Leads: o que são e como eles podem mudar a realidade da sua indústria?

Toda empresa quer atrair novos clientes. No marketing, o planejamento para atração desses possíveis clientes é chamado de geração de leads. Para se gerar um lead, uma empresa desenvolve estratégias para captar contatos que possam ser convertidos em consumidores.

Neste post vamos lhe explicar a importância dessa estratégia e como colocá-la em prática. Continue a leitura e confira!

O que são leads?

Leads são diferentes de visitantes. Um visitante é alguém que chegou ao seu site através de mecanismos de busca ou redes sociais. Ele pode navegar pelo site ou não e a identidade do usuário é desconhecida para a empresa. O perfil dos visitantes podem ser analisados por ferramentas que monitoram o tráfego do seu site. Um exemplo é o Google Analytics. Porém, essas ferramentas não verificam informações como nome, idade ou comportamento do visitante.

Um lead é alguém que visitou sua página e cadastrou informações de contato, como e-mail e telefone. Essa ação é feita na hora de assinar uma newsletter, baixar materiais ricos (como e-books) ou solicitar um orçamento. Com essas informações, as empresas conseguem avaliar o perfil dos seus clientes e conduzir uma abordagem ideal de vendas.

Classificação dos leads

Os leads podem ser classificados (automaticamente, inclusive) por perfil e graus de interesse.

O perfil corresponde às características demográficas do cliente ideal para sua empresa. Como exemplo, temos homens acima de 50 anos que residam em São Pedro e procuram por um curso de informática.

A classificação por interesse é uma pontuação atribuída aos leads de acordo com a interação com o seu conteúdo. Essa interação envolve a visita a um site, abertura de um e-mail ou download de um ebook.

Assinar a newsletter ou pedir um orçamento demonstram níveis diferentes de propensão ao fechamento do negócio. Isso estabelece diferentes graus de urgência para a passagem desta oportunidade para o time de vendas.

Por isso, é importante criar um bom planejamento de marketing, abordando adequadamente o público-alvo da sua empresa. O cliente será acompanhado durante toda a sua jornada de compra até ser encaminhado para o time de vendas.

Por que investir na geração de leads?

Ao investir em estratégias que tenham como finalidade a geração de leads, você otimiza o trabalho dos times de marketing e vendas e aumenta o número de oportunidades e negócios fechados.

Quando seu time de marketing consegue atrair pessoas até a sua empresa, são reduzidos os esforços na busca por clientes e, com isso, os custos de aquisição de clientes (CAC) diminuem. Além disso, ele encaminha apenas consumidores preparados para adquirir seu produto ou serviço ao setor de vendas.

Como gerar leads e qualificá-los na área industrial?

Uma das maneiras mais eficazes de gerar leads é definir uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Blogs e e-mail marketing são ótimas ferramentas para isso. É fundamental definir seu cliente ideal e produza materiais que sejam úteis e interessantes para esse perfil de clientes, criando um vínculo com a sua empresa.

No ramo industrial, existem dois públicos que podem ser explorados: os revendedores/distribuidores e o consumidor final. Para cada um desses grupos deve ser produzido um tipo de conteúdo específico, que converse com as “dores” específicas de cada um. Com isso, você se mantém presente para seus leads ao mesmo tempo que obtém cada vez mais informações a respeito deles, para ao final enviar para o setor de vendas as pessoas que estiverem realmente interessadas em seu negócio.

Uma boa dica para otimizar o processo é o uso de ferramentas de automação de marketing. Elas ajudam a classificar os leads, permitindo que você envie conteúdo específico para cada cada lista de segmentação, otimizando o tempo gasto com produção e envio de materiais e ainda ajudando a medir os resultados de suas ações.

Como repassar os leads para o setor vendas?

De nada adianta sua equipe de marketing desenvolver uma ótima estratégia, atrair e qualificar vários leads, se o seu time de vendas não estiver preparado para recebê-los. Por isso, é muito importante que os dois setores estejam alinhados.

Com o uso de uma plataforma de automação de marketing, os leads qualificados podem ser automaticamente passados para o time de vendas já contendo as informações coletadas pelo marketing durante toda a jornada do cliente e pronto para mostrar porquê o seu produto ou serviço é o que ele precisa para solucionar seus problemas, facilitando muito o trabalho dos vendedores e aumentando as chances de sucesso no processo comercial.

Lembre-se: o processo de geração de leads deve ser feito com muito cuidado, já que a linha entre conteúdo relevante e spam pode ser muito tênue. Por isso, conte sempre com o apoio de um profissional de marketing, que trará resultados ainda mais positivos para a sua empresa.

A geração de leads é apenas uma das várias funções do marketing digital. Agora que você já sabe o que é lead, leia este artigo para entender melhor como funciona o marketing digital e poder implantá-lo com eficiência em sua empresa!