Marketing indireto: uma eficiente forma de divulgar seu negócio

Pessoa de gorro tomando copo de café

Nem sempre as campanhas se utilizam de publicidade convencional, ou seja, de ações diretas como anúncios. Trabalhar o produto, serviço ou conceito de maneira sutil também é um recurso bastante empregado. E é dessa maneira que se pratica o chamado marketing indireto.

Neste artigo, você verá:
• O que é marketing indireto?
• Relação com o marketing direto
Vantagens e desvantagens
• Meios para o marketing indireto

O que é marketing indireto?

No contexto publicitário, o produto, serviço ou conceito a ser divulgado é o protagonista das ações. É ele o personagem principal. Porém, quando se trata de marketing indireto, isso não ocorre. A estratégia caracteriza-se pela presença discreta do objeto da campanha, sem apelo nem pressão sobre o consumidor.

Você provavelmente já deve ter reparado algum personagem de filme ou novela tomando refrigerante conhecido ou indo a um fast food famoso. É disso que se trata a estratégia abordada neste artigo.

Essa é uma poderosa maneira de sugerir ideias e criar familiaridade entre as pessoas e as marcas. Assim, e na hora certa, o público acaba associando ou se lembrando da marca, e a consumindo.

Relação com o marketing direto

Marketing indireto é aplicado para se criar e trabalhar a autoridade. Já o direto tem por finalidade promover explicitamente e converter negócios. Apesar das diferenças entre as estratégias, ambas são complementares. Uma não é descartada por causa da outra.

Entenda isto: um planejamento tende a ganhar quando engloba frentes diferentes de ações. Você tem a oportunidade de aumentar as chances de sucesso.

Vantagens e desvantagens

Uma das vantagens do marketing indireto vem pelo fato de agir fora da publicidade padrão. No dia a dia, os anúncios exercem menos influência sobre as pessoas do que um filme ou um programa na TV, ou na internet – passatempos que elas escolheram por vontade própria. Quando um produto é inserido em uma cena, aproveita o apelo sentimental que existe ali. Seu efeito é subliminar.

Por isso, é um ótimo recurso para conquistar credibilidade, autoridade. E aqui está outra vantagem: para quem lida com branding, é uma ferramenta fantástica.

Agora, quando se trata de desvantagem, dá para apontarmos a dificuldade que se tem para mensurar os resultados. As métricas não são precisas. Além do que, dependendo de como ocorrer a aplicação, o tiro sairá pela culatra, já que o público percebe quando forçamos a barra.

Meios para o marketing indireto

Se você chegou até aqui, já deve ter tido uma ideia de alguns dos canais mais eficazes – TV e internet. Vejamos as possibilidades:

Televisão

Este talvez seja o meio mais manjado. Séries, filmes e novelas com personagens consumindo/usando marcas famosas são um recurso infalível para conquistar público. Grandes exemplos do cinema são a marca de materiais esportivos Wilson no filme Náufrago e o Camaro amarelo da Chevrolet na franquia Transformers.

Internet

Da mesma maneira como ocorre na televisão, as empresas aproveitam bastante a internet com essa estratégia. Um exemplo ótimo (e nacional) é a participação da marca Spoleto no viral do Porta dos Fundos.

Games

O poderoso universo dos games abraça campanhas de marketing indireto. Por exemplo, jogos de esportes mais consagrados costumam mostrar logotipos de marcas reais (como Fortnite e Wendy’s).

Esportes

Já não é de hoje que os clubes, principalmente de esportes como futebol, vôlei e basquete, estampam em seus uniformes uma série de anunciantes, e os atletas vestem marcas e usam produtos em entrevistas para promovê-los.

Backdrops

Você já notou em eventos ou entrevistas coletivas um painel de fundo, repleto de logotipos? Esses são os backdrops, e funcionam como uma excelente maneira de promoção.

Influenciadores digitais

Figuras que ilustram bem os tempos atuais, os influenciadores digitais tornaram-se uma solução interessante para as marcas. Os seguidores têm contato com os produtos/serviços que os influenciadores comentam em seus vídeos e lives.

E você, conhecia essa modalidade de marketing? Aí é que está: mesmo que diga “não”, no fundo, já conhecia (só não sabia o nome). Isso também comprova o quão eficiente essa estratégia é. Caso queira se aprofundar no assunto e utilizar para seu negócio, contate o time da Monolito.

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