Como otimizar o site e evitar problemas de SEO?

Como otimizar o site e evitar problemas de SEO

Problemas de SEO são os únicos obstáculos para o site não aparecer bem posicionado nas buscas do Google? Tendo em vista que o algoritmo do Google responsável pelo ranqueamento dos sites utiliza mais de 200 critérios, o SEO é uma parte de todo um conjunto que o buscador irá analisar. Rapidez no carregamento, conteúdos relevantes, autoridade da página e certificados de segurança são algumas qualidades desejáveis para o site aparecer bem colocado no Google sem custo com anúncios pagos. Portanto, quanto maior for o número de exigências atendidas para o algoritmo do Google, maior será a chance de sucesso do site. E começar esse trabalho pela otimização do SEO pode ser uma boa solução.

Evitando problemas de SEO

SEO significa search engine optimization, portanto é um trabalho de otimização de palavras-chave para que o conteúdo do site seja identificado pelo algoritmo do Google e ranqueado. Você estuda as palavras-chave, faz análises em ferramentas especializadas e parece que mesmo assim o trabalho não dá resultado. Pode ser que algumas funcionalidades do site não estejam configuradas corretamente ou devem ser revisadas, confira:

Sitemap

O sitemap, como o nome dá entender, é um mapa do site. Nele está a lista de todos os links do site e, se o sitemap não for gerado corretamente, seu conteúdo simplesmente fica invisível para o robô do Google. Há alguns plugins, como o Yoast SEO, que geram o sitemap automaticamente, tornando o site visível para a web.

URLs

Outra forma de evitar problemas de SEO é revisar as URLs do site e isso pode ser feito com uma ferramenta do próprio Google. Dependendo do plugin do sitemap, ele pode ser adicionado ao Google Search Console. A ferramenta gera um relatório que informa se as URLs são válidas, se possuem erros, alertas ou foram excluídas. Se o status for de erro, por exemplo, significa que a página não está indexada. Se estiver com um alerta pode ser que a página seja inexistente ou apresente outro tipo de problema. Portanto, essa ferramenta mapeia todas as páginas e permite a correção de todos os erros.

Dados estruturados

A página do Google para desenvolvedores diz “Entender o conteúdo de uma página exige muito da Pesquisa Google. Você pode nos ajudar fornecendo pistas claras sobre o significado de uma página para o Google, incluindo dados estruturados na página. Os dados estruturados são um formato padronizado para fornecer informações sobre uma página e classificar o conteúdo dela. Por exemplo, em uma página de receitas, quais são os ingredientes, o tempo e a temperatura de cozimento, as calorias e assim por diante”. Neste exemplo, o usuário consegue encontrar a informação buscando por tipo de ingrediente, tempo de preparo, etc”.

Plugins como o Yoast SEO ou o Schema App estruturam os dados principais do site, ajudam a evitar problemas de SEO e permitem que as páginas sejam encontradas com mais facilidade pelo Google.

Carregamento do site

O SEO para mobile deve ser tratado como prioridade e não mais como um ajuste responsivo à versão para desktop. A versão mobile é prioritária na indexação nas ferramentas do Google. Os problemas de SEO podem ser potencializados com falhas e lentidão no carregamento, que vão aumentar ainda mais a “invisibilidade” do site. Ferramentas como o PageSpeed Insights auxiliam no diagnóstico da página para reduzir o tempo de carregamento e aumentar a chance de indexação pelo Google.  

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