comercial é muito mais poderosa e tem muito mais chances de conversão.

Apresentação da empresa

Na proposta comercial, a apresentação da empresa deve ser sucinta, objetiva e, acima de tudo, relevante. Portanto, não ressalte o que você gosta na sua organização, mas o que será interessante para o potencial comprador.

Tenha clareza sobre as questões que a sua empresa pode fazer pelo cliente e trabalhe em cima delas. Por não ter tanta relevância, recomenda-se que a apresentação da empresa seja o último item da proposta.

O que você achou dessas ideias para montar uma proposta comercial? Lembre-se de que ela é muito importante para estabelecer uma relação cada vez mais próxima com os seus clientes. Por meio dela, as chances de sucesso do seu negócio aumentam substancialmente.

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